Autores: Alvori Ahlert - José Porfírio de Souza - Terezinha Corrêa Lindino - Adelar Aparecido Sampaio - Verónica Gabriela Silva Piovani (Orgs.)
Grandes desafios se colocam sobre a educação para o século XXI e, diante disso, os professores precisam ter domínio sobre o papel determinante das dimensões éticas, ecológicas, sociais, pessoais e culturais para a construção de um conhecimento profissional que facilite a compreensão da realidade que caracterizam os atos educativos. Assim, a obra “DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: comunicação, esperança e prática reflexiva” intenta auxiliar os atuais e futuros professores, com reflexões sobre o contexto escolar.
Deste contexto, explora-se a importância da comunicação no espaço da sala de aula, a prática reflexiva na atuação docente e os fatores contribuintes para o desenvolvimento do mal/bem-estar docente. Neste sentido, trazemos o princípio da (des)esperança como ponto desencadeador de tais elementos, analisando assim a constituição e permanência da formação docente.
Esta obra procura apresentar pontos relevantes que analisam a crise e indica a reflexão dos desafios da profissão docente na atualidade, sugerindo estratégias de atuação frente às adversidades do contexto escolar. Os capítulos deste livro propõem a necessidade de uma abertura dialética no trato da discussão sobre o cotidiano escolar e de seus atores, por meio da formação inicial e continuada dos agentes envolvidos.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0544-4
DOI: 10.24824/978854440544.4
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1