Autores: Patrícia Aparecida Pedroso
Este livro Desejabilidade educativa e aprendente: desafios num cenário social e escolar em metamorfose fala da curiosidade em pesquisar, refletir e compreender melhor os desejos do ser humano que passam pela educação nas relações de ensino e aprendizagem num momento em que nos encontramos num cenário social em metamorfose. Nesta perspectiva, apresenta-se como objetivo geral desta pesquisa, refletir como, por meio da educação escolar, pode ser possível permitir o livre curso dos desejos humanos a serem potencializados pela escola.
A desejabilidade aprendente, que pulsa nessa sociedade em metamorfose, poderá, por meio emoções despertar desejos que substituam a competição pela cooperação, o ter pelo ser e o poder pela solidariedade. Será que o ser humano não valoriza a moral, as virtudes e a educação como uma possibilidade de mudança do modo de vida atual? Prevalece um sentimento de incapacidade e insegurança, tanto em sala de aula quanto na família, no que se refere as atitudes a serem tomadas com os desejos das crianças e dos adolescentes na pós-modernidade? Quem sabe podemos refletir sobre o quanto os professores permanecem contidos por um sistema educacional que não modernizou suas propostas curriculares, deixando a desejar nas questões de solidariedade , da preocupação com o outro que o rodeia, de construir com os alunos saberes necessários ao olhar para o mundo com mais sensibilidade. Mas que poderemos modificar. Porém, antes de tudo é preciso querer desejar!
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0438-6
DOI: 10.24824/978854440438.6
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
PATRÍCIA APARECIDA PEDROSO
Mestre em Processos Educativos pela UNOESC – Joaçaba, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Escolar – FSG – Caxias do Sul-RS. Formada em Dificuldades de Aprendizagem pela E.Psi.B.A. (Escola Psicopedagógica de Buenos Aires). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Taquara-RS (2001). Atualmente é proprietária da Clinica de Vivências e Aprendizagem (Psicopedagoga Clínica) e, atua como docente no curso de Pedagogia e Educação Especial e pós-graduação em Psicopedagogia da UNOESC. Coordenadora de Gestão Educacional do PIBID/UNOESC/CAPES, Coordenadora Pedagógica da UNOESC Virtual.