Autores: Dagmar Manieri - Mariseti C. S. Lunckes
A presente obra está subdividida em três temas gerais. No primeiro, a Cultura Histórica é estudada em sua relação com o regionalismo. Os “diferentes sujeitos” do norte goiano são investigados através de conceitos como “normalização”, “institucionalização das forças de coação”, entre outros. Ainda neste tema, destacam-se dois estudos que pensam o nexo entre literatura e regionalismo. O romance Rio Turuna (1964) de Eli Brasiliense é analisado de acordo com o contexto social de seu autor. Na outra análise, aborda-se a obra literária de Juarez Moreira Filho através do conceito de identidade.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0073-9
DOI: 10.24824/978854440073.9
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Dagmar Manieri
Graduado em História pela Universidade Federal de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor Adjunto do Colegiado de História (Araguaína) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Editor da Revista Escritas, do Colegiado de História (Araguaína) da UFT e membro do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), na Instituição Associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Publicou em 2011, Marxismo em perspectiva, pela Editora CRV e, em 2013, Teoria da História: a gênese dos conceitos, pela Editora Vozes. Pesquisa nas áreas: Teoria da História, Ensino de História, Sociologia, Ciência política.
Mariseti Cristina Soares Lunckes
Professora adjunta do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), na Instituição Associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, Construção de Espaços. Pesquisa os temas: região. Polícia Militar, fontes documentais, educação patrimonial, instituição e controle social