Autores: Catarina Carneiro Gonçalves - Fernando Cézar Bezerra de Andrade (Orgs.)
A violência escolar, nos últimos anos, tem se apresentado como um dos maiores desafios para os educadores brasileiros. Desse modo, torna-se urgente pensar em formas de manejo do problema, a fim de que docentes possam trabalhar com o problema no sentido de superá-lo.
Por isso, os seis textos que compõem este livro possuem em comum a crença de que a parte mais significativa de um projeto de superação da violência recai em propostas de intervenção que reconheçam que a convivência num contexto ético é a forma mais humana de superação das dificuldades para conviver. Sem valores, sentidos e normas morais asseguradas é impossível pensar em não-violência e na paz.
Para isso, os autores reafirmam a posição transformadora da escola e dos educadores e educadoras, reconhecendo não existir possibilidade de superação, nos parâmetros que tornam a sociabilidade viável, sem que toda comunidade escolar esteja engajada e atuante no enfrentamento da violência escolar. Assim, partem do reconhecimento da escola como um espaço privilegiado para o manejo da violência, uma vez que é nela que a convivência com a diferença se torna oportuna e recorrente, privilegiando a formação de personalidades éticas, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades que contribuam para uma convivência pacífica e solidária.
Justo por isso, a diversidade e amplitude dos textos insiste em uma ideia comum, a importância de ações planejadas, não apenas para o combate e contenção da violência, mas, sobretudo, para sua prevenção.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0321-1
DOI: 10.24824/978854440321.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ALCIONE MELO TRINDADE
Graduada em Psicologia e mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é psicóloga e psicoterapeuta com formação em Psicodrama e Sociodrama.
ANA PAULA DOS SANTOS SILVA
Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma universidade. Professora Mediadora a Distância pela UFPB Virtual, na disciplina Tópicos Especiais em Educação.
CATARINA CARNEIRO GONÇALVES
Graduada em Pedagogia, Especialista em Desenvolvimento e Aprendizagem, Pós-graduada em Gestão Escolar, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.
FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE
Graduado em Psicologia, Filosofia e Letras. Especialista em Teoria Psicanalítica, Mestre e Doutor em Educação. É professor do Departamento de Fundamentação da Educação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Centro de Educação) e em Direitos Humanos (PPGDH-Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB.
JOSÉ MARIA AVILÉS MARTINÉZ
Doutor em Psicologia. Está entre os pioneiros, na Espanha, em pesquisa sobre bullying escolar. Realiza pesquisas no Departamento de Psicologia da Universidade de Valladolid. Faz parte do Observatório Internacional da Violência Escolar, com base em Bordeaux, e é membro do Observatório Nacional de Convivência Escolar na Espanha e Castilla y Leon. Faz parte, ainda, da Junta Diretiva da Associação (Convives) que reúne profissionais de reconhecido prestígio que trabalham a convivência na Espanha
JAILEILA DE ARAÚJO MENEZES
Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia e doutora em Psicologia. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal de Pernambuco.
KATHERINNE ROZY VIEIRA GONZAGA
Graduada em Psicologia, Especialista em Psicologia Clínica - Psicanálise e Especialista na Área da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Psicanalista da Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP) e Membro do Centro Jean Laplanche.
LUCIENE REGINA PAULINO TOGNETTA
Graduada em Pedagogia, mestre em Educação e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Pós doutora pela Universidade do Minho de Portugal (2013). Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp - Campus de Araraquara. Pesquisadora e vice-líder do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - Unicamp/Unesp.
NATIVIDAD ALONSO ELVIRA
Professora da Educação Infantil del CEIP El Sagrer. Barcelona.
TELMA PILEGGI VINHA
Pedagoga, doutora em educação na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional desta mesma instituição. É membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da UNESP.