Autores: Jussara da Silva Rosa Tavares - Maicyra Teles Leão e Silva (Orgs.)
“Não existe formação sem apropriação singular e, logo, sem abertura de um espaço de desvio, hibridação, traição. Respeitar a criatividade de outrem não é desistir de modelos, o que é impossível; é, sim, propor vários modelos e abrir um espaço/tempo de apropriação pessoal. (...) Nas formas da criação considerada artística, o próprio processo de apropriação é uma fonte fundamental do prazer estético: gosto porque sei, precisamente, que, por trágica, ridícula, horrorosa, irrisória que seja a situação apresentada, trata-se de arte, isto é de uma forma particular de se apropriar e representar o mundo. Sendo assim, tudo pode ser mostrado, uma vez que, pelo próprio fato de se tornar objeto de uma apropriação artística, qualquer objeto passa a ser humanizado e, portanto, por local e às vezes polêmico que seja, a ter um valor universal.
Este livro explora, com sucesso, o encontro entre essas duas formas de humanização que são os processos de criação artística e as práticas educativas.”
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0618-2
DOI: 10.24824/978854440618.2
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALEXANDRA GÔUVEA DUMAS
Professora do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Artes do Espetáculo pela pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Paris X (2011) e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2005).
ANA MARIA DE SÃO JOSÉ
Professora do Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Estudos Culturais, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro. Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2005). Especialização em Coreografia pela UFBA.
BIANCA BAZZO RODRIGUES
Professora do Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2013). Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008).
CELSO DE OLIVEIRA JR.
Professor do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2013). Mestre em Letras e Linguística pela mesma universidade (2005).
FERNANDO DAVIDOVITSCH
Professor do Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2014). Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2011), pela UFBA. Formado, dentre outros, em Licenciatura e Bacharelado em Dança (2013), pela mesma universidade.
HÉLIO JOSÉ SANTOS MAIA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília (UnB). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da mesma universidade (2011).
JUSSARA DA SILVA ROSA TAVARES
Professora do Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação Física na linha de pesquisa Corporeidade e Pedagogia do Movimento pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PIO X (1997). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (1994).
LAVÍNIA TEIXEIRA-MACHADO
Professora do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe. Doutora (2014) e Mestre (2010) em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2004).
LOURDISNETE SILVA BENEVIDES
Professora do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (2015). Mestre em Artes Cênicas do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA (2003).
MAICYRA TELES LEÃO E SILVA
Professora do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2014) e Mestre em Arte Contemporânea, pela Universidade de Brasília- UnB (2008).
MARILA ANNIBELLI VELLOZO
Professora do Colegiado de Dança da Faculdade de Artes do Paraná. Doutora pelo Programa de Artes Cênicas da UFBA. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).
RODRIGO GARCIA ALVES
Artista e Pesquisador independente. Mestre pelo Programa de Mestrado Solo, Dança e Autoria na Universidade de Artes de Berlim – UDK (2014) e Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006).
SIDNEY LEANDRO DE OLIVEIRA
Graduando em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Subprojeto Dança/PIBID/UFS.
THÁBATA MARQUES LIPAROTTI
Professora do Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Graduada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (2008).
URÂNIA AUXILIADORA SANTOS MAIA OLIVEIRA
Professora e Coordenadora do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2007), Mestre em Artes Cênicas pela mesma universidade (2002).