Autores: Luis Achilles Rodrigues Furtado - Camilla Araújo Lopes Vieira
Este livro, fruto da parceria entre psicanalistas, professores e pesquisadores brasileiros, apresenta artigos teóricos, clínicos e testemunhos de práticas que, pautadas na teoria psicanalítica, buscam contribuir para o trabalho com os sujeitos autistas e suas famílias e, ao mesmo tempo, rediscutir questões fundamentais neste campo.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0116-3
DOI: 10.24824/978854440116.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Luis Achilles Rodrigues Furtado
Psicanalista, professor Adjunto do curso de Psicologia e do mestrado em Saúde da Família na Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral, Bolsista de Produtividade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP, Doutor em Educação pela UFC, Mestre em Psicologia pela UFC, atua nas áreas de estudos de Clínica Psicanalítica, Psicopatologia e Educação Inclusiva. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e Coordenador Acadêmico do Serviço de Psicologia Aplicada da UFC - Campus de Sobral.
Camilla Araújo Lopes Vieira
Graduada em Psicologia, mestrado na mesma área e linha de concentração em Psicopatologia e Psicanálise, doutora em Saúde Coletiva UFC/UECE/UNIFOR. Atua como docente dos cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus de Sobral. Ministra aulas desde 2003 nas áreas de Psicologia da Saúde e Saúde Coletiva, com ênfase na formação médica, abordando temas como a relação médico-paciente, corpo e mídia, morte e comunicação. Atua em Saúde Publica/Coletiva no ensino, pesquisa e projetos de extensão. Coordena a LIGA de Psicologia Hospitalar de Sobral; É membro do NUSS - Núcleo de pesquisa sobre sexualidade, gênero e subjetividade. Tutora do Programa de educação para o trabalho em Saúde - PET Saúde 2012-2013. Atua em Psicanálise desde a graduação, como supervisora de estágio e nos diálogos possíveis entre Psicanálise e Saúde Coletiva.
Ana Ramyres Andrade de Araújo
Estudante do 8º Semestre curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC); Bolsista de Iniciação Científica Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
Caciana Linhares Pereira
Graduada em Psicologia e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Psicanalista. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.
Fulvio Holanda Rocha
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), especialização em Educação e Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e mestrado em Educação (Psicologia e Educação) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor assistente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral e Tutor do Programa de Educação Tutorial do Curso de Psicologia-Campus Sobral/UFC (PET-UFC).
George Luiz Costa de Paula
Estudante de graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Campus Sobral. Bolsista monitor do PET-Saúde.
Hamilton Almeida Peixoto
Psicólogo da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral – CE. Preceptor da tutoria de Psicologia do PET-Saúde.
Irene Beteille
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ; Psicóloga do CAPSi João de Barro, Município do Rio de Janeiro/RJ.
Leonardo Alves Bezerra
Graduando em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Bolsista CNPq de Iniciação Científica.
Leônia Cavalcante Teixeira
Psicanalista, Profa. Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, pesquisadora CNPq, membro do GT “Dispositivos clínicos em saúde mental” da ANPEPP.
Luciano Elia
Psicanalista, membro do Laço Analítico Escola de Psicanálise, professor titular da área de Psicanálise do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, procientista e coordenador do Programa de Pós-graduação em psicanálise do mesmo Instituto.
Maria Anita Carneiro Ribeiro
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora Acadêmica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor titular da Universidade Veiga de Almeida, Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, Membro de Formações Clínicas do Campo Lacaniano. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia, psicanalise, feminino, arte e corpo, editora da Revista Marraio de Psicanálise com Crianças. Faz parte do Conselho Consultivo do livro "100 anos de novidade" - Rio de Janeiro: Contra Capa.
Maria Gerusa Brito Aragão
Estudante de graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Campus Sobral. Bolsista monitora do PET-Saúde.
Matheus Dias Pereira
Psicanalista, Coordenador Técnico do CAPSi Pequeno Hans-RJ e Supervisor Clínico-institucional do CAPSi Adriano Oliveira Passos – Paracambi, RJ; Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise – UERJ. Texto apresentado no dia 30/05/2014 no Simpósio Regional da Luta Antimanicomial de Varginha-MG.
Rita Vieira de Figueiredo
Pós-doutorado em linguagem escrita e deficiência intelectual, na Universidade de Barcelona. PhD. em psicopedagogia pela Université Laval em Québec- Canadá. Mestre em educação pala Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do CNPq nos campos da linguagem escrita, deficiência intelectual e em inclusão escolar. Consultora ad-hoc do CNPq e da CAPES. Produção acadêmica, com apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais, publicações de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Coordenadora pedagógica do curso de formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado realizado pela Universidade Federal do Ceara.
Samara Fernandes Paiva dos Santos
Estudante do 7º Semestre curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC); Bolsista de Iniciação Científica Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
Sonia Alberti
Professora Associada e Procientista do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pesquisadora do CNPq. Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.