Autores: Regina Oneda Mello - Ortenila Sopelsa
As questões de linguagem são estratégias possibilitadoras da apropriação do conhecimento e, por isso, merecem especial atenção no processo de alfabetização, o momento mais significativo na formação escolar.. Ler e escrever significa apoderar-se da produção e dos significados das palavras, da compreensão da leitura e da escrita, e constituir-se de cidadania plena. Para esta compreensão, o funcionamento do sistema alfabético precisa ser aprendido pelo aluno. Os conhecimentos de consciência fonológica contribuem para o aprendizado da escrita e da leitura e são fundamentais para auxiliar os professores no planejamento da intervenção pedagógica com vistas à aprendizagem significativa.
A aprendizagem das letras e dos numerais é a grande novidade para o aluno no processo de alfabetização escolar e, regra geral, é o que muitas famílias esperam: que seus filhos aprendam a escrever e a ler de forma competente. As palavras são portadoras de conteúdos, de formas de pensar, de sentir, de ver os eventos do mundo. Ler e escrever é compreender os significados culturais das palavras.
Soletrar, decodificar palavras ou frases não chega a ser leitura se esse processo de decodificação não for acompanhado da compreensão do significado veiculado pelas estruturas linguísticas: letras, sílabas, palavras, frases. Ler e produzir textos significativos são competências e habilidades aprendidas em processos de ensino e de aprendizagem, portanto responsabilidade dos processos de intervenção e mediação planejados na escola formal.
Alunos autores, capazes de respostas autônomas É esta a principal competência que se espera ao final do ciclo de alfabetização: que os alunos, ao dominarem o código escrito, ampliem o campo semântico (significados) das palavras e sejam capazes de posicionar-se diante de escritas e leituras de si mesmos e de outros.
Se o objetivo é formar cidadãos capazes de utilizarem-se da escrita em suas relações sociais é imprescindível organizar o trabalho educativo voltado para a prática continuada de produção de textos. A passagem para a produção textual autora se faz com planejamento pedagógico voltado às oportunidades de escrita e leitura dos alunos, possibilitando-lhes o avanço na formação da consciência fonológica e de suas consequências. Na ação de escrever de forma espontânea o aluno vai encontrando o seu jeito de dizer e pensar sobre o mundo. Vai exercendo o seu direito de palavra.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0315-0
DOI: 10.24824/978854440315.0
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
REGINA ONEDA MELLO
Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina- Unoesc. Professora nos Cursos de Pedagogia, Administração e Comunicação Social. Assessora Pedagógica da ACSA da Unoesc--SC.
ORTENILA SOPELSA
Dra. em Educação pela Universidade Unimep de Piracicaba (SP). Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina- Unoesc. Desenvolve pesquisa na área de Processos de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores.