Capa do livro: MOVIMENTOS MICROPOLÍTICOS EM SAÚDE, FORMAÇÃO E REABILITAÇÃO

MOVIMENTOS MICROPOLÍTICOS EM SAÚDE, FORMAÇÃO E REABILITAÇÃO

Autores: Virgínia Kastrup - Adriana Marcondes Machado (Orgs.)

Os textos da coletânea abordam questões teóricas e metodológicas relativas ao campo da saúde, da formação e da reabilitação que são, de modo indissociável, éticas, estéticas e políticas. Explicitam controvérsias, tensões e incertezas, além de convidar à transposição de limites com a criação de novos dispositivos e estratégias no campo micropolítico.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0760-8
DOI: 10.24824/978854440760.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MOVIMENTOS MICROPOLÍTICOS EM SAÚDE, FORMAÇÃO E REABILITAÇÃO
ADRIANA MARCONDES MACHADO
Doutora em Psicologia Social (Instituto de Psicologia da USP-SP) e Professora Doutora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo. Publicou Crianças de Classe Especial: efeitos do encontro da saúde com a educação (Casa do Psicólogo, 1994), é uma das organizadoras de Psicologia Escolar: em busca de novos rumos (Machado, Souza, 1997) e de Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação (Machado, Fernandes e Rocha, 2007) e autora de artigos em livros e revistas. Suas pesquisas se articulam em torno da interface entre psicologia e educação, educação inclusiva, pesquisa-intervenção. É coordenadora do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP desde 2011.

CRISTINA RAUTER
Professora titular de Psicologia Social e Institucional do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e na pós-graduação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Filosofia, no Programa de Pós Graduação em Filosofia na UFRJ (2010) e estágio senior realizado na Universidade de Picardie Jules Verne D'Amiens, França (2011). Publicou o livro Criminologia e Subjetividade no Brasil, Editora Revan, 2003 e Clínica do Esquecimento, Eduff, 2012. Possui diversos artigos relacionados à questão crime e das prisões, da violência e dos processos de subjetivação contemporâneos. Coordena o Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Processos de Criminalização Contemporâneos. (TRANSCRIM).

EDUARDO PASSOS
Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Foi consultor do Ministério da Saúde para a implantação da Política Nacional de Humanização do SUS (2003-2008), realizou consultoria junto ao International Center for AIDS Careand Treatment Program do Mailman School of Public Health da Universidade de Columbia (EUA) (2008-2009), ao Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/CFP) como membro da Comissão ad hoc de Metodologia do CREPOP (2010-2011), ao Projeto Multicêntrico Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de São Paulo/Assis “Formação em Humanização do SUS: avaliação dos efeitos dos processos de formação de apoiadores institucionais na produção de saúde nos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo” (2012-2013). É um dos autores do livro Políticas da cognição (Kastrup, Tedesco, Passos, Sulina, 2008) e um dos organizadores do livro Pistas do Método da Cartografia (Passos, Kastrup e Escóssia, Sulina, 2009).

FLAVIA LIBERMAN
Terapeuta Ocupacional, Doutora em Psicologia Clínica (Pontifícia Universidade Católica-SP) e Professora no Curso de Terapia Ocupacional, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde (Modalidade Profissional ). Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde – LEPETS, do Laboratório Corpo e Arte da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista e integrante do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. Publicou: Danças em Terapia Ocupacional (Summus,1995), Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional (Summus, 2008). É uma das organizadorasde Grupos e Terapia Ocupacional (Maximino e Liberman, Summus, 2015) e diversos artigos em livros e revistas. Suas pesquisas se articulam em torno do tema do corpo e das artes na interface com a saúde, formação e trabalho em saúde e grupos.

JOÃO LEITE FERREIRA NETO
Doutor em Psicologia Clínica (Pontifícia Universidade Católica - SP) e Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Publicou o livro Psicologia, políticas públicas e o SUS (Escuta, 2011), entre outros. Editor do periódico Psicologia em Revista.

LAURA POZZANA
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e instrutora do Sistema Río Abierto. É pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do NUCC- Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos. É autora do livro O Corpo em Conexão (Editora da UFF, 2008) e tem diversos artigos publicados. É envolvida por temas como corpo, arte, clínica e deficiência visual. Coordena desde 2007 uma oficina de Corpo, Movimento e Expressão no Instituto Benjamin Constant, prática que deu nascimento à sua tese de doutorado Movimento Sensível e Vital: uma oficina articulando a cegueira com o mundo, defendida em 2013.

LUIS EDUARDO P. ARAGON
Médico cardiologista. Mestre em cardiologia pela UNIFESP. Psicanalista e doutor em Psicologia Clínica (Pontifícia Universidade Católica - SP). Publicou O impensável na Clínica: virtualidades nos encontros clínicos (Sulina/UFRGS, 2007).

LUCIANO BEDIN DA COSTA
Psicólogo e Doutor em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFRGS. Tem como interesse de pesquisa o escrever e suas relações com processos de vida, trabalho e formação. Publicou Estratégias Biográficas: o biografema em Barthes, Deleuze, Nietzsche e Henry Miller (Sulina, 2011) e Vidas do Fora: habitantes do Silêncio (Editora da UFRGS, 2010).

MARIA CRISTINA G. VICENTIN
Doutora em Psicologia Clínica (Pontifícia Universidade Católica-SP) e Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP onde coordena o Núcleo de estudos e pesquisa Lógicas Institucionais e Coletivas. Publicou A vida em rebelião: histórias de jovens em conflito com as leis (Hucitec, 2005) e diversos artigos em livros e revistas. Suas pesquisas se articulam em torno dos temas saúde mental, direitos humanos e justiça; dispositivos  clínico-institucionais em saúde mental e produção de subjetividade; práticas jurídicas e psicologia, tendo como foco o campo da infância e adolescência. É coordenadora do Programa de Reorientação Profissional em Saúde (PROSAÚDE) e do Programa Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) da PUC-SP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (Coordenadoria de Saúde Norte), desde 2012.

MAURICIO LOURENÇÃO GARCIA
Doutor em Psicologia Clínica (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade). Professor adjunto III da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista (UNIFESP - BS). Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS) e do Grupo de Pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva (UNICAMP) com publicações sobre formação de profissionais de saúde, clínica comum, atenção integral à saude e subjetividade contemporânea.

SILVIA TEDESCO
Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (1999), fez pós-doutorado em Análise Institucional na Universidade de Paris VIII ( 2008-2009). Trabalhou como supervisora de Clinica-institucional em CAPS ad (2000-2008). É professora titular do Instituto de Psicologia da UFF e coordenadora do Observatório de Saúde Mental e Justiça Criminal/UFF, com apoio do MS.  Atua principalmente com os temas: políticas públicas de saúde mental, método da cartografia, linguagem e subjetividade. Publicou Políticas da Cognição (Kastrup, Tedesco e Passos, Sulina, 2008) e organizou os livros: Polifonias: Clínica, Política e Criação (Maciel Junior, Kupermann, Tedesco, Contracapa, 2005), Ética e Subjetividade: novos impasses no contemporâneo (Tedesco, Nascimento, Sulinas, 2009) e Pistas do Método da Cartografia vols. 2 (Passos, Kastrup e Tedesco, Sulina, 2014).

VIRGÍNIA KASTRUP
Doutora em Psicologia Clínica (Pontifícia Universidade Católica-SP) e Professora Titular do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de psicologia cognitiva. Publicou A invenção de si e do mundo (Papirus, 1999; Autêntica, 2007) e Políticas da Cognição (Kastrup, Tedesco e Passos, Sulina, 2008). É uma das organizadoras de Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade (Passos, Kastrup e Escóssia, Sulina, 2009), Pistas do Método da Cartografia v.2: a experiência da pesquisa e o plano comum (Passos, Kastrup e Tedesco, Sulina, 2014), Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual (Moraes e Kastrup, Nau, 2010) e diversos artigos em livros e revistas. Suas pesquisas se articulam em torno do tema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual. Foi coordenadora, juntamente com Guilherme Vergara, do projeto Encontros Multissensoriais no Museu de Arte Moderna do Rio (2011-2013).

YARA M. CARVALHO
Doutora em Saúde Coletiva (Unicamp) e Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Publicou Nas fronteiras da educação física e das ciências humanas: itinerários (Hucitec, 2009) e Práticas corporais e a Clínica Ampliada (Mendes, V.M. e Carvalho, Y.M., Hucitec/Capes, 2015). É uma das organizadoras das coletâneas: As práticas corporais no campo da saúde (Hucitec/Capes, 2013) e Práticas corporais no campo da saúde: uma política em formação (Hucitec/Capes, 2015) e artigos. Suas pesquisas se articulam em torno dos temas formação e educação em saúde; a Educação Física no SUS; o corpo na contemporaneidade; corpo, arte e clínica; as práticas corporais e o cuidado com o corpo na atenção básica/atenção primária à saúde e o corpo na formação em saúde. Coordena o grupo Corpus – Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia + Artes.