Autores: João Alberto da Silva (Orgs.)
O número de publicações na área da aprendizagem da matemática ainda é menor do número de livros e artigos que são publicados na área da aprendizagem da leitura e da escrita. Entretanto, essa diferença já foi bem maior. Há uma crescente preocupação entre educadores e pesquisadores na área do ensino e aprendizagem da matemática em divulgar seus trabalhos, oferecendo recursos para o avanço na educação matemática. Contribuem para essa motivação, por um lado, a progressiva importância da matemática na atualidade, tanto na vida diária das pessoas, quanto no domínio das tecnologias; por outro lado, os alarmantes índices de fracasso na aprendizagem da matemática. É nessa perspectiva, que se insere esta publicação, indicada a professores do ensino fundamental, que desejam conduzir sua prática considerando o desenvolvimento da cognição matemática dos alunos, os princípios da própria matemática e a importância de contextualizar a matemática na vida diária.
O livro é apresentado em dois grandes blocos, que oferecem um caminho profícuo para o aprofundamento teórico e o aprimoramento da prática. O primeiro é dedicado aos fundamentos teóricos do ensino-aprendizagem da matemática. O segundo apresenta diferentes exemplos ilustrativos de projetos matemáticos específicos, identificando objetivos, descrição das atividades, recursos, avaliação, consideração das necessidades especiais. Interligando os dois blocos está a permanente preocupação com significado e compreensão, com a intenção de oportunizar atividades que façam sentido e que estejam conectadas com a realidade dos alunos e é demonstrado o quanto as práticas mecanicistas do ensino tradicional da matemática podem ser nociva para eles.
Do Prefácio escrito por Clarrisa S. Golbert
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0164-4
DOI: 10.24824/978854440164.4
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Greice Duarte Lopes
Pedagoga. Professora da Rede Municipal de Ensino.
Drª Sônia Bessa
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora
do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Universidade
Estadual de Campinas.
Dr. João Alberto da Silva
Professor da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Pesquisador do Núcleo
de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências
Lara Montichel de Castro
Graduanda do Curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande
Francisca Maria Gomes Pinto
Pedagoga. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação
em Ciências
Juliana Saraiva
Pedagoga. Professora da Rede Municipal de Ensino.
Sabrina Silveira Schroeder
Pedagoga. Professora da Rede Municipal de Ensino.
Janaina Borges da Silveira
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora da
Rede Estadual de Ensino.
Daiane dos Santos Beiersdorf
Pedagoga. Professora da Rede Municipal de Ensino.
Me. Roberta Chiesa Bartelmebs
Professora Assistente na Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em
Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação
em Ciências
Samanta Costa Calcagno
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduanda
em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande
Fabrício Medeiros Ayres
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande
Juliana Hartleben
Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade
Federal do Rio Grande.