Capa do livro: ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO ESCOLAR: investigações sobre o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos

ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO ESCOLAR: investigações sobre o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos

Autores: Eder Pires de Camargo (Org.)

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro, organizado em 9 capítulos, aborda investigações sobre o ensino e a aprendizagem de ciências para estudantes com deficiência visual e Surdos. Seu primeiro capítulo interpreta o conceito de inclusão a partir do referencial da teoria da ação comunicativa de Habermas. O último analisa, à luz das teorias de Gardner e Vygotsky, a ideia de inteligência e interpreta o conceito de deficiência intelectual a partir do referencial das inteligências múltiplas.
O capítulo 2 relata uma investigação sobre formação docente tendo como fundamento a multissensorialidade. O terceiro descreve a pesquisa acerca da relação docente de sala comum e de sala de recurso visando o ensino de ciências de estudantes cegos do primeiro ciclo do ensino fundamental. O quarto relata a investigação realizada pelo projeto “Cátedras Francesas no Estado de São Paulo”, onde a metodologia de ensino empregada por pesquisadora Francesa junto aos estudantes com e sem deficiência visual em aulas de física é analisada. O quinto aborda a utilização de interface cérebro computador como ferramenta de acessibilidade no ensino de física para estudantes cegos. O sexto capítulo apresenta uma descrição do panorama das investigações sobre o ensino de ciências para estudantes surdos no Brasil. O sétimo apresenta uma investigação sobre o ensino do tema fases da Lua para estudantes com perdas auditivas e o oitavo analisa o ensino dos conceitos de calor e temperatura para estudantes surdos mediados pelo interlocutor de Libras.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0630-4
DOI: 10.24824/978854440630.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO ESCOLAR: investigações sobre o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos

Autores

EDER PIRES DE CAMARGO
Doutor em Educação pela Unicamp, possui graduação em Licenciatura em Física, mestrado em Educação para a Ciência e Pós-doutorado pela Unesp Campus de Bauru. É Docente do Departamento de Física e Química da Unesp de Ilha Solteira e do Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp de Bauru.  Atuou como especialista do curso de deficiência visual na Rede São Paulo de Formação Docente entre os anos de 2013 e 2015.   É orientador do Programa Inter-unidades em Ensino de Ciências, da USP Zona Leste. Coordena o grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar (ENCINE). É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente no tema: ensino de física para alunos com deficiência visual.