Autores: Glauber Barros Costa (Org.)
Neste livro, pesquisadores de três instituições (UNEB, UESB e UFS) se reuniram para discutir e apresentar pesquisas que mantém um diálogo entre a Geografia e Educação, propondo reflexões sobre temas atuais como Educação de Jovens e Adultos, História da Educação, Memória, Formação de professores, Gênero e práticas inovadoras para o ensino da Geografia.
Há uma tendência nas pesquisas em educação que emerge com uma imensa diversidade de possibilidades de pesquisa, este livro vem apresentar algumas delas estreitando o diálogo com a Geografia, buscando preencher algumas lacunas sobre a Geografia e o campo do ensino da mesma.
Todos os autores têm trajetórias afins em cursos de formação de professores, ou com atuação na Educação Básica o que traz para este livro uma proposta de reflexão sobre os temas propostos bem como possibilidades de práticas desenvolvidas na educação básica e no ensino superior que fortalece o campo de pesquisa da formação de professores como também apresenta caminhos para um novo pensar do ensino de Geografia bem como das possíveis pesquisas em Educação que possibilitem uma interface com a Geografia.
Nesta obra a diversidade de temas e pesquisas apresentadas garante ao leitor ou pesquisador interessado nos temas propostos uma gama de análises e perspectivas individuais dos autores, mas que em ponto comum trazem seus respectivos olhares sobre o cotidiano e a pesquisa em educação, ainda inclui nesta obra um relato vencedor do prêmio “AFS Spectrum of Education” que escolheu as melhores práticas desenvolvidas por professores brasileiros para serem apresentadas na conferencia Spectrum os Education na Turquia, e uma delas aparece entre os relatos do livro, discutindo o Ensino da Geografia e as questões de Gênero.
Espera-se com esse livro, que professores, estudantes e pesquisadores interessados se identifiquem com as pesquisas aqui relatadas bem como contribua para reflexões e indagações referentes à Educação e ao Ensino da Geografia.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0133-0
DOI: 10.24824/978854440133.0
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 110
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Glauber Barros Costa
É graduado em Geografia pela UESB – Campus Vitória da Conquista, Especialista pela UFLA e Mestre em Educação pela UFS, tendo ampla experiência com formação de professores de Geografia e desenvolvido pesquisas nas mais diversas áreas relacionadas à Educação e ao Ensino de Geografia, já lecionou no IFBA, na UESB e na educação básica municipal. É líder do grupo de pesquisa em Educação e Ensino de Geografia – GPEGEO e participante dos grupos de Pesquisa em História da Educação e Formação de Professores – HEDUFOPE (UNEB). Atua como professor do curso de Licenciatura de Geografia da UNEB- Campus VI – Caetité.
Viviane Almeida Rezende
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)/ Professora de Biologia da Rede Estadual de Educação de Sergipe, participante dos grupos de Pesquisa em Educação de Sergipe (GEPEASE/UFS) e Estudo em Ensino de Ciências (UFS).
Cláudia Anastácio Coelho Cruz
Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFS)/ Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no curso de Geografia.
Nerêida Maria Santos Mafra Benedictis
Doutoranda em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no curso de Geografia.
Geísa Flores Mendes
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)/ Mestre em Memória Social pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO)/ Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no curso de Geografia líder do Grupo de Pesquisa Espaço, memória e representação.
Adriana David Ferreira Gusmão
Doutoranda e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)/ Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no curso de Geografia.
Sandra Mara Vieira Oliveira
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)/ Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no curso de Geografia.
João Paulo Gama Oliveira
Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe/ Professor de História da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, diretor do Arquivo e da Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e membro do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (UFS).