Autores: Maria Alves de Toledo Bruns - Claudiene Santos - Célia Regina Vieira de Souza-Leite
A práxis da violência intrafamiliar se constrói de modo silencioso no âmbito intra e intergênero. Trata-se, portanto, de um fenômeno cultural complexo e polissêmico que a sociedade vem, no decorrer de séculos, naturalizando. Queremos dizer com isso que a violência sempre esteve e, infelizmente, ainda está presente nas relações intrafamiliares ora expressada nos maus tratos físicos, ora expressada sorrateiramente na violência psicológica no ato de um adulto depreciar o modo de ser e de estar da criança/adolescente. Não raro, desencadeando neste irreversível sofrimento psíquico, percebido no baixo rendimento escolar, nos comportamentos agressivos e ou depressivos e nas altas taxas de mortalidade dessa população. Nessa dinâmica familiar, a violência contra a mulher vem processando um estilo de dominação masculina tecido com componentes históricos, econômicos, midiáticos, religiosos e simbólicos que garantem ao masculino uma posição privilegiada. Um sistema de autoridade e dominação que se constitui na atribuição ao homem-pai do lugar do poder simbólico na unidade doméstica. É, portanto, no espaço privado que se articulam os tons das construções subjetivas atribuídas ao masculino e ao feminino e é nessa esfera que a supremacia do masculino é construída. Com a intenção de ampliar os horizontes das relações intrafamiliares e intergêneros, convidamos pesquisadores e pesquisadoras a socializarem suas reflexões críticas – um corpus de conhecimento multidisciplinar aqui apresentado em capítulos.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0286-3
DOI: 10.24824/978854440286.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADELMA DO SOCORRO GONÇALVES PIMENTEL
Docente e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Pará. Membro do Núcleo de Pesquisa Fenomenológica/CNPq e do Grupo de Pesquisa Eneida de Moraes/GEPEM.
ANA CLAUDIA FIGUEIREDO REBOLHO
Doutoranda em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda, Docente nos cursos de Pedagogia e Educação Física e na Pós-Graduação em Psicopedagogia do Centro Universitário Central Paulista. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX)/UNESP.
ANA REGINA DE OLIVEIRA MOURA
Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto-SP, Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL e Membro do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito no Contexto Escolar-CUML/CNPq.
ANA TAÍSE DE OLIVEIRA MEURER
Acadêmica de Medicina pela Universidade Federal de Sergipe; Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/UFS/CNPq; Bolsista de Iniciação Científica/IC/ CNPq (2012/2013).
ÉDER SUMARIVA RODRIGUES
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorado Sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa-Portugal em 2014. Pesquisador da História do Teatro Brasileiro. Bolsista da CAPES – Processo no. BEX 13938/13-4.
EDILAINE HELENA SCABELLO
Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FFCLRP/USP de Ribeirão Preto. Professora universitária atuando na área da Psicologia Clínica e Educacional.
EDMAR HENRIQUE DAIRELL DAVI
Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FFCLRP/USP de Ribeirão Preto e Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq.
ELAINE DE JESUS SOUZA
Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe/UFS e Docente da Educação Básica. Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/UFS/CNPq.
JOILSON PEREIRA DA SILVA
Doutor em Psicologia Social, Docente do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe/UFS.
LUCIANA KORNATZKI
Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX – Formação de Educadores e Educação Sexual: interface com as tecnologias/CNPq/UDESC e do GEISEXT – Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade, Educação Sexual e Tecnologias/IEUL. Participou do Programa de Doutorado em Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-Portugal (fev-set/2014)
MARCUS VINÍCIUS GABRIEL
Mestrando em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. Comunicólogo Social e Psicólogo. Pós-Graduado em Sexualidade Humana e Terapia Sexual pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP.
MARIA JAQUELINE COELHO PINTO
Doutora em Psicologia pela Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP. Docente e Pesquisadora da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida/USP-CNPq.
MÁRIO AUGUSTO TOMBOLATO
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela FC – UNESP de Bauru-SP. Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – USP de Bauru-SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sexualidade, Educação e Cultura – GEPESEC da FC, UNESP-Bauru.
MARISTELA MUNIZ GUSMÃO
Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília/UCB, docente da Universidade Católica de Brasília; membro do Núcleo de Enfrentamento às Violências e Vulnerabilidades/NEVV/UCB e do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/UFS/CNPq.
NAIARA NAVA ANTÔNIO
Psicóloga pela Universidade Paulista – UNIP de Araraquara-SP. Atua na área de Psicologia Organizacional.
PATRÍCIA LIMA DA SILVA
Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem/ENS, Secretaria de Estado da Saúde/Sergipe, membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/CNPq/UFS.
PEDRO SILVA NETO
Acadêmico de Direito pela Universidade Federal de Sergipe e bolsista de Iniciação Científica/IC/CNPq.
TALITA MAIARA RODRIGUES ARAÚJO VIEIRA
Mestranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Psicóloga na clínica-escola - Centro de Formação em Psicologia Aplicada-CEFPA da Universidade Católica de Brasília
TALITA PAURA
Pós-Graduanda em Gestão de Pessoas pela Fucape – Vitória-ES. Psicóloga pela Universidade Paulista – UNIP de Araraquara-SP. Atua na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.
THIAGO RANNIERY MOREIRA DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/ UFS/CNPq.
SUELLEN SUEMY DAKUZAKU
Pós-Graduanda em Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, pelo Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo-SP e Psicóloga pela Universidade Paulista – UNIP de Araraquara, SP. Atua na área Clínica.