Autores: Andréia Pereira de Araújo Martinez - Patrícia Lima Martins Pederiva
O livro trata da prática educativa de música com crianças. Mas, como falar dessa prática educativa sem considerar a fala da criança? Isso implica ouvi-la de diferentes maneiras – sua voz, seu olhar, seu brincar, seu cantar, seu tocar, seu batucar... A criança se constitui ser humano num mundo repleto de barulhos, sons, músicas. Ela está envolvida em contextos sonoro-musicais desde antes do seu nascimento, pois já sofre influências do mundo sonoro desde o ventre materno. E ao nascer, a criança brinca com os sons. A brincadeira com os sons surge da necessidade da criança de estar no mundo, de comunicar-se e de compreender o meio que a circunda. É essa necessidade da criança, em cada atividade educativa musical, que contribui para seu desenvolvimento sonoro-musical no contexto histórico-cultural em que está inserida.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0102-6
DOI: 10.24824/978854440102.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Andréia Pereira de Araújo Martinez
Graduada em Pedagogia (2004) com Especialização em Educação Infantil (2012) e Mestrado em Educação, ambos pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/SEDF. Membro do Comitê Diretivo do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal/FEIDF e integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas/GEPPE. Realiza pesquisas acerca da criança, infância, Educação Infantil e educação musical, tendo por base teórica a perspectiva histórico-cultural.
Patrícia Lima Martins Pederiva
Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UnB. É líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas/GEPPE e coordena o Laboratório de Arte, Música, Cultura e Educação/LAMCE do Departamento de Métodos e Técnicas da FE-UnB. É membro da Associação Brasileira de Educação Musical/ABEM, da International Society for Music Education/ISME, bem como da Associação Nacional de Pesquisa em Educação/ANPED. Trabalha com a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e com teorias críticas que visam à transformação social com base na Educação.
Publicou, em 2013, o livro “Da atividade musical e sua expressão psicológica”, que também questiona e analisa o papel da Música na Educação.