Autores: Silvia Maria Fávero Arend (org.)
Os meios de comunicação de massa são parte constitutiva dos fenômenos sociais que marcam as memórias sociais e as narrativas históricas contemporâneas, ao assumir o papel de destaque na formação dos códigos que constituem as culturas políticas. Este livro pretende ser uma contribuição para os estudos dedicados a este campo de problemáticas. Resulta de um projeto de pesquisa intitulado “Um país impresso entre culturas políticas e sociabilidades – revistas semanais, projetos sociais e memória histórica no Brasil 1964-1990” financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Edital Universal número 14/2011. O referido projeto de pesquisa foi levado a cabo pelos docentes que integram a Linha de Pesquisa “Culturas Políticas e Sociabilidades”, do Programa de Pós-graduação em História, da Universidade do Estado de Santa Catarina, entre o final de 2011 e início de 2014, sob a coordenação da professora Silvia Maria Fávero Arend.1 A organização dos capítulos compreende o período que cobre a ditadura militar e o recente processo de democratização, entre as décadas de 1960 e 1980, pois entendemos que há aí um conjunto de possibilidades analíticas para a compreensão histórica da importância do mercado de publicações jornalísticas na articulação de projetos políticos que promoveram e evidenciaram engajamentos políticos e tensões culturais. As revistas semanais passaram a fazer parte do cotidiano de milhões de brasileiros e a reconfigurar a estrutura do mercado jornalístico.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0071-5
DOI: 10.24824/978854440071.5
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Cristiani Bereta da Silva
Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Ca¬tarina (2003). Professora do curso de graduação em História e dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista Produtividade, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Em 2011, realizou estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: ensino de história, memória, relações de gênero e imprensa.
Douglas Josiel Voks
Graduado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: relações de gênero, masculinidades e imprensa.
Iara Steiner Perin
Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Mestranda em História pela mesma instituição. Foi Bolsista de Iniciação Científica em 2012 e 2013. Suas pesquisas tra¬tam dos seguintes temas: ensino de história, memória e imprensa.
Indiamara Duarte
Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Cata¬rina (2013). Foi Bolsista de Iniciação Científica em 2012. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: ensino de história, memória e imprensa.
Jéssica Cristina Back Gamba
Graduanda em História pela Universidade do Estado de San¬ta Catarina. Foi Bolsista de Iniciação Científica em 2013 e 2014. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: culturas políticas, ju¬ventude e imprensa.230
Juliana Miranda Silva
Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Ca¬tarina. Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Doutoranda em História pela mesma instituição. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: culturas políticas, de¬mocracia e imprensa.
Luana da Silva
Graduanda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi Bolsista de Iniciação Científica em 2013. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: ensino de história, memória e imprensa.
Luciana Rossato
Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora do curso de graduação em História e do Programa pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: ensino de história, cultura escolar e imprensa.
Marlene de Fáveri
Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Cata¬rina (2002). Professora do curso de graduação em História e do Pro¬grama de Pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: relações de gênero, segunda guerra mundial e imprensa.
Milene Chagas de Souza
Graduada em História pela Universidade do Estado de San¬ta Catarina (2014). Foi Bolsista de Iniciação Científica em 2013 e 2014. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: relações de gênero, feminismos e imprensa.
Monique Francielle Castilho Vargas
Graduada em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: música, multiculturalismo e imprensa.
Paulino de Jesus Francisco Cardoso
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Professor do curso de graduação Em História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: popu¬lações de origem africana, educação, multiculturalismo e imprensa.
Reinaldo Lindolfo Lohn
Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002); Professor do curso de graduação em História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina; Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: cul¬turas políticas, urbanização e imprensa.
Silvia Maria Favero Arend
Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora do curso de graduação em História e do Programa pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Em 2012, realizou estágio pós-doutoral na Foundation Nationaledes Sciences Politiques (SciencesPo- Paris). Suas pesquisas tratam dos seguintes temas: família, políticas sociais para infância e juventude, relações de gênero e imprensa.