Autores: Maria da Conceição Silveira de Almeida
Vivenciando as dificuldades manifestadas por estudantes e outros profissionais da linguagem, assim como pelos aspirantes a uma carreira em que o conhecimento da nossa língua seja um diferencial decisivo, como a conquista de uma vaga na Universidade ou no Serviço Público, surgiu a necessidade de reunir num livro, cujo formato aproxime teoria e prática, um conjunto de enunciados didáticos seguidos de exemplos e questões para aplicação imediata e autoavaliação dos conhecimentos adquiridos em estudos anteriores e ulteriores.
Ainda que propostas de ensino mais progressistas apontem para metodologias inovadoras, a associação destas com o modelo tradicional e sistematizado vem demonstrando maior abrangência diante da diversidade dos públicos a serem alcançados, favorecendo não só os iniciados, mas também os principiantes, aqueles do nível fundamental, os quais tanta inquietação experimentam diante das exigências na norma culta, que é, ainda nos dias de hoje e apesar da crescente tolerância com as formas de expressão mais populares, fator de independência e mesmo de poder.
Assim, esta obra propõe um reencontro com o que pode ser relevante no ensino da Língua Portuguesa, uma vez que – como já é consenso – o bom uso de uma língua depende do domínio de suas regras, tanto quanto do seu léxico, o que permite ao falante desenvolver a versatilidade indispensável a um bom desempenho em todas as situações de comunicação. A ampliação do pensamento e o desenvolvimento de idéias, que estimulem a criatividade e o talento para inovar, resultam do conhecimento consistente e legítimo do que se pode chamar de matéria-prima em cada área de atuação do ser humano, seja ele amador ou profissional e que, nesse contexto, chamamos de gramática.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0068-5
DOI: 10.24824/978854440068.5
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 436
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Maria da Conceição Silveira de Almeida
Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Português-Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), especialização em Língua Latina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Língua e Literatura Latina, e de Língua Portuguesa para os níveis Fundamental, Médio e Concursos Públicos/Vestibulares, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática normativa, semântica, análise do discurso, língua latina, literatura latina, renascimento humanístico, história antiga e africana, linguagens universais, pós-modernidade, português para concursos.