Autores: Andréa Pereira Mendonça (Orgs)
Este livro é fruto das discussões sobre tendências e inovações no ensino, realizadas no decorrer da disciplina “Ensino e Tecnologias da Informação e Comunicação (Ensino e TIC)” do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Nesta disciplina, os próprios acadêmicos - profissionais da educação com um tempo significativo de experiência – desconheciam muitos dos temas tratados. De fato, acompanhar temas envolvendo inovação, algumas vezes, é tarefa difícil, pois há um desconhecimento sobre quais as fontes de informação mais adequadas e, além disso, muitos documentos encontram-se em língua inglesa, dificultando a compreensão por leitores lusófonos. Assim, esforçamo-nos em conjunto para disponibilizar a estudantes e profissionais de educação, especialmente, docentes, este livro que integra um conjunto de temas que estão no centro das discussões quando se trata de tendências e inovações no ensino. O livro pode ser lido na ordem que o leitor desejar e cada capítulo foi escrito de modo a integrar: (i) o embasamento teórico-conceitual; (ii) o relato de experiências em contextos reais de ensino; e (iii) a indicação de vários recursos de estudo (sites especializados, vídeos, artigos, etc.) que permitam aos leitores aprofundar seus conhecimentos nos temas que mais se identificarem. Desta forma, reunimos em sete capítulos um conjunto de trabalhos que irão atualizar os leitores, considerando as tendências atuais, e também ajudá-los na reflexão sobre como inovar e potencializar suas práticas de ensino.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0408-9
DOI: 10.24824/978854440408.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ANDRÉA PEREIRA MENDONÇA
Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande. Atua como professora da Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Na Pós- -Graduação, é professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico e do Mestrado Profissional em Ensino de Física. É líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.
ALESSANDRA TOMÉ CAMPOS
Graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia. Tem experiência em supervisão, orientação, elaboração de projetos e trabalhos Pedagógicos. Atua como pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM no qual participa do grupo de pesquisa GEPROFET e desenvolve o trabalho intitulado “Narrativas de professores no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico”.
PRICILA RODRIGUES DE SOUZA
Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Institutode Tecnologia da Amazônia (UTAM) e especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo SENAI/CETIQT RJ. É professora do SENAI-AM. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre metodologia para favorecer a aprendizagem significativa em cursos técnicos profissionalizantes de eletrônica.
MARIA DO CARMO FERREIRA DE ANDRADE
Graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Martha Falcão, onde também atuou como docente nos cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis e Serviço Social. Possui experiência em gestão, supervisão e orientação educacional e atua como pedagoga no SENAI. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre a formação docente mediada pela metodologia por competência.
MIRIAM BASTOS REIS MAIA LIMA
Licenciada em Letras/Língua e Literatura da Língua Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas com Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora efetiva do Colégio Militar de Manaus-AM. Atualmente, é aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre formação de professores.
JACIRA DALL’ALBA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, com especialização em Psicoepdagogia e Educação Inclusiva. É Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com atuação em Educação Especial, PROEJA e Educação Profissional. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no IFAM e pesquisa sobre Inclusão na Educação Profissional. Tendências e inovações no ensino.
MARCILÉA SILVA DE FREITAS
Possui graduação em Engenharia Florestal pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (UTAM) e Especialização em Engenharia de nSegurança do Trabalho pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, é aluna no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e pesquisa sobre educação em espaços não formais. Atua como docente do Ensino Superior e Técnico desde 2005. Terezinha de Jesus Vilas Boas Barbosa Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com especializações em Metodologia do Ensino Superior (Uni Nilton Lins) e Gestão Ambiental pela Faculdade de Educação da Serra-FASE-ES. É professora efetiva de Língua Portuguesa/Literatura no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueiredo. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológicodo IFAM e investiga sobre educação em espaços não formais.
FERNANDA REBECA ARAÚJO DA SILVA
Pedagoga pela Universidade do Estado do Amazonas com especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Amazonas. Atua como professora na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Atualmente, é aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM, investigando os saberes docentes implicados na formação inicial de professores para o ensino técnico.
MARDEN EUFRASIO DOS SANTOS
Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Paulista, Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto Manauara de Ensino Superior e Licenciatura em Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente, é aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga aplicações de Robótica Educacional em Aprendizagem Matemática.
ANDRÉIA PAULA FERREIRA DE ARAÚJO
Graduada em Pedagogia, possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior e em Coordenação Pedagógica, ambas pela Universidade Federal do Amazonas. Atua como assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e pesquisa sobre o Programa Um Computador por Aluno -PROUCA.