Autores: Luciana Cidrim - Silvana Cunha Costa (Orgs.)
Este livro reúne uma coletânea de capítulos de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras que desenvolvem estudos sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas às Ciências da Linguagem. Os textos compilados nesta obra, de caráter interdisciplinar, apresentam trabalhos realizados por professores e profissionais das áreas da Ciência da Computação, Engenharia, Letras, Linguística, Fonoaudiologia e Psicologia. A atenção aos benefícios das TIC às ciências da linguagem é o tema central exposto pelos autores, que descrevem com clareza, o percurso científico de suas pesquisas sobre: o desenvolvimento de aplicativos destinados a aprimorar o ensino da alfabetização, a auxiliar crianças com distúrbio de leitura e escrita e a usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem; reconhecimentos de vozes, análise de sinais e classificação de patologias da voz; ensino de língua estrangeira para surdos, percepção de fala em bebês e reabilitação neuropsicológica em Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). É um convite ao leitor que deseja conhecer ou aprimorar conhecimentos a respeito da aplicabilidade das TIC nos diversos âmbitos da linguagem.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0656-4
DOI: 10.24824/978854440656.4
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANTONIO ROAZZI
Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford obtido em 1988 sob a orientação do Prof. Peter E. Bryant (superviser) e Prof. Donald Broadbent (Adviser). Possui também título de Dottore em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Fez pós-doutorado na University of London, University of Oxford e Instituto Di Scienze e Tecnologie Della Cognizione, ISTC, Roma, Itália. Pesquisador Nível 1A do CNPq, foi membro de Comitês de Avaliação do CAPES, ENEM e FACEPE. Membro Titular (2000-2002) e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2011-2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Sociocognitivo. Ultimamente atua principalmente nos seguintes temas: consciência e autoconsciência, ayahuasca e estados ampliados de consciência, psicologia do desenvolvimento sociocognitivo, aprendizagem da leitura e escrita, lógica mental, teoria da mente, percepção de risco e apego. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2002-2004) e da Facet Theory Association (2011-2013).
CAMILA GAMA MONTEIRO WANDERLEY
Graduada em Design Gráfico pela Faculdade AESO Barros Melo. Experiência de estágios no estúdio de animação BAM (2013), no Laboratório de Impressos da Faculdade AESO Barros Melo (2014) e no Ateliê Jobson Figueiredo (2015).
Possui experiência em Ilustração, Edição de imagem e Identidade Visual.
ELMAR UWE KURT MELCHER
Possui doutorado pela Ecole Nationale Superieure des Telecommunications (1993) em Eletrônica e Comunicações e graduação em Elektrotechnik pela Technische Universitaet Stuttgart (1988). No Brasil desde 1993, atualmente desenvolve pesquisas no Laboratório de Arquitetura Dedicadas - LAD da UFCG, tendo coordenado o projeto do decodificador de vídeo MPEG-4, no âmbito da Rede Brazil IP, vencedor, em 2006, do prêmio Best Design IP/SoC, em conferência internacional realizada na França. É professor associado da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: ASIC, FPGA, processamento de imagens, vídeo, áudio.
ÊNIO LUIZ COSTA TAVARES
Doutorando em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Mestre em Ciências da Linguagem pela UNICAP (2013). É especialista em Língua e Literatura Inglesa pela FAINTVISA (2000). Graduado em Letras pela UNICAP (1994). Possui certificação internacional pelas Universidades de Cambridge e Michigan. Há mais de duas décadas atua na área de Metodologia do Ensino de Línguas, com ênfase em cursos de formação de professores em Recife e São Paulo. Tem como áreas de pesquisa: Aprendizagem com Mobilidade, Contribuições da Linguística para a Linguagem de Aplicativos, Análise Composicional da Multimodalidade dos Signos e Tecnologias da Educação voltadas ao Ensino de Línguas. Atualmente é professor do Instituto Federal de Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão PE) – Campus Ouricuri. Membro do grupo de pesquisa Tecnologias e Sistemas Computacionais do IFPE - Campus Belo Jardim.
FRANCISCO MADEIRO BERNARDINO JUNIOR
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001), atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Suas atividades de pesquisa concentram-se em processamento de sinais de voz e imagem, teoria das comunicações e aplicações de inteligência computacional, áreas em que tem cerca de 200 publicações, na forma de capítulos de livro, artigos em periódicos e trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Desde março de 2012, é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É Professor Adjunto da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde atua desde 2002. É Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE), onde atua na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), desde 2006. Tem atuado como revisor de periódicos internacionais, dentre os quais IET Image Processing e Applied Soft Computing. Concluiu a orientação de 20 e a coorientação de 19 dissertações de mestrado. Obteve Livre-Docência pela Universidade de Pernambuco em 2014.
FRANCISCO MARCOS DE ASSIS
Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica obtidos no Instituto Militar de Engenharia, (IME), Rio de Janeiro, Brasil, nos anos de 1984 e 1992, respectivamente. Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, concluído em 1994. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Seus interesses de pesquisa são teoria da informação e codificação clássica e quântica.
HUGO LEONARDO MACEDO
Mestrando em Design pelo CESAR.edu. Atua no mercado de design multimídia, com sua empresa, há 14 anos. Atualmente, trabalha como Designer na empresa CESAR (Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife).
IVANILDO JOSÉ DE MELO FILHO
Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em Ciência da Computação pela UFPE (2010). Possui Especialização em Redes Convergentes pela FIR - Faculdade Integrada de Recife (2006). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2000). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Convergência, Interação Homem-Máquina e Tecnologia Educacional. Atualmente é professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Belo Jardim. Membro dos grupos de pesquisa Tecnologias e Sistemas Computacionais do IFPE e Ciências Cognitivas e Tecnologias Educacionais (CCTE) da UFPE. Nos últimos anos, vem desenvolvendo pesquisas relacionadas às Tecnologias educacionais emergentes, Aprendizagem informal apoiada por tecnologias, Estudos metodológicos de interação com artefatos educacionais, Design e avaliação de ambientes de aprendizagem. Neste ano de 2015 participou da missão pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) do Programa “Professores do Futuro” realizado na HAMK University of Applied Sciences na Finlândia.
JOSEANA MACÊDO FECHINE RÉGIS DE ARAÚJO
Possui doutorado (2000), mestrado (1994) e graduação (1991) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (COPIN) da UFCG. Coordenadora do BELADIA (Laboratório de Bioenergia, Arquiteturas Dedicadas e Inteligência Artificial) e do LIA (Laboratório de Inteligência Artificial)/UFCG e membro do LAD (Laboratório de Arquiteturas Dedicadas)/UFCG. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, ênfase em Processamento Digital de Sinais de Voz, com destaque para os temas: reconhecimento automático da identidade vocal e análise de patologias da voz. Tem atuação, também, nos âmbitos de ensino e pesquisa, nas áreas de Hardware, ênfase em circuitos lógicos, computação reconfigurável e Inteligência Artificial, ênfase em sistemas inteligentes. Tem participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, com empresas e outras instituições, a destacar: Projetos GASIS (GASes Intelligent Sensing) e REPARAI (REPair over AiR using Artificial Intelligence), coordenadora dos projetos, em parceria com as Usinas Termoelétricas Borborema Energética S.A. e Maracanaú Geradora de Energia S.A./ANEEL e Programa Federal Brazil-IP (Formação de Talentos Humanos na Concepção e Projeto de Sistemas Digitais e Propriedade Intelectual).
LUCIANA CIDRIM
Mestre e Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduação em Fonoaudiologia pela UNICAP (1995). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia CFFa. Professora convidada do cursos de Pós-Graduação em Linguagem e Fonoaudiologia Educacional – Instituto de Desenvolvimento Educacional/IDE - Faculdade Redentor/RJ, e de Psicopedagogia Escolar, Educação Infantil e Educação Especial da Faculdade Joaquim Nabuco. Participa de projetos no âmbito do uso da tecnologia em alfabetização e dislexia. Tem experiência na área de fonoaudiologia, com ênfase em distúrbios da aprendizagem da leitura e escrita, atuando principalmente em Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). Membro da Associação Brasileira de Dislexia – ABD/SP.
LUIZ EDUARDO CERQUINHO CAJUEIRO
Designer Gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), é game designer e artista de jogos. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).
MAÍRA ROAZZI
Psicóloga Clínica e Institucional, Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Pittsburgh, Pós-Doutora em Psicologia pela UFRGS. Área de pesquisa: Desenvolvimento Cognitivo e da Aprendizagem, Ciência Cognitiva da Religião.
PEDRO HENRIQUE MAGALHÃES BRAGA
Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Engenheiro de Software na empresa C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Atuou como pesquisador no Programa de Iniciação Científica (PIBIC), de agosto de 2013 à 2015, tendo recebido prêmio de 2º lugar na 16º JIC - Jornada de Iniciação Científica em 2014, pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência em Ciência da Computação, atuando principalmente no seguintes temas: Processamento de imagens, Desenvolvimento Mobile Android e iOS e Tecnologias Assistivas.
RICARDO FRANCO DE LIMA
Neuropsicólogo, mestre e doutorando em Ciências Médicas (Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas – FCM/ UNICAMP), aprimoramento em psicologia clínica em neurologia infantil (FCM/ UNICAMP). Membro do Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção (DISAPRE), coordenador do Centro de Investigação da Atenção e Aprendizagem (CIAPRE).
ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Letras e Linguística pela UFPE. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professora/pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem e Graduação em Letras. Membro-colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE) da UFPE. Entre seus interesses de pesquisa incluem-se as questões relacionadas aos letramentos e multiletramentos, tecnologia digital, escrita e leitura em ambiente digital, práticas pedagógicas aliadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).
RODRIGO BARBOSA DE LIMA BEZERRA
Mestrando em Engenharia de Software pelo CESAR.edu. Graduado em Ciência da Computação pela UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco). Suas atividades de pesquisa concentram-se em uso da tecnologia na educação, jogos digitais, usabilidade de aplicações voltadas para crianças e desenvolvimento mobile. Desde 2009 trabalha com desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. É Engenheiro de Software na empresa CESAR (Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife).
SÉRGIO DE BRITO ESPINOLA
Mestre, Bacharel e Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua no fomento e desenvolvimento de projetos para as áreas de automação e controle em Energia Elétrica de Usinas Termoelétricas (UTE). É cofundador do grupo BELADIA – Pesquisas em BioEnergia, Arquiteturas Dedicadas e Inteligência Artificial, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG, http://beladia.ufcg.edu.br (projetos ANEEL GASIS e REPARAI). Obteve notável experiência em: a) redes de computadores (projetos, administração, segurança e suporte em sistemas Windows NT, Linux e FreeBSD); b) serviços nos segmentos de Educação, Meio Ambiente e Publicidade; c) sistemas web escolares, de gerência de conteúdo e comerciais; d) treinamento e promoção de eventos — dentre outras. Interesses: Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RCSD), Projetos de Hardware (computação reconfigurável, ferramentas open source), Redes de sensores sem fio (cidades inteligentes, monitoramento remoto e computação em grade). É Diretor e pesquisador no BELADIA e empresário. Foi professor, gerente sênior da rede Brasil IP LAD LABARC (BILL, suporte TIC) e prestou serviços e parcerias na região dos arranjos produtivos local e regionais.
SILVANA LUCIENE DO NASCIMENTO CUNHA COSTA
Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1994). Doutora pela UFCG- Paraíba, em 2008, na área de Processamento da Informação, subárea de Automação e Processamento Digital de Sinais. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), nos Cursos Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, Bacharelado em Engenharia Elétrica. Professora e membro do colegiado do Mestrado em Engenharia Elétrica do IFPB. Atualmente é membro, representante dos docentes da pós-graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPB. Atua principalmente nos seguintes temas: processamento digital de sinais de voz, Reconhecimento de voz e de locutor, técnicas de supressão de ruídos, discriminação de vozes patológicas e análise acústica de sinais de voz. É membro integrante do grupo de pesquisa GTEMA (Grupo de telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicados) no IFPB.
SUZETE CORREIA
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, onde leciona disciplinas no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e na graduação dos cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica e Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Processamento Digital de Sinais e Reconhecimento de Padrões, discriminação de vozes patológicas e análise acústica de sinais de voz.
SYLVIA MARIA CIASCA
Neuropsicóloga, Livre Docente em Neurologia (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP), Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Dificuldades, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção (DISAPRE), Professora Associada III, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP.
THIAGO STRAHLER RIVERO
Psicólogo, doutorando em Ciências da Saúde, Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Linhas de pesquisa: avaliação neuropsicológica, uso de vídeo game e outras tecnologias para reabilitação, TDAH, controle inibitório e técnicas de terapias cognitivas.
VINÍCIUS JEFFERSON DIAS VIEIRA
Possui Graduação em Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2012), Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2014), e atualmente é aluno do Doutorado em Engenharia Elétrica no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. É membro do Laboratório de Processamento de Sinais Acústicos (LASP) do Instituto Militar de Engenharia (IME). Áreas de Pesquisa: Processamento digital de sinais de voz e reconhecimento de padrões.
WAGNER TEOBALDO LOPES DE ANDRADE
Fonoaudiólogo. Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto II do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano e Saúde (NEDHUS/CNPq/UFPB).
WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI
Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife, Licenciada em Pedagogia – Hab. Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia do Recife, Graduada em Psicologia (Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia do Recife, e Doutora em Salud y Familia pela Universidad de Deusto, Espanha (2003). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Linguagem e Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: inclusão, surdo, aquisição da linguagem, linguística, surdocegueira, cego, fonoaudiólogos e escola.
WASHINGTON CÉSAR DE ALMEIDA COSTA
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba - Campus II (1989), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Regional do Nordeste (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba - Campus II (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Atualmente é professor do ensino básico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, atuando, principalmente, nos seguintes temas: características temporais, análise discriminante e classificação de vozes patológicas.