Capa do livro: ESPANHOL NO BRASIL:<br>perspectivas teóricas e metodológicas

ESPANHOL NO BRASIL:
perspectivas teóricas e metodológicas

Autores: Alexandro Teixeira Gomes - Valdecy de Oliveira Pontes (Orgs.)

Para compreender o fio condutor que reúne os trabalhos deste livro, é importante resgatar um texto seminal, publicado pelo professor Mario Miguel González, no II Congreso Internacional de la lengua española, celebrado em outubro de 2001, em Valladolid (Espanha). No referido texto, intitulado El hispanismo en Brasil, o autor faz uma revisão histórica do termo e propõe um recorte sobre o hispanismo no Brasil, ponderando sobre a especificidade de tais estudos ocorrerem em território lusófono, o que, por si só, apresentava um problema imediato: “la ilusión que durante años llevó – y, a lo mejor, en algunos casos, aún lleva – a que mucha gente en Brasil no creyese necesario un estudio sistemático del español, dada su aparente semejanza con el portugués”.
O problema apresentado pelo professor Mario tem se minimizado com a presença de pesquisadores que, além de amar a língua, a literatura e a cultura espanholas, preocupam-se, também, com questões relacionadas ao ensino, à formação de professores, à produção de material didático no referido idioma etc.
Dessa forma, os autores deste livro são protagonistas dessa mudança ao trazerem olhares diversos sobre variados temas que perpassam o ensino de língua espanhola no Brasil e demonstram que a reflexão sobre a difusão do idioma espanhol e de seu ensino não estão arrinconados neste ou naquele espaço geográfico brasileiro. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0593-2
DOI: 10.24824/978854440593.2
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESPANHOL NO BRASIL:<br>perspectivas teóricas e metodológicas

ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Graduado em Letras Português/Espanhol e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com Estágio Sanduíche na Universidade de Barcelona. Professor na Graduação em Letras-Espanhol e no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS do CERES da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino do CAMEAM-UERN. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Ensino (UFRN) e membro dos Grupos de Pesquisas Práticas Linguísticas Diferenciadas (UFRN) e GEPET (CAMEAM-UERN). 

ALINE BEZERRA VITALIANO
Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista PIBIC 2014/2015 sob a orientação do Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes.

ALISON FELIPE GESSER
Licenciado e Bacharel em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina.

ANA KACIARA WILDNER
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguistica (PPGLg/UFSC) e professora de Comunicação e Espanhol do Instituto Federal de Santa Catarina.

BEATRICE TÁVORA
Graduada em Letras/Espanhol e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do núcleo Quevedo de estudos literários e traduções do século de ouro, do núcleo de estudos de literatura, oralidades e outras linguagens (NELOOL/UFSC) e do projeto corpus online do espanhol escrito com marcas de oralidade (CEEMO).

BEATRIZ FURTADO ALENCAR LIMA
Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, onde também é professora do Departamento de Letras Estrangeiras.

CARINE SANTOS ALBANO
Graduanda do Curso de Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista PIBIC pelo projeto corpus do espanhol escrito com marcas de oralidade.

CARLA AGUIAR FALCÃO
Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão em Empreendimentos Turísticos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará e Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e Coordenadora de área do PIBID do curso de Letras Espanhol do IFRN.

CARLOS FELIPE PINTO
Graduado em Letras/Espanhol e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Linguística pela UNICAMP com Estágio Sanduíche na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona). Professor Efetivo do Departamento de Letras Românicas do Instituto de Letras da UFBA, onde lidera o Grupo de Estudos Linguísticos Hispânicos. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da UFBA. Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia biênio 2014-2016.

CLARISSA PAIVA DE FREITAS
Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista PIBIC 2014/2015 sob a orientação do Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes.

DIARE BRANDELERO
Graduanda do Curso de Letras Espanhol, bolsista PIBIC pelo projeto corpus do espanhol escrito com marcas de oralidade.

ELIABE PROCÓPIO
Graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Filologia Hispânica pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/Madrid) e em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Universidade Federal de Roraima e membro dos Grupos de Pesquisa TRADICE/UFC, SOCIOLIN-CE/UFC, da Red Internacional de Investigadores Dámaso Alonso (CSIC) e do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CIFEFIL).  

FABRICIO PAIVA MOTA
Graduado em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima com estágio sanduíche na Universidade de Cádiz (Espanha). Professor do Curso de Letras e da Especialização em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas da UFRR. Membro do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CIFEFIL), da Sociedad Española de Lingüística (SEL) e da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH). É pesquisador do Grupo de Pesquisa para Análise e Descrição de Línguas Naturais da UFRR.

FRANCISCO ROGÉRIO GOMES BARROS
Graduado em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Metodologia da Língua Espanhola pela FTC e em Gestão Escolar pela UFC. Mestrando em Ciências da Educação – FCU e professor nos cursos Letras Português/Espanhol e Pedagogia (IDETE, EDUCANDO, IESB).  Diretor do Centro de Idiomas e Curso – CIC e professor idealizador do Centro Municipal de Idiomas de Tauá – CEMIT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola - GEPPELE. Gestor da Formação de Espanhol para Professores Indígenas na Aldeia Mundo Novo – Monsenhor Tabosa.

GERMANA DA CRUZ PEREIRA
Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Linguística pela UFC, onde também é docente de Língua Espanhola e Prática de Ensino da Universidade Federal do Ceará.

GIRLENE MOREIRA DA SILVA
Graduada em Letras Português/Espanhol e Mestre em Linguística Aplicada, ambos pela Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE e professora de Língua Espanhola do IFRN - Campus Natal Central. É membro do Grupo de Pesquisa Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas – CEALI/UFV, Literatura: estudo, ensino e (re)leitura do mundo - GP LEER/UECE e do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Linguagens – NUPEL/IFRN.

GLAUBER LIMA MOREIRA
Graduado em Letras Português/Espanhol e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorando em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professor da Universidade Federal do Piauí no Bacharelado em Turismo – CMRV/UFPI. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR/UFPI, do Grupo de Pesquisa Lexicologia, Terminologia e Ensino - LETENS/UECE e Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Línguas Adicionais - GEALA/UFC.

JOCIARA ALENCAR PEREIRA
Graduada em Letras Português/Espanhol e Literaturas pela Universidade Federal de Roraima.

JULIANA LIBERATO NOBRE
Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista PIBIC 2014/2015 sob a orientação do Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes.

KÉLVYA FREITAS ABREU
Graduada em Letras Português/Espanhol e Literaturas e Mestre em Linguística, ambos pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, onde lidera do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas – GEPET.

LEANDRA CRISTINA DE OLIVEIRA
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg). Coordena o projeto de pesquisa corpus do espanhol escrito com marcas e oralidade (CEEMO).

LUCINEUDO MACHADO IRINEU
Graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutor em Linguística pela UFC, com Estágio Sanduíche na Universidade de Buenos Aires. Professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da UNILAB, onde integra o grupo de pesquisa INTERLUSOFONIA.

MARCELO DE MIRANDA LACERDA
Graduado em Letras Espanhol e em Ciências Contábeis, ambos pela Universidade Estadual de Montes Claros.  Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro UTAD- Portugal, revalidado pela FAE - UFMG. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora e doutorando em Educação pela UNISINOS.

MÁRCIA REJANE DE OLIVEIRA
Graduada em Letras Língua Espanhola e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Doutora pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Ensino.

MARÍA ALEJANDRA GODOY ROA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLg/UFSC). Jornalista e Profissional em Estudos Literários.

MARIA SOLANGE DE FARIAS
Graduada em Letras Português/Espanhol e Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Linguística Aplicada pela UECE e Doutoranda em Língua Espanhola pela Universidade de Salamanca. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da FALA – UERN, onde participa como membro do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura - GPELL.

MARIA VALDÊNIA FALCÃO DO NASCIMENTO
Graduada em Letras Português/Espanhol e Literaturas e Doutora em Linguística, ambos pela Universidade Federal do Ceará, onde, atualmente, é Professora do Departamento de Letras Estrangeiras. Membro integrante do GEPLA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Línguística Aplicada (PPGL/UFC) e do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira.

MERITXELL HERNANDO MARSAL
Doutora em Letras Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina.

MIGUEL AFONSO LINHARES
Graduado em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Filologia pela PUC de Minas Gerais. Mestre em Linguística Aplicada pela UECE. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, área de Língua Espanhola, no Campus de Currais Novos do IFRN, com colaboração no Campus Natal – Central.

ROSELI BARROS CUNHA
Graduada em Letras Português/Espanhol, Mestre e Doutora, ambos pela USP. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras e dos programas de Pós-Graduação em Letras e de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará. Tradutora de Terra sem Mapa (2008), de Ángel Rama e autora de Transculturación narrativa: seu percurso na obra crítica de Ángel Rama (2007) entre outros artigos sobre literatura, tradução e cultura. Criadora e coordenadora do GELTTE/UFC/CNPq (Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias).

SAMARA DE SOUZA ALMEIDA RUAS
Bacharel e Licenciada em Letras Português/Espanhol. Mestre em Linguística pela UFRJ e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. Professora do Departamento de Letras Românicas da UFBA, onde participa do Grupo de Estudos Linguísticos Hispânicos.

SHIRLEY DE SOUSA PEREIRA
Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará e em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela. Doutora em Linguística Geral pela Universidade de Santiago de Compostela e professora de língua espanhola na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

TAYNNA DE FÁTIMA BRITO SANTOS
Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Roraima. É professora do Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras (NUCELE/UFRR) na área de Língua Espanhola e Português Língua Estrangeira.

VALDECY DE OLIVEIRA PONTES
Graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro, Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e Pós-doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor na graduação em Letras-Espanhol e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará e um dos Líderes do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira (SOCIOLIN-LE-CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Tradução, Funcionalismo e Ensino (TRAFE –CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará (SOCIOLIN-CE-CNPq) e Membro do Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias (GELTTE-UFC-CNPq).