Capa do livro: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TEORIAS PEDAGÓGICAS:<br>reflexões formativas

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TEORIAS PEDAGÓGICAS:
reflexões formativas

Autores: Claudia Gomes (Org.)

A produção deste livro tem como propósito a aproximação e diálogo dos professores e acadêmicos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Teorias Pedagógicas – HISTEDBR/UNIFAL-MG, que sustentados nos referenciais teóricos e metodológicos nos campos da Filosofia, História, Sociologia e Psicologia visam aprofundar e atualizar o entendimento da interface entre Educação e Sociedade.
As discussões lançadas nos textos envolvem tanto a diversidade de objetos e fontes, quanto a problemática da periodização nos estudos histórico-educacionais. Os debates realizados tem como foco o estudo do fenômeno educacional expressos nas investigações das teorias e discursos pedagógicos disseminados na sociedade, relacionando-os tanto ao plano das elaborações científicas quanto ao plano das ideologias.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0747-9
DOI: 10.24824/978854440747.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TEORIAS PEDAGÓGICAS:<br>reflexões formativas
ANDRÉ LUIZ SENA MARIANO
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Araraquara), Mestre e Doutor em Educação (na Área de Concentração em Metodologia de Ensino), ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). É Pesquisador Associado ao GEPCIE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais, sediado na Unesp/Araraquara (e onde realizou estágio de pós-doutoramento) e lidera, na UNIFAL-MG, o Grupo de Pesquisa "Educação, Sociedade e Teorias Pedagógicas", GT/HISTEDBR. É cadastrado junto à Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (RED ESTRADO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, currículo, estudos culturais, relações sociais de gênero, trabalho docente e formação de professores.

BÁRBARA GARCIA FERRI
Graduanda do curso de Biomedicina pela Universidade Federal de Alfenas. Atua em projetos de pesquisa e extensão relacionados à área da saúde, psicologia do desenvolvimento e educação.

CLAUDIA GOMES
Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas na linha de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, além de lecionar e pesquisar nos cursos de graduação na área de Educação e Saúde, atuando principalmente na investigação sob os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural das seguintes temáticas: Interface Psicologia, Educação e Saúde; Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Inclusiva. Possui Pós-doutorado (2014), Doutorado (2010), Mestrado (2005) todos na área de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010). Pesquisadora do grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica (PUCCAMP), e do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Teorias Pedagógicas HISTEDBR/UNIFAL-MG, linha de pesquisa Processos Sociais e Teorias Pedagógicas.

CRISTIANE DOS REIS CARDOSO
Mestranda pela Universidade Federal de Alfenas Unifal/MG. Possui pós graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Uninter (2013), graduação em Pedagogia pela Unifal/MG (2014) e graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano (2004). Tem experiência na área de Educação (regente de turma), na área Educação Especial/Inclusiva (sala de recurso) e na área da psicologia. Atualmente trabalha na sala de recurso do município de Alfenas/MG.

ELAINE RIBEIRO DA SILVA DOS SANTOS
Doutoranda em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui mestrado (2010) e graduação em História - bacharelado (2007) e licenciatura (2009) - pela mesma instituição. Atualmente é professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua na área de ensino e pesquisa com ênfase em História da África e História Atlântica, especialmente nos seguintes temas: história social do trabalho em Angola e no Golfo do Benim e a utilização dos relatos de viagens como fonte historiográfica.

FERNANDA VILHENA MAFRA BAZON
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009) e Pós-doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Especial e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, desenvolvimento infantil, educação especial, formação docente e políticas educacionais. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos, onde leciona nos cursos de Licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas. Participa do PIBID desde maio de 2010, assumindo a coordenação de gestão do PIBID UFSCar (campus Araras) em 2015. Além disso orienta Iniciação Científica na área de Formação Docente, Educação Especial, Ensino de Ciências.

MAÍRA TAVARES MENDES
Professora Assistente da UESC (Área: Ensino de Biologia). Doutoranda em Educação pelo Proped/UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2008), bem como Bacharelado em Ciências Biológicas. Tem experiência em docência nas áreas de Ensino de Biologia, Educação Popular e Formação de Professores. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq de 2005 a 2007 (área de Anatomia Vegetal). É Coordenadora Geral da Rede Emancipa de Cursinhos Populares. Tem interesse nos temas: acesso à universidade, análise crítica do discurso, educação superior, cursinhos pré-vestibulares populares, metodologia do ensino de ciências biológicas. É autora e organizadora, juntamente com Gilberto Cunha e Lisete Arelaro, da publicação "Às Portas da Universidade: Alternativas de Acesso ao Ensino Superior". Colabora com o Grupo de Pesquisa Educação e Comunicação (UERJ) e o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Colemarx/UFRJ).

MARCELA DE ANDRADE RUFATO
É bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em Sociologia pela mesma Universidade. Atualmente é professora na Universidade Federal de Alfenas (MG) e colaboradora da Rede Emancipa (Movimento Social de Educação Popular). Tem experiência de ensino de Sociologia e outras disciplinas no Ensino Médio e no Profissionalizante e experiência de pesquisa e atuação nas áreas de Sociologia Urbana e Sociologia da Educação.

MARCOS ROBERTO DE FARIA
Bacharel e Licenciado em FILOSOFIA pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (2000); Mestre em EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (2005). Doutor em EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO com Bolsa Sanduíche (CAPES) pelo DIPARTIMENTO DI FILOSOFIA da UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI UDINE - ITÁLIA (2008-2009), período no qual atuou como pesquisador no Archivum Romanum Societatis Iesu em Roma. Atualmente, é Professor Adjunto III no Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG, atuando junto aos Programas de pós-graduação em História Ibérica e em Educação. Foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, de 2010 a 2013. É líder do Grupo de Pesquisa "Filosofia, História e Teoria Social" (Cnpq), membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e membro fundador da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação e da Sociedade Brasileira de Retórica. Tem experiência nas áreas de Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia e Educação, Contra-Reforma, Jesuítas, Retórica e História do Brasil-Colônia.

PALOMA ROBERTA EUZEBIO RODRIGUES
Mestranda em educação pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Pós-graduanda em "Uso Educacional da Internet" pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Foi professora de apoio à inclusão na Secretaria de Educação da cidade de Campo Belo, Minas Gerais. Participou como bolsista do Projeto de Pesquisa intitulado "Paralisia Cerebral: Práticas Pedagógicas, Aquisição do Sistema de Escrita e Outras Aprendizagens". Participou como bolsista do Projeto de Estímulo à Docência (PIBIB/PED UFOP), subprojeto de Pedagogia em conjunto com o subprojeto dos cursos de Música e Artes Cênicas, no acompanhamento da prática pedagógica. Atuou como voluntária no Projeto de Extensão: Programa de Educação Tutorial - PET, com o tema "Saúde e Educação: Interlocução de Saberes". Trabalhou na rede pública municipal de ensino, da cidade de Mariana, como monitora de alunos no Programa de Educação em Tempo Integral. Tem experiência na área de Educação com ênfase em ensino-aprendizagem, com o tema educação especial.

PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA
DOUTOR (2002) e MESTRE (1995) em Filosofia pela PONTIFICIA UNIVERSITÀ SAN TOMMASO DI ROMA - ITÁLIA, LICENCIADO em Filosofia pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, MESTRE em Teologia pela PONTIFICIA UNIVERSITÀ SAN TOMMASO DI ROMA - ITÁLIA, BACHAREL em Teologia pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO. Trabalhou em Universidades privadas como professor, coordenador de curso e diretor. Foi professor adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde coordenou o curso de Filosofia, foi membro do Conselho de Ensino e Pesquisa e da Câmara de Iniciação Científica - Área de Ciências Humanas. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). membro do BASIs - Banco de Avaliadores do INEP/MEC; membro da ALFE (Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação); membro do Grupo de Pesquisa: Filosofia, Historia e Teoria Social da UNIFAL-MG e do Programa de Mestrado em História Ibérica. Coordena o curso de Pós Graduação lato sensu em Teorias e Práticas em Educação da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia, Filosofia da Educação, Ética e Teoria Crítica.

PAULO ROMUALDO HERNANDES
Tem Graduação e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Possui Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Como pesquisador tem experiência na pesquisa nos seguintes temas: Teatro de José de Anchieta, história da educação, jesuítas, Brasil Colônia. Como docente tem atuado em Filosofia, Ética, Filosofia da Educação, História da Educação, Fundamentos da Educação e Metodologia do Trabalho Científico, entre outras disciplinas. Publicou o livro O Teatro de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil colônia pela editora Alínea com apoio da FAPESP. Membro permanente do programa de pós-graduação stricto sensu História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas. Membro permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade Federal de Alfenas. 

POLIANA FERNANDES DOS SANTOS
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas . Atualmente é licencianda no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes) por mais de dois anos, desenvolvendo práticas metodológicas na área de ensino de ciências/biologia nas escolas parceiras. Além disso, atuou em projetos de pesquisa e extensão, desenvolvendo trabalhos relacionados á área de ensino.

ROMEU ADRIANO DA SILVA
Doutor na área de Filosofia e História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Mestre na área de História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. Graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas e atua nas áreas de História da Educação, Marxismo e Educação e Teoria e Filosofia da História.