Autores: Rose Meri Trojan - Clarice Martins de Souza Batista (Orgs.)
Este livro responde à necessidade que se evidenciou a partir de reflexões sobre o contexto educacional nacional e internacional, cada vez mais influenciado por influências externas e programas de avaliação de larga escala promovidos por órgãos nacionais e agências internacionais. E, também, pelo fato de a área de educação comparada, mesmo sendo um campo consolidado de pesquisas, ainda apresentar escassa produção e não contar publicação expressiva no Brasil.
Tal como afirma Sevilla, no prefácio, “a globalização tem aumentado de tal modo as relações entre as nações, as empresas, as instituições e as pessoas que os países e seus governos não podem pensar em suas políticas de forma isolada, mas que deve fazê-lo sabendo que fazem parte de um mundo global onde tudo se encontra interrelacionado. [...] Tudo isso nos leva a concluir que é necessário focalizar o estudo das políticas nacionais e das cada vez mais importantes políticas internacionais, tendo em conta os condicionamentos provenientes do incremento da internacionalização e da globalização”.
Nesta perspectiva, os estudos apresentados têm o propósito de indicar tendências e alertar sobre as perspectivas e os limites de estudos comparados e de programas nacionais e internacionais de avaliação em larga escala, que produzem impactos nas políticas educacionais. Assim sendo, as análises apresentados neste livro reafirmam a preocupação dos autores com temáticas pautadas em políticas educacionais que contribuam com a produção no campo da educação comparada.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0611-3
DOI: 10.24824/978854440611.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ROSE MERI TROJAN (ORGANIZADORA)
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná/Brasil e Pós-doutorado na Universidade de Salamanca/Espanha. Professora de Educação Comparada e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação, nos Cursos de Especialização em Políticas Educacionais e Organização do Trabalho Pedagógico e nos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Comparada de Políticas Educacionais (GEPEC).
CLARICE MARTINS DE SOUZA BATISTA (ORGANIZADORA)
Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS /Campo Grande. Licenciada em Pedagogia pela UFMS/Campus de Três Lagoas. Pedagoga da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Professora na Rede Municipal de Curitiba- Paraná. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia Faculdade Educacional de Colombo/PR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Comparada de Políticas Educacionais – GEPEC.
ANDRÉA DO ROCIO CALDAS
É Doutora na área de Economia Política da Educação (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1998). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, sociedade civil, trabalho docente, políticas educacionais. É professora adjunta do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná. Atua como pesquisadora e consultora na área de políticas educacionais e movimentos sociais. Atualmente é diretora do Setor de Educação da UFPR e presidente do Fórum de Diretores das Faculdades de Educação das Universidades Públicas (FORUMDIR). Foi coordenadora do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública (1994/95), atualmente é Coordenadora do Fórum Estadual de Educação e suplente no Fórum Nacional de Educação.
ANTENOR DA CUNHA FRANÇA JÚNIOR
Doutorando e Mestre em Educação na linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Pedagogia pela UFPR. Professor de Sociologia na Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Comparada de Políticas Educacionais (GEPEC).
ANTONIO LUZÓN TRUJILLO
Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Granada/Espanha. Professor de Problemas socioeducativos emergentes na Europa: análise comparada, no Programa de Doutorado em Educação; de Contextualização e Profissionalização do Ensino Superior, no Máster Erasmus Mundus; e de Educação Comparada e Internacional, na Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (UGR). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Políticas e Reformas Educativas.
CINTHYA VERNIZI ADACHI DE MENEZES
Doutoranda em Educação, linha de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Mídia e Conhecimento (UFSC). Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR) e Administração Escolar (FAE). Graduada em Pedagogia (UFPR). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais da UFPR. É docente na área de Políticas Públicas da FAE Centro Universitário (Curitiba). Pesquisadora dos assuntos relacionados a Políticas Educacionais de Atendimento Escolar Hospitalar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Comparada de Políticas Educacionais (GEPEC/UFPR).
CINTIA RIBEIRO VELOSO DA SILVA
Doutoranda e mestre em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Poéticas Contemporâneas no Ensino da Arte (UTP). Graduada em Educação Artística, com habilitação em Desenho (UFPR). Professora Assistente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Faculdade de Artes do Paraná. Atua como docente na área de Prática de Ensino de Artes Visuais. É investigadora dos temas de Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente e Ensino de Artes Visuais. Membro do grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada (UNESPAR/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Comparada de Políticas Educacionais (GEPEC/UFPR/CNPq).
FABIANA THOMÉ DA CRUZ
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Pesquisadora na área de Políticas Educacionais e Trabalho Docente.
GILDARDO MEDA AMARAL
Doutorado em Desenvolvimento Educacional com foco em Formação de Professores pela Universidade Pedagógica Nacional Guadalajara / México. Professor Pesquisador especialista em Políticas Públicas em Educação e Graduados, Monitoramento e Estruturação de Mercados de Trabalho na Universidade Pedagógica Nacional-Tlaquepaque / México. Autor de vários capítulos de livros e artigos de revistas. Coordenador do Observatório Cidadão da Educação, Capítulo Jalisco. É um colunista da revista on-line Educ @ Arnos.
GISELE ADRIANA MACIEL PEREIRA
Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná/Brasil pela UFPR, linha de Políticas Educacionais, com Bolsa Capes de Doutorado Sanduíche na Universidad de Granada Espanha (2014-2015). Atualmente Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora Substituta na Univerisidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) em Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia a Distância. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Comparada de Políticas Educacionais (GEPEC).
JESÚS RUIZ FLORES
Doutor em Educação pela Universidade de Guadalajara (U de G), no México. Professor do Departamento de Política e Sociedade, Centro Universitário do Cienega -U de G- em programas de grau Psicologia com o curso da Universidade e Sociedade. Departamento de Políticas Públicas, Centro Universitário de Ciências Econômicas e Administrativas –U de G- no programa de Governo e Políticas Públicas, com o curso Implementação de Políticas Públicas. Líder da Rede de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional.
MARIA TEREZA CARNEIRO SOARES
Doutorado e mestrado em Educação, respectivamente pelas, Universidade de São Paulo/Brasil e Universidade Federal do Paraná. Graduação em Matemática pela Universidade Católica do Paraná. Professora, pesquisadora e orientadora da Linha de Pesquisa Educação Matemática de 1996 a 2011 e da linha de Políticas Educacionais a partir de 2011, no Programa de Pós-Graduação em Educação com interesse na avaliação e implementação de Políticas Públicas. Professora no Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico (vice-coordenadora) e nos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas na área de Ciências Exatas do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática cadastrado desde 1996 no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) do Brasil.
MÓNICA TORRES SÁNCHEZ
Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Granada/Espanha. Professora de Educação Comparada e Internacional, de Sistemas Educativos e Educação Superior na União Europeia, de Contextualização e Profissionalização do Ensino Superior e Política e Legislação Educativa; atuando no Programa de Doutorado em Educação e Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (UGR). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Políticas e Reformas Educativas.
ROBSON SIPRAKI
Mestre em POLÍTICAS EDUCACIONAIS, (UFPR); Pós graduação (especialização) em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO (UNINTER); bacharel, em ESTATÍSTICA (UFPR) e LICENCIATURA MATEMÁTICA (CLARETIANO); Professor de matemática em rede pública de ensino, Participante de dois projeto de educação pela UFPR: Observatório da Educação do Ensino Superior, relacionado à Políticas Educacionais e Estudos de Educação Comparada (GEPEC); consultor estatístico.
SONIA REGINA LANDINI
Doutora em educação pela PUC/SP; Professora da Universidade Federal do Paraná na área de Sociologia da Educação junto à graduação/licenciaturas.
VANESSA CRISTIANE CORRÊA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Pinhais-Paraná. E também, Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Comparada de Políticas Educacionais (GEPEC).
VANISSE SIMONE ALVES CORRÊA
Doutoranda e Mestre em Educação pela UFPR, na linha de Políticas Educacionais. Graduada em Direito e Pedagogia. Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico. Atualmente é professora pesquisadora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da UFPR (EaD), pesquisadora do Observatório da Educação Superior da mesma instituição e co-editora da Revista Contemporartes - Revista de Artes e Humanidades.