Autores: Francisco Ari de Andrade - Flávio Muniz Chaves - Luzianny Borges Rocha (Orgs.)
O título deste livro traduz o sentido da educação, nas últimas décadas. Trata-se de uma multiplicidade de olhares, por via de uma variedade de artigos, lançados como um feixe de luz por um grupo de professores e pesquisadores que encontram na pesquisa educacional um porto favorável às embarcações investigativas que navegam em mar aberto, nem sempre em calmaria, sob o fluxo e o refluxo mar das marés pedagógicas e políticas que arrebentam na rotina didática da escola básica.
Eis uma coletânea nascida e movida pelo espírito coletivo, germinada no interior da sala de aula, no afã das discussões na disciplina Educação Brasileira, no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará, sob a minha regência.
A intenção da referida publicação é tornar público um conjunto de reflexões, traçado por um grupo inquieto de estudantes e professores-orientadores do referido Programa, que se indignam com os cenários contraditórios da educação nacional, onde os sujeitos escolares dramatizam a peça, no gênero comédia e tragédia, a arrancar lágrimas e sorrisos dos expectadores, e das versões políticas que, temerosas do naufrágio do barco educacional, conduzem à escola pública crente na direção do futuro.
As questões expostas estão inseridas no tempo e no espaço. Elas demarcam territórios epistemológicos e metodológicos, mas com fronteiras permeáveis ao diálogo com outros pontos de vistas, que se acham no direito de questionar o que está dito, mas sem antes tomar nota das leituras apresentadas.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0386-0
DOI: 10.24824/978854440386.0
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA
Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora e Mestre em Educação Brasileira.
ADRIANO FERREIRA DE PAULO
Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Metodologia do Ensino de História (UECE). Graduado em História (UECE).
ALLES LOPES DE AQUINO
Doutorando e Mestrado em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em EJA - IFCE, Especialista em Des. e Meio Ambiente – UFC. Licenciado em Geografia pela - UECE. Professor da Educação Básica do Estado do Ceará.
ALISSON SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA
Mestrand em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED/URCA).
ANA CARINE DOS SANTOS DE SOUSA PAIVA
Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Psicomotricidade Relacional.
ANA LOUISE DE CARVALHO FIÚZA
Professora Associada II, da Universidade Federal de Viçosa e do Programa de Pós- Graduação em Extensão Rural. Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Pós- Doutoramento no Centro de Investigações em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Portugal.
ANA PAULA AZEVEDO FURTADO
Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional – UFC.
ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO
Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação- UFC. Doutora e Mestre em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC.
ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM
Doutora e Mestre em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC.
ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA GONZAGA
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB - Campus Cajazeiras. Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC.
ANTÔNIO VALDENÍSIO BEZERRA JÚNIOR
Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Advogado. Especialista em Direito Público/UVA . Lecionou por sete anos na preparação para Olimpíadas de Matemática.
DÉBORA ACCIOLY DIONÍSIO
Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO.
DENIZE DE MELO SILVA
Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista FUNCAP-UFC. Integra o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional- GPAGE/CNPq.
DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES
Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI).
EDUARDO SANTOS JUNQUEIRA RODRIGUES
Professor Adjunto do Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutor em Educação pela Michigan State University e Colaborador da University of Michigan, onde coordena o projeto de novos letramentos RiverWalk Brasil, que se tornou projeto de extensão da UFC.
EVELINE MARIA DE AZEVEDO SILVEIRA
Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduação em Design – Moda, pela Universidade Federal do Ceará.
ERINELDA DA COSTA PAIXÃO
Aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PID.
FABÍOLA BARROCAS TAVARES
Professor Adjunto II, da Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.
FERNANDA MARIA DINIZ DA SILVA
Doutoranda e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Gestão e Coordenação Escolar. Graduação em Letras (Português/Literaturas), pela Universidade Federal do Ceará. Professora Substituta da Universidade Federal do Ceará. É professora e tutora do Curso de Letras do Instituto UFC Virtual. Professora efetiva da Educação Básica, do Estado do Ceará.
FLÁVIO MUNIZ CHAVES
Doutorando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestrado em Educação Brasileira, PPGEFACED-UFC, Especialista em Educação de Jovens e Adultos para o Sistema Prisional (convênio UFC/MEC/SEJUS) e Pedagogo – UFC.
FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Adjunto – DE do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGE (Mestrado e Doutorado).
FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES
Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor Temporário da Universidade Regional do Cariri-URCA, lotado no Departamento de Educação Matemática. Licenciado em Matemática.
FRANCISCA TATIANNI CARNEIRO CRUZ
Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Gestão Escolar – FATENE. Professora da Educação Básica da rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará.
GABRIELLE SILVA MARINHO
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Faculdade de Educação – FACED, Universidade Federal do Ceará.
HEGILDO HOLANDA GONÇALVES
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/ IFPB, no Campus Cajazeiras.Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de Filosofia Contemporânea.
HENRIQUE ANTUNES CUNHA JUNIOR
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do curso de graduação de Engenharia Elétrica. Trabalha em pós-graduação e pesquisa em Educação Brasileira, FACED-UFC, nos temas, Espaço Urbano, Relações Étnicas e História e Cultura Africana e Afrodescendente.
HOMERO DIONÍSIO DA SILVA
Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO.
JAIR DELFINO
Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui graduação (Bacharel e Licenciatura plena) em Química, pela Universidade de Guarulhos (2002) . Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química.
JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO
Professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Vice-diretor e Coordenador Acadêmico do Instituto UFC Virtual. Coordena o Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação, Interação e aprendizagem.
JOSÉ CÂNDIDO LUSTOSA BITTENCOURT DE ALBUQUERQUE
Professor Adjunto e Diretor da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará. Livre-Docente pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA. Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação - FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestrado em Ordem Jurídica Constitucional, pela UFC.
JOSÉ MELINHO DE LIMA NETO
Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor efetivo da Educação Básica do município de Pacajus - Ce. Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
JULIANA SILVA ARRUDA
Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFC. Graduada e Licenciada em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com formação clínica com Osavaldo Dante Di Loretto – SP. Especialista em Psicopedagogia pela UFC. MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-RJ.
JOSELINA DA SILVA
Professora Associada I, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e colaboradora do Programa de Pós Graduação - FACED / Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Ciências Sociais (UERJ).
KARLANE HOLANDA ARAÚJO
Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão e Avaliação da Escola Pública/ UFJF. Especialista em Educação Especial. Ingressou na rede de ensino do Ceará em 2004. Desde 2009 vem exercendo a função de coordenadora pedagógica.
KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
LIDUINA LOPES ALVES
Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Integra o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional- GPAGE/CNPq. Servidora da UFC, lotada na Pró-Reitoria de Extensão, ocupando o Cargo de Assessora Técnica de Gabinete.
LILIANE MARIA RAMALHO CASTRO E SILVA
Mestrado em Controladoria e Contabilidade, pela Universidade de São Paulo - USP. Graduada em Contabilidade pela UECE. Especializada em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. É Coordenadora e professora do curso de Ciências Contábeis da UFC e professora em EAD na UECE.
LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO
Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Pós-Doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales.
LUZIANNY BORGES ROCHA
Doutoranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará. Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará.
MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
Professor Adjunto da UFC- Faculdade de Educação (FACED). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC/FEAAC) e Educação Brasileira (PPGEB/FACED). Doutor em Educação. Mestre em Administração, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
MARIA IVONEIDE VERÍSSIMO DE OLIVEIRA
Doutora em Saúde Coletiva/Mestre em Saúde Pública, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Servidora da UFC e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Apoio à Vida e Grupo de Violência do Departamento de Saúde Comunitária na área da violência.
MARIA SIMONE EUCLIDES
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Extensão Rural e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa.
MARISA BOTÃO DE AQUINO
Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Professorada rede estadual de ensino, atuando na educação básica desde 1994. Atualmente é Assessora Especial do gabinete da Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC.
MÉRCIA VALÉRIA CAMPOS FIGUEIREDO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (UFC).
NIVÂNIA MENEZES AMÂNCIO
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Integrante do Grupo de Pesquisas em Trabalho, Práxis e Educação (GRUPETPE/UFC).
OLÍVIA COELHO DA SILVA
Mestranda em Educação Brasileira(UFC). Graduada em Pedagogia (UFC). Professora da rede pública de ensino de Fortaleza. Orientadora de Estudo do PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
PAULO MEIRELES BARGUIL
Professor Associado I da UFC, lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação, tem se dedicado aos seguintes temas: Educação Matemática, currículo, didática, formação de professores e espaço escolar. Coordena o Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br).
RAIMUNDO HÉLIO LEITE
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-FACED-UFC. Foi Reitor da UFC no interstício de 1987 a 1991. Livre Docente pela UFC. Doutor em Educação pelo PPGE-FACED-UFC. Mestre em Estatística pela Florida State University e Graduado em Matemática pela UFC.
RALPH SALES BATISTA
Mestre em Extensão Rural e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
RITA DE FÁTIMA MUNIZ
Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestranda em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede municipal em Jijoca de Jericoacoara – CE.
RAQUEL CROSARA MAIA LEITE
Professora adjunta da UFC; doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); professora do Programa de Pós-Graduação e Educação Brasileira e do Mestrado Profissional em Ensino de CIências e Matemática ( ENCIMA); uma das lideres do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI).
SARA FAÇANHA BESSA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2012), mestranda em Educação Brasileira da Linha de pesquisa em Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.
SHEILA MARIA MUNIZ
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA). Assistente Social pela Uniderp-Anhanguera. Pedagoga do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE, da rede municipal em Jijoca de Jericoacoara – CE.
SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ
Professora da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, onde atua na área de Educação Infantil na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira. Doutorado em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal).
TIAGO BRUNO AREAL BARRA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. do PPGED/UFRN. Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do rio Grande do Norte. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VALDEMARIN COELHO GOMES
Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFC. Coordenador da Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário-IMO.