Autores: Rafael Batista Andrade
Poesia, canção e voz. Inegavelmente, essas três palavras definem o trabalho de uma das maiores intérpretes brasileiras: Maria Bethânia. A teatralidade que a cantora baiana imprime em suas performances de palco já são conhecidas do grande público. Porém, nesse livro, são elucidados outros aspectos das contribuições de Bethânia para o reino da linguagem.
Fundamentado sobre uma árdua e cuidadosa produção científica, o autor do livro discorre acerca de alguns questionamentos surgidos ao longo de seu percurso acadêmico: De que maneira, ao unir poemas e canções, a artista (re)cria um novo gênero do discurso? Como, a partir de textos isolados e de diferentes épocas, é confeccionado um terceiro processo de construção de tessitura discursiva?
Sem dúvida, esta obra traz à luz uma abordagem sobre as relações dialógicas que perpassam a língua e a contribuição da intérprete para a reconstrução de sentidos dos gêneros textuais. Assim, apresentando-se como uma produção aclarada e meticulosa, tem-se em mãos não só um objeto de interesse aos aficionados pela obra de Maria Bethânia, mas também aos amantes de linguística, semiótica, análise do discurso e questões de ensino-aprendizagem de língua materna.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0502-4
DOI: 10.24824/978854440502.4
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
RAFAEL BATISTA ANDRADE
Rafael Batista Andrade é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas. Licenciado em Letras com habilitação em Português-Espanhol pela PUC-MG, possui Mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG e, atualmente, é doutorando em Estudos Linguísticos nesta mesma universidade. Estuda o discurso diplomático. Tem interesse pelos processos de hibridização de textos, particularmente aqueles realizados pela intérprete Maria Bethânia. Interessa-se também pelo Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira/ Espanhol. Pela Editora CRV, publica Semiótica, éthos e gêneros de discurso nas canções-poemas de Maria Bethânia como seu livro de estreia.