Capa do livro: AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR:<br>percursos, desafios, possibilidades

AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR:
percursos, desafios, possibilidades

Autores: Ivone Martins de Oliveira (Org.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A inclusão de alunos com autismo no ensino comum tem se mostrado um grande desafio para professores, estudantes e suas famílias. Diante disso, o Grupo de Estudo sobre Autismo (Gesa), vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, tem desenvolvido estudos na área e por meio desta coletânea, socializa algumas de suas produções, com a expectativa de que os textos ora apresentados contribuam para ampliar o debate sobre a inclusão do aluno com autismo no ensino comum. Tendo em vista a escassez de estudos sobre a temática e a urgência de se promover condições educativas que efetivamente contribuam para avanços no desenvolvimento de crianças e jovens com autismo, bem como a apropriação de conhecimentos abordados na escola, os autores desta coletânea trazem para a discussão temas pungentes, como: práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva; aspectos históricos da educação de crianças e jovens considerados “anormais”, no início do século; a inclusão de estudantes com autismo na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e no ensino médio; o brincar de crianças com autismo, o processo inicial de alfabetização e a experiência da família. Perpassa os estudos apresentados nesta coletânea um olhar sobre crianças e jovens com autismo como sujeitos com potencial para aprender e se desenvolver, desde que lhes sejam ofertadas as condições de aprendizado apropriadas às suas necessidades educativas especiais. Nesse contexto, a escola tem um papel fundamental no sentido de proporcionar a esses estudantes condições para a inserção em novas e variadas relações sociais, para o contato com práticas sociais significativas para sua inclusão social, bem como o acesso ao conhecimento escolar.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0663-2
DOI: 10.24824/978854440663.2
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR:<br>percursos, desafios, possibilidades

Autores

ANA KÁTIA PEREIRA PINTO
Graduada em Fonoaudiologia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Integra a Linha de Pesquisa: Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. Bolsista FAPES. Membro do Grupo de estudos sobre a relação Saúde- Educação e Fonoaudiologia (GESEF).

FERNANDA FERREYRO MONTICELLI
Graduada em Pedagogia pela PUC-RS. Fez doutorado e mestrado em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente atua como pedagoga em escola pela Prefeitura de Vitória. É membro do Grupo de Estudos Sobre Autismo (GESA), vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial da UFES, onde desenvolve estudos sobre autismo e práticas educacionais inclusivas.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas séries iniciais do ensino fundamental. A história da educação especial no Espírito Santo tem sido o foco de pesquisas.

FERNANDA DE ARAÚJO BINATTI CHIOTE

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é aluna do curso de Doutorado em Educação do PPGE/UFES e professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da mesma universidade, onde atua no Centro de Educação Infantil Criarte. É membro do Grupo de Estudos Sobre Autismo (GESA), vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial da UFES, onde desenvolve estudos sobre autismo e práticas educacionais inclusivas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.

EMILENE COCO DOS SANTOS

Graduada em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é aluna do curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES e professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Vitória/ES. Membro do Grupo de Estudos Sobre Autismo, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial da UFES, onde desenvolve estudos sobre autismo e práticas educacionais inclusivas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Educação Especial.

HELEN CRISTINA CORREIA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela mesma universidade. Atua como Pedagoga na rede municipal de ensino de Vitória-ES. É membro do Grupo de Estudos sobre Autismo (GESA), vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial no Centro de Educação da UFES, desenvolvendo estudos sobre a escolarização do aluno com autismo e formação de professores.

IVONE MARTINS DE OLIVEIRA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre e doutora em Educação pela mesma universidade. Atualmente é professora associada IV do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e integra a linha de pesquisa “Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFES. Coordena o “Grupo de estudos sobre autismo” (GESA), vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação da Ufes, e o Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento humano e práticas educativas em espaços escolares e não escolares”, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Realiza pesquisas na área de desenvolvimento humano, práticas educativas em espaços escolares e educação especial, com ênfase em educação infantil.

HIRAN PINEL

Professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando no Centro de Educação, Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); é doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Educação pela UFES; licenciado e bacharel em Psicologia, Pedagogia, Filosofia, Biologia. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação especial, psicopedagogia e pedagogia social.

SONIA LOPES VICTOR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Centro de Educação, vinculada ao Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa “Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas”. Coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (Neesp) do CE/UFES  e o grupo de pesquisa Infância, Cultura, Inclusão e Subjetividade (Grupicis), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. É membro da rede nacional de pesquisadores em educação especial pelo Observatório Nacional de Educação Especial. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores, jogo infantil, avaliação, políticas e práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão, com foco na área de educação especial.

SULAMYTA DA SILVA PINTO LISBOA

Graduada em Pedagogia pela UFES. Fez mestrado em Educação pela mesma universidade. Atualmente é professora das redes municipais de ensino de Serra e Cariacica/ES e aluna do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/UFES). É membro do Grupo de Estudos sobre Autismo (GESA), vinculado  ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial do Centro de Educação da UFES, desenvolvendo estudos sobre a escolarização dos alunos com autismo e formação de professores.

YVINA PAVAN BALDO
Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela  FAESA e mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professora efetiva da coordenadoria de Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD).