Capa do livro: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA:<br> pesquisa,formação e atuação

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA:
pesquisa,formação e atuação

Autores: Lílian Caroline Urnau - Juracy Machado Pacífico - Maria Ivonete Barbosa Tamboril (Orgs)

Arduamente docentes do Mestrado Acadêmico e da Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) têm consolidado espaços de produção e divulgação científica em psicologia, e suas áreas afins, na Amazônia, fundamentalmente por meio da realização do Seminário de Psicologia. Evento científico, acadêmico e cultural, que em sua quarta edição, realizada no ano de 2014, culminou com o encontro de pesquisadores e pesquisadoras, do norte e outros cantos do país, que nesta obra se apresentam.As produções deste encontro, alinhavadas em torno da temática das políticas públicas, congregam a multiplicidade constitutiva da área: refletem sobre diferentes campos, como a educação, saúde, promoção da igualdade étnico-racial, o gênero e a inclusão da pessoa com deficiência, sob distintos prismas teórico-metodológicos. Seguem aqui reproduzidas na busca de consolidarmos memórias duradouras dos importantes debates e discussões outrora presentes, quiçá provocadoras de futuras reflexões. Convidamos você a conosco compartilhar desta experiência.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0312-9
DOI: 10.24824/978854440312.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA:<br> pesquisa,formação e atuação

ALESSANDRO DE OLIVEIRA DOS SANTOS

Graduado em Psicologia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mes­tre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universi­dade de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, atuando nas linhas de pesquisa: Processos Psicossociais Básicos - Relações Indivíduo-Grupo; e Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política. Tem experiência nos temas: relações étnico-raciais e interculturais; desigualdades; direitos humanos; religiosidade; con­flitos socioambientais; turismo e planejamento em saúde comunitária no Vale do Ribeira e Amazônia.

ALINE PORTIGO XAVIER

Acadêmica da graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondô­nia (UNIR). Participa do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE).

ANA MARIA DE LIMA SOUZA 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1978), Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000 e 2005). Atualmente é professora Associada da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, ensino fundamental, etnografia, pedagogia, ensino superior, formação docente. Faz parte do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Psicologia - linha de pesquisa Psico­logia Escolar e Processos Educativos; Membro do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa – CEPEFOP/UNIR.

ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA BRUM

Graduado em Direito pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2012). Es­pecialista em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Católica de Rondônia (2013). Acadêmico do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Membro do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa - CEPEFOP. Técnico Judici­ário do Tribunal de Justiça de RO. Tem experiência na área de Direito Civil e Processo Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: conciliação, mediação, processo civil. Possui formação para docência on-line pelo Conselho Nacional de Justiça. 172

ARYANNE PEREIRA DE FREITAS

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2003). Mes­tranda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia em Saúde e Proces­sos Psicossociais. Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia e consultora em Gestão de Pessoas. Possui experiência em Avaliação Psicológica e Orientação Vocacional e Profissional.

BRUNO HENRIQUE LINS ANDRADE

Acadêmico da graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondô­nia (UNIR). Participa do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) e está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado Violência contra as mulheres em Porto Velho-RO e as políticas públicas de enfrentamento pós-lei Maria Da Penha.

CARINE ANTÔNIA KREMER

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Psicóloga pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL), 2012. Concluiu curso de Extensão Universitária em Psicanálise pelo Centro Integrado de Aperfeiçoamento Profissional (CIAP) em 2011. Interesse em relação a Psicanálise e a Educação

DANIELE MEJIA CAVALCANTE

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Especia­lista em Gestão de Pessoas e Psicopedagogia, Graduada em Psicologia pela Uni­versidade Federal de Rondônia (2002). Atua como Psicóloga Perita Examinadora do Trânsito e como docente do Instituto Luterano de Ensino Superior - ULBRA e União das Escolas Superiores de Rondônia - UNIRON. Possui experiência de mais de 10 anos na área Organizacional, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recrutamento e seleção, saúde mental e traba­lho, avaliação psicológica e testes psicológicos.

DÉBORA MENDES DE SOUSA GEMELLI

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Es­pecialista em Educação Especial pela Faculdade Interamericana de Porto Velho, Graduada em Pedagogia ela União das Escolas Superiores (UNIPEC). Integrante do Grupo Amazônico de Pesquisa em Psicologia e Educação (GAEPPE).173 PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: pesquisa, formação e atuação

HALANDERSON RAYMISSON PEREIRA DA SILVA

Graduado em psicologia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2011), possui especialização em Psicologia Jurídica pela Faculdade Católica de Rondônia - FCR (2012), Mestre em Psicologia pela UNIR (2014). Professor do cur­so de Psicologia da FIMCA - Faculdades Integradas Aparício Carvalho; psicólogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, atuando no Serviço de Acolhimento Institucional (SAIN). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento humano, psicologia jurídica, psicanálise e políticas públicas de assistência social.

IAGÊ LAGE DONATO

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Mes­trando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, na linha de pesquisa de Saúde e Processos Psicossociais. É parceiro do Laboratório de Relações Interpessoais e Saúde (LARIS/UNIR) em projetos de pes­quisa no campo das Habilidades Sociais em interface com a Saúde Mental. Atua profissionalmente como Psicólogo Clínico em consultório particular e é Delegado Estadual da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) - gestão 2013- 2015 - em Rondônia. Suas atuais áreas de interesse em pesquisa e atuação são: saúde mental e habilidades sociais (relações interpessoais); uso disfuncional de substâncias psicoativas; e terapia cognitivo-comportamental.

ITAMAR JOSÉ FELIX

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Mes­trando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, na linha de pesquisa de Saúde e Processos Psicossociais. Possui experi­ência em pesquisa referente à temática do Crack. É membro voluntário do Centro Regional de Referência para Crack e Outras Drogas (CRR/SENAD/UNIR).

JOELMA POIQUI DE OLIVEIRA

Acadêmica do 8° período de Psicologia pela Universidade Federal de Ron­dônia. Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PROEXT, com a temática de Dependência Química. Possui experiência em pesquisa referente ao crack e outras drogas. É pesquisadora bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq com a pesquisa Perfil clínico e sociodemográfico dos usuários de crack de Rondô­nia. Participa como voluntária do Programa PET-SAÚDE, no projeto: Motivação para mudança de comportamento em usuários de cocaína e crack. Suas áreas de interesse em pesquisa e atuação atualmente são: Terapia Comportamental, Terapia Cognitiva Comportamental e Dependência Química.174

JOSÉ JULIANO CEDARO

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da graduação e do mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Realiza pesquisas e executa projetos de extensão universitária na área da Psicologia da Saúde.

JURACY MACHADO PACÍFICO

Graduada em Pedagogia (UNIR/1996). Mestre em Psicologia Escolar pela USP (2000). Doutora em Educação Escolar pela UNESP (2010). Atualmente é Professora Adjunta II da Fundação Universidade Federal de Rondônia, atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Mestrado Acadêmico (MAPSI) e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar, Mestrado Profissional (MEPE), do qual é tam­bém Coordenadora Adjunta. Coordena o Curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Docência na Educação Infantil (UNIR/UNDIME/SEB/MEC).

LEILA GRACIELI DA SILVA

Graduada em Psicologia pela UNESC- Faculdades Integradas de Cacoal. Mes­tranda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia.

LÍLIAN CAROLINE URNAU

Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da graduação e do mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência em pesquisas nas áreas da Psicologia Escolar e Psicologia Social, nas temáticas: políticas públicas de proteção social, processos educativos, arte e atividade criadora.

LUCILENE ZANOL

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2001). Mes­tranda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é psicóloga jurídica do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, com atuação em projetos vol­tados a pessoas em cumprimento de pena no regime fechado e/ou penas alternativas.175 PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: PESQUISA, FORMAÇÃO E atuação

LUÍS ALBERTO LOURENÇO DE MATOS

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), Mestre e Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Uni­versidade de São Paulo (2000 e 2005). Atualmente é professor adjunto da Universi­dade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior e trabalho docente e Psicologia da Saúde: estresse, enfrentamento e HIV/AIDS.

MARASELLA DEL CÁRMEN SILVA RODRIGUES MACEDO

Mestre em Psicologia (2012) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1993). Atualmente é professora pesquisadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica - Escola de Gestores da Educação Básica (UNIR-CAPES); professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana de Porto Velho e coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho. É pesquisadora nas seguintes áreas: Avaliação da Aprendizagem Escolar, Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e Materialismo Histórico-dialético.

MARIA DA GRAÇA MARCHINA GONÇALVES

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio-Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, meios de comunicação, adolescência, história da psicologia, método e materialismo histórico e dialético, psicologia e políticas públicas, desigualdade social.

MARIA IVONETE BARBOSA TAMBORIL

Graduada em Pedagogia (1996), mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São (2000 e 2005). Professora da UNIR desde 2004. Investiga temas relacionados à formação docente, política edu­cacional, projeto político pedagógico, reformas educacionais e a condição feminina na Amazônia. Foi Secretária Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2011/2012). Con­selheira titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPC) do Ministério da Justiça (2011-2012). Pesquisadora afiliada à ABRAPEE e do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEP. Membro titular do Comitê Ad hoc da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da SPM/PR (2013- 2014). É coordenadora do MAPSI no biênio 2013-2014. 176

GONÇALVES DIAS FACCI

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da UNESP e Pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM. Atualmente é Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. É Editora Assistente da Revista Psicologia Escolar e Educacional, membro do Grupo de Trabalho de PSICO­LOGIA EDUCACIONAL DA ULAPSI E DO COMITÊ ASSESSOR DA ÁREA DE Educação e Psicolo­gia da Fundação Araucária. Participa do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Apren­dizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, educação, psicologia escolar.

MARLI LÚCIA TONATTO ZIBETTI

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Uni­versidade de São Paulo. Professora da graduação e do mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEP. Pesquisadora e líder do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando principalmente os proces­sos de escolarização, políticas públicas e formação de professores.

MARTA ALMEIDA

Acadêmica da graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Ron­dônia (UNIR). Possui Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (2010).

NAIARA ALVES DE SOUZA

Acadêmica da graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondô­nia (UNIR). Participa do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) e está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado: A violência doméstica e familiar contra as mulheres em Porto Velho-RO e as políticas de enfren­tamento pós-Lei Maria Da Penha.177 PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: pesquisa, formação e atuação.

PAULO RENATO VITÓRIA CALHEIROS

Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1980), mes­trado em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (1999) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: tabagismo, dependência química, dependência de nicotina, alcoolismo e drogas.

PAULO ROGÉRIO MORAIS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Braz Cubas (1996) e mes­trado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1998). É professor assistente II no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicobiologia e Psicofar­macologia. Atualmente coordena um Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Positiva e Qualidade de Vida.

PRISMA INÁCIO DA SILVA BARBOSA

Acadêmica da graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondô­nia (UNIR). Participa do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) e está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado: A violência doméstica e familiar contra as mulheres em Porto Velho-RO e as políticas de enfren­tamento pós-Lei Maria Da Penha.

SIMONE ARAÚJO DA SILVA

Graduada (2011) em Psicologia e Mestre em Psicologia da Saúde e Processos Psicossociais (2014) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) e em clínica particu­lar. Atua principalmente nos seguintes temas: família, adolescência, saúde mental e pesquisa clínica, com ênfase em Psicanálise.

TATIANA PLATZER DO AMARAL

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e em Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católi­ca de Campinas. Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Coordenadora e professora do curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes. Também coordena os cursos de Es­pecialização em Alfabetização e cultura escrita na Educação Infantil e no Ensino Fun­damental: perspectivas críticas, Psicopedagogia e Gestão Educacional: fundamentos 178 e práticas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar/ Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, políticas públicas em educação, medicalização da educação, psicologia escolar e ensino fundamental.

THAÍS NAJARA

Graduada em Ciências Biológicas, nas modalidades de Bacharelado e Licencia­tura Plena, pela Universidade Federal de Rondônia (2012). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIÊNCIAS). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em projetos peda­gógicos, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinariedade, formação de professores, atividades experimentais, pesquisa ação colaborativa e biologia.

VANDERLÉIA DE LURDES DAL CASTEL SCHILINDWEIN

Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (2007). Especialização em Saúde e Trabalho pela Univer­sidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2001). Graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ (1996). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal de Rondônia/ UNIR. Atua principalmente na área de Psicologia do Trabalho, com ênfase em Saú­de do Trabalhador e Saúde Mental e Trabalho, com ênfase em Saú­de do Trabalhador e Saúde Mental e Trabalho.