Autores: Sérgio Silva Dantas
“De refém a protagonista: consumo, identidade e emancipação” é resultado da tese de Doutorado do autor defendida no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, na qual discutiu-se a relação entre dois temas bastante relacionados, porém de convivência sensível: consumo e identidade.
Historicamente, pensa-se no consumo como uma forma de alienação do indivíduo aos ditames do mercado e à lógica de acumulação do sistema capitalista, mas será que estamos sempre nessa posição de reféns?
Usando-se do referencial teórico da psicologia social crítica sobre o sintagma identidade-metamorfose-emancipação e apoiando-se em outras áreas como a filosofia, a sociologia e a antropologia, que discutem a questão da identidade e emancipação humana, bem como do significado simbólico do consumo, o livro propõe uma discussão sobre que meios podem levar o indivíduo a subverter essa lógica, assumindo uma posição de protagonismo e emancipação, inclusive usando-se do consumo como uma ferramenta para tal.
Os casos selecionados e discutidos mostram que, quando existe um projeto de vida suportado por uma identidade política, o indivíduo consegue se valer do consumo como um viabilizador de fragmentos de emancipação, contrariando a ideia de que o consumo age apenas como um meio do sistema para colonizar o mundo da vida, ainda que isso possa ocorrer quando da inexistência de uma identidade política.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0559-8
DOI: 10.24824/978854440559.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
SÉRGIO SILVA DANTAS
Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, Mestre em Administração (Marketing) pela FEA-USP e bacharel em Administração pela PUC-SP. É professor de disciplinas de graduação e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, atuando principalmente nos temas comportamento do consumidor, identidade e aspectos simbólicos do consumo.