Autores: Vilmar Malacarne - Adrian Alvarez Estrada - Carmen Célia Barradas Correia Bastos - Tânia Maria Rechia Schroeder
Planejar as ações e intenções educacionais tornam-se ou devem tornar-se uma rotina. Para além do trocadilho, importante refletirmos sobre nossas práticas rotineiras, para que não fiquem numa perspectiva de automatismo, de algo que deve ser feito de forma mecânica. Pensar sobre as rotinas pode propocionar este desacionamento do piloto automático que podem caracterizar uma rotina. Esta é nossa provocação, isto é, pensarmos sobre nossas rotinas na área da educação. A Coletânea, ”ROTINAS DA ESCOLA, ROTINAS DE PROFESSOR”, está dividida em três seções. Os textos da primeira nos fazem refletir sobre o Estado como o grande “provedor” das politicas sociais que alimentam de certa forma, as ROTINAS em que nos encontramos, muitas vezes, sem nos darmos conta. Na segunda seção trazemos as Rotinas de sala de aula. São textos que propõe reflexões para verificarmos como a rotina em sala de aula torna-se uma categoria pedagógica indissociável do processo educativo. A formação de Professores está presente nas discussões que apresentamos na terceira parte da Coletânea. Em Rotinas de Formação a centralidade das discussões está basicamente na formação dos pedagogos e seus desdobramentos na pratica educativa.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0054-8
DOI: 10.24824/978854440054.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Adrian Alvarez Estrada
Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Amilton Benedito Peletti
Mestre em Educação. Professor da Rede Pública Municipal de Cascavel/PR.
Ana Paula Domingos Baladeli
Doutoranda em Letras. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Andréa Cristina Martelli
Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Andressa Radaelli
Mestranda em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Carla Alves Ribeiro
Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Carla Angelica Sella Marianayagam
Mestranda em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Carla Maria Schmidt
Doutora em Administração. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Cléria Maria Wendling
Mestre em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Cristiane Schmidt
Mestre em Educação. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Danieli Winck Iijima
Mestranda em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Dulce Maria Strieder
Doutora em educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Edaguimar Orquizas Viriato
Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Eline Brunetto Pertile
Mestranda em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Elisabeth Rossetto
Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Elocir Aparecida Corrêa Pires
Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Elvenice Tatiana Zoia
Mestre em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Graciela Alves Souza
Bacharel em Comunicação Social. Estudante de curso de Especialização pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Isaura Monica Souza Zanardini
Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Ivete Janice de Oliveira Brotto
Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Ivonete Mendes Dalmora
Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
João Batista Zanardini
Doutor em educação. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Lucyelle Cristina Pasqualotto
Mestre em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Maira Vanessa Bär
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Márcia Cossetin
Mestre em Educação. Pedagoga do Centro de Socioeducação l da região de Cascavel –
Maria Lídia Sica Szymanski
Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Tânia Maria Rechia Schroeder
Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Vantielen da Silva Silva
Mestranda em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Vilmar Malacarne
Doutor em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.