Capa do livro: EDUCAÇÃO BRASILEIRA:<br>cenários e versões

EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
cenários e versões

Autores: Francisco Ari de Andrade - Flávio Muniz Chaves - Luzianny Borges Rocha (Orgs.)

O título deste livro traduz o sentido da educação, nas últimas décadas. Trata-se de uma multiplicidade de olhares, por via de uma variedade de artigos, lançados como um feixe de luz por um grupo de professores e pesquisadores que encontram na pesquisa educacional um porto favorável às embarcações investigativas que navegam em mar aberto, nem sempre em calmaria, sob o fluxo e o refluxo mar das marés pedagógicas e políticas que arrebentam na rotina didática da escola básica.

Eis uma coletânea nascida e movida pelo espírito coletivo, germinada no interior da sala de aula, no afã das discussões na disciplina Educação Brasileira, no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará, sob a minha regência.

A intenção da referida publicação é tornar público um conjunto de reflexões, traçado por um grupo inquieto de estudantes e professores-orientadores do referido Programa, que se indignam com os cenários contraditórios da educação nacional, onde os sujeitos escolares dramatizam a peça, no gênero comédia e tragédia, a arrancar lágrimas e sorrisos dos expectadores, e das versões políticas que, temerosas do naufrágio do barco educacional, conduzem à escola pública crente na direção do futuro.

As questões expostas estão inseridas no tempo e no espaço. Elas demarcam territórios epistemológicos e metodológicos, mas com fronteiras permeáveis ao diálogo com outros pontos de vistas, que se acham no direito de questionar o que está dito, mas sem antes tomar nota das leituras apresentadas. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0386-0
DOI: 10.24824/978854440386.0
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO BRASILEIRA:<br>cenários e versões

ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação e do Pro­grama de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora e Mestre em Educação Brasileira.

ADRIANO FERREIRA DE PAULO

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Metodologia do Ensino de História (UECE). Graduado em História (UECE).

ALLES LOPES DE AQUINO

Doutorando e Mestrado em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Gradu­ação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em EJA - IFCE, Especialista em Des. e Meio Ambiente – UFC. Licenciado em Geografia pela - UECE. Professor da Educação Básica do Estado do Ceará.

ALISSON SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA

Mestrand em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GE­THED/URCA).

ANA CARINE DOS SANTOS DE SOUSA PAIVA

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Pedagogia pela Uni­versidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Psicomotricidade Relacional.

ANA LOUISE DE CARVALHO FIÚZA

Professora Associada II, da Universidade Federal de Viçosa e do Programa de Pós- Graduação em Extensão Rural. Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agri­cultura e Sociedade, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Pós- Doutoramen­to no Centro de Investigações em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Portugal.

ANA PAULA AZEVEDO FURTADO

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Pedagogia. Especiali­zação em Psicopedagogia Clínica e Institucional – UFC.

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO

Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculda­de de Educação- UFC. Doutora e Mestre em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC.

ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM

Doutora e Mestre em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Fe­deral do Ceará – UFC.

ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA GONZAGA

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB - Campus Cajazeiras. Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC.

ANTÔNIO VALDENÍSIO BEZERRA JÚNIOR

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Advogado. Especialista em Direito Público/UVA . Lecionou por sete anos na preparação para Olimpíadas de Matemática.

DÉBORA ACCIOLY DIONÍSIO

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO.

DENIZE DE MELO SILVA

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista FUNCAP-UFC. Integra o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional- GPAGE/CNPq.

DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI).

EDUARDO SANTOS JUNQUEIRA RODRIGUES

Professor Adjunto do Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutor em Educação pela Michigan State University e Colaborador da Uni­versity of Michigan, onde coordena o projeto de novos letramentos RiverWalk Brasil, que se tornou projeto de extensão da UFC.

EVELINE MARIA DE AZEVEDO SILVEIRA

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduação em Design – Moda, pela Universidade Federal do Ceará.

ERINELDA DA COSTA PAIXÃO

Aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PID.

FABÍOLA BARROCAS TAVARES

Professor Adjunto II, da Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Educa­ção, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Pedagogia pela Universi­dade Federal do Ceará.

FERNANDA MARIA DINIZ DA SILVA

Doutoranda e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Espe­cialização em Gestão e Coordenação Escolar. Graduação em Letras (Português/Lite­raturas), pela Universidade Federal do Ceará. Professora Substituta da Universidade Federal do Ceará. É professora e tutora do Curso de Letras do Instituto UFC Virtual. Professora efetiva da Educação Básica, do Estado do Ceará.

FLÁVIO MUNIZ CHAVES

Doutorando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestrado em Educação Brasileira, PPGEFACED-UFC, Especialista em Educação de Jovens e Adultos para o Sistema Prisional (convênio UFC/MEC/SEJUS) e Pedagogo – UFC.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE

Professor Adjunto – DE do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pro­fessor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGE (Mestrado e Doutorado).

FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor Temporário da Universi­dade Regional do Cariri-URCA, lotado no Departamento de Educação Matemática. Licenciado em Matemática.

FRANCISCA TATIANNI CARNEIRO CRUZ

Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Es­pecialista em Gestão Escolar – FATENE. Professora da Educação Básica da rede Es­tadual de Ensino do Estado do Ceará.

GABRIELLE SILVA MARINHO

Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Faculdade de Educação – FACED, Universidade Federal do Ceará.

HEGILDO HOLANDA GONÇALVES

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/ IFPB, no Campus Cajazeiras.Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de Filosofia Contemporânea.

HENRIQUE ANTUNES CUNHA JUNIOR

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do curso de graduação de Engenharia Elétrica. Trabalha em pós-graduação e pesquisa em Educa­ção Brasileira, FACED-UFC, nos temas, Espaço Urbano, Relações Étnicas e História e Cultura Africana e Afrodescendente.

HOMERO DIONÍSIO DA SILVA

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisador do Instituto de Estu­dos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO.

JAIR DELFINO

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui graduação (Bacharel e Licen­ciatura plena) em Química, pela Universidade de Guarulhos (2002) . Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química.

JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO

Professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Vice-diretor e Co­ordenador Acadêmico do Instituto UFC Virtual. Coordena o Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Dou­torado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação, Interação e aprendizagem.

JOSÉ CÂNDIDO LUSTOSA BITTENCOURT DE ALBUQUERQUE

Professor Adjunto e Diretor da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará. Livre-Docente pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA. Dou­torando em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação - FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestrado em Or­dem Jurídica Constitucional, pela UFC.

JOSÉ MELINHO DE LIMA NETO

Mestrando em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor efetivo da Educação Bá­sica do município de Pacajus - Ce. Graduado em Matemática pela Universidade Esta­dual Vale do Acaraú - UVA.

JULIANA SILVA ARRUDA

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação da FACED/UFC. Graduada e Licenciada em Psicologia, pela Universidade Fe­deral do Ceará – UFC, com formação clínica com Osavaldo Dante Di Loretto – SP. Especialista em Psicopedagogia pela UFC. MBA em Gestão Empresarial, pela Fun­dação Getúlio Vargas – FGV-RJ.

JOSELINA DA SILVA

Professora Associada I, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e colabo­radora do Programa de Pós Graduação - FACED / Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Ciências Sociais (UERJ).

KARLANE HOLANDA ARAÚJO

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão e Avaliação da Escola Pública/ UFJF. Especialista em Educação Especial. Ingressou na rede de ensino do Ceará em 2004. Desde 2009 vem exercendo a função de coordenadora pedagógica.

KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Univer­sidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Doutora em Educação pela Universidade Fe­deral de São Carlos (UFSCar).

LIDUINA LOPES ALVES

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Integra o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional- GPAGE/CNPq. Servidora da UFC, lotada na Pró­-Reitoria de Extensão, ocupando o Cargo de Assessora Técnica de Gabinete.

LILIANE MARIA RAMALHO CASTRO E SILVA

Mestrado em Controladoria e Contabilidade, pela Universidade de São Paulo - USP. Graduada em Contabilidade pela UECE. Especializada em Finanças pelo Ins­tituto Brasileiro de Mercado de Capitais. É Coordenadora e professora do curso de Ciências Contábeis da UFC e professora em EAD na UECE.

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Edu­cação, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutorado em Sociologia pela Uni­versidade Federal do Ceará (2002) e Pós-Doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales.

LUZIANNY BORGES ROCHA

Doutoranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará. Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará.

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA

Professor Adjunto da UFC- Faculdade de Educação (FACED). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC/FEAAC) e Educação Brasileira (PPGEB/FACED). Doutor em Educação. Mestre em Administra­ção, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

MARIA IVONEIDE VERÍSSIMO DE OLIVEIRA

Doutora em Saúde Coletiva/Mestre em Saúde Pública, pela Universidade Fede­ral do Ceará (UFC). Servidora da UFC e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Apoio à Vida e Grupo de Violência do Departamento de Saúde Comunitária na área da violência.

MARIA SIMONE EUCLIDES

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Ex­tensão Rural e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa.

MARISA BOTÃO DE AQUINO

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Professorada rede estadual de ensino, atuando na educação básica desde 1994. Atualmente é Assessora Especial do gabinete da Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC.

MÉRCIA VALÉRIA CAMPOS FIGUEIREDO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especia­lista em Psicopedagogia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (UFC).

NIVÂNIA MENEZES AMÂNCIO

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Uni­versidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Integrante do Grupo de Pesquisas em Tra­balho, Práxis e Educação (GRUPETPE/UFC).

OLÍVIA COELHO DA SILVA

Mestranda em Educação Brasileira(UFC). Graduada em Pedagogia (UFC). Pro­fessora da rede pública de ensino de Fortaleza. Orientadora de Estudo do PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

PAULO MEIRELES BARGUIL

Professor Associado I da UFC, lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensi­no, da Faculdade de Educação, tem se dedicado aos seguintes temas: Educação Matemáti­ca, currículo, didática, formação de professores e espaço escolar. Coordena o Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br).

RAIMUNDO HÉLIO LEITE

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-FACED-UFC. Foi Reitor da UFC no interstício de 1987 a 1991. Livre Docente pela UFC. Doutor em Educação pelo PPGE-FACED-UFC. Mestre em Estatística pela Florida State Univer­sity e Graduado em Matemática pela UFC.

RALPH SALES BATISTA

Mestre em Extensão Rural e Graduado em Ciências Econômicas pela Universi­dade Federal de Viçosa (UFV).

RITA DE FÁTIMA MUNIZ

Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mes­tranda em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede municipal em Jijoca de Jericoacoara – CE.

RAQUEL CROSARA MAIA LEITE

Professora adjunta da UFC; doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); professora do Programa de Pós-Graduação e Educação Bra­sileira e do Mestrado Profissional em Ensino de CIências e Matemática ( ENCIMA); uma das lideres do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI).

SARA FAÇANHA BESSA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2012), mestranda em Educação Brasileira da Linha de pesquisa em Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

SHEILA MARIA MUNIZ

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Ins­tituto Superior de Teologia Aplicada (INTA). Assistente Social pela Uniderp-Anhan­guera. Pedagoga do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE, da rede municipal em Jijoca de Jericoacoara – CE.

SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ

Professora da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, onde atua na área de Educação Infantil na graduação em Pedagogia e no Progra­ma de Pós- Graduação em Educação Brasileira. Doutorado em Psicologia Esco­lar pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal).

TIAGO BRUNO AREAL BARRA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Uni­versidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. do PPGED/UFRN. Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do rio Grande do Norte. Graduada em Pedagogia, pela Univer­sidade Federal do Rio Grande do Norte.

VALDEMARIN COELHO GOMES

Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Gra­duação em Educação, da UFC. Coordenador da Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes, do Programa de Pós-Graduação em Educação Bra­sileira da UFC. Pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário-IMO.