Capa do livro: PSICOLOGIA EM ESTUDO:<br>resultados de um processo de formação

PSICOLOGIA EM ESTUDO:
resultados de um processo de formação

Autores: Silvia Helena Brandt - Allan Martins Mohr - Lygia Maria Portugal de Oliveira - Marcelo de Oliveira (Orgs.)

Esta coletânea apresenta o resultado de trabalhos científicos de conclusão de curso de Psicologia. Oriundos de reflexões conjuntas de alunos e seus professores, o objetivo foi, sobretudo, ressaltar o compromisso da Psicologia com as diversas temáticas que circunscrevem o cotidiano.
São textos que retratam a relação da psicologia com temas relacionados a Políticas Públicas e questões comunitárias, como: suicídio, dependência química, a saúde pública e a redução da maioridade penal. Outros textos relacionam a Psicologia à educação, e permitem ao leitor refletir acerca de estudos que tratam desde aspectos relativos à agressividade nas instituições educativas, até questionamentos sobre a educação superior, perpassando pela questão da sexualidade na educação infantil. Ainda, o fazer do profissional psicólogo também é retratado em discussões que circunscrevem a atuação em hospitais, abrigos infantis e mesmo na clínica. Outros estudos apresentam também aspectos especificamente nosográficos, como os textos sobre transtornos alimentares e autismo.
São diferentes perspectivas teóricas que fazem deste livro uma contribuição para se pensar em uma Psicologia que, em sendo ciência, está para servir àqueles que fazem dela a sua existência, a saber: o Próprio Ser Humano.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0767-7
DOI: 10.24824/978854440767.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA EM ESTUDO:<br>resultados de um processo de formação
ADRIANA PELLANDA GAGNO
Psicóloga, licenciada e Mª. em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atualmente cursa o doutorado em Educação; realizou aperfeiçoamento em Saúde Mental pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ); tem formação em Psicanálise; foi professora, coordenadora do curso de Psicologia e coordenadora da Clínica de Psicologia Aplicada da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Atua hoje como professora de psicologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), em Curitiba.

ADRIANO PEREIRA
Psicólogo, formado pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL); especialista em Terapia cognitivo comportamental pela Faculdade Metropolitana do Planalto Norte (FAMEPLAN); possui cursos de extensão em Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Hipnose Clínica pelo Sindicato dos Terapeutas Alternativos do Paraná (Sinthalpar).

ALLAN MARTINS MOHR
Me. em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; pós-graduação lato sensu em Psicanálise pela Faculdade Dom Bosco; graduado em Psicologia e bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Atua como psicólogo na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e como professor de Psicologia na Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Bolsista CAPES.

ANA PAULA JUNGLES HREISEMNOU
Graduada em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Psicóloga Organizacional.

ANTONIELA YARA MARQUES DA SILVA DIAS
Mª. em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR). Docente da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Psicóloga clínica analista do comportamento.

CARLA CAROLINE DUMS ORASMUS
Com experiência de dez anos como educadora em educação infantil; Mª. em Desenvolvimento Comunitário (UNICENTRO) e graduado em Psicologia (FACEL). Atualmente é psicóloga social, atuando na Prefeitura de Colombo - onde desenvolve seu trabalho junto ao Sistema Único de Assistência Social - e como professora da FACEL.

CAROLINA ELOISA RUBIA E SILVA MARINI
Psicóloga, graduada pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras - FACEL. Atua na área clínica tendo como embasamento os princípios da Psicanálise.

DÉBORA LUCIA ANUNCIAÇÃO PORTO
Graduada em Psicologia e bacharelado em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL).

DIEGO DA SILVA
Especialista em Arteterapia pelo Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba – ITECNE; graduado em Psicologia pela FACEL e em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Camões; pesquisador do Ambulatório de Dermatologia do Hospital de Clínicas da UFPR; mestrando em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR e especializando em Psicologia da Saúde e Hospitalar pelas Faculdades Pequeno Príncipe; ainda, membro da comissão de Psicologia Hospitalar do CRP/PR e psicólogo clínico.

ELISÂNGELA GUSI
Mestranda em Educação (PUCPR), Especialista em Psicomotricidade Relacional (CIARPR), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UTP) Professora do EnsinoSuperior.

FRANCISCA ELISABETE FERREIRA RODRIGUES DA SILVA
Psicóloga graduada pela Faculdade de Administração, Ciências e Letras FACEL; possui Diploma em Psicologia pelo Instituto Interuniversitário de Macau em conjunto com a Universidade Católica de Portugal, especialização em andamento em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análise Relacional – CIAR. Atualmente realiza atendimentos clínicos com enfoque na abordagem Psicanalítica.

GISELE ALVES MANHAES DA CRUZ
Graduada em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL. Realizou permanência de um ano em atendimento clínico na Serpiá - serviços e programas para a infância e adolescência; cursando o programa de Psicanálise e Cultura Célio Pinheiro. Trabalha atualmente como psicóloga clínica em consultório particular e prestando atendimentos individuais na clínica naturalista Oásis Paranaense.

GRAZIELE ZONTA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, onde participa do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais e Constituição do Sujeito – NUPRA; Mª. em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina; especialista em Psicodrama Terapêutico pela Associação Paranaense de Psicodrama; graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é psicóloga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPR, onde integra o Núcleo de Pesquisa Psicologia, Educação e Trabalho - NUPET. Professora na FACEL-Faculdade de Administração Ciências Educação e Letras.

JOICE LUIZA FERREIRA DE GÓES
Graduada em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL. Atua desde 2011 com Recursos Humanos, possui vivência com Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento.

JOSÉ CARLOS AMORIM
Pós Graduado em Dependência Química; Psicólogo, graduado pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL); educador Social na Gestão de Políticas Sociais no município de Curitiba/PR.

LOURIETE LUZIA DOS SANTOS
Especialista em Interdisciplinaridade; especialista em Inclusão; pós-graduada em Magistério Superior; Graduada- bacharel em Letras: Português, Inglês e Literatura, pela TUIUTI- Pr. Professora universitária e ensino médio nas disciplinas de Comunicação Empresarial, Redação Técnica e Português.

LUCIANA MARA FINGER
Mª. em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Curso de Psicologia da FACEL – Faculdade de Administração, Ciência, Educação e Letras Psicóloga, Especialista em Saúde Mental e Intervenção Psicológica pela Universidade Estadual de Maringá;. Servidora pública do Estado do Paraná. Suas atividades profissionais consistem na elaboração e gestão de programas, projetos e serviços de cunho social, sobretudo ao público infanto-juvenil; tem como embasamento teórico os princípios da Psicanálise. Sua área de estudos direciona-se às manifestações da violência, suas consequências e efeitos traumáticos.

LYGIA MARIA PORTUGAL DE OLIVEIRA
Mª. em Educação (UFPR), onde atualmente é doutoranda da linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano – Educação (UFPR); graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR);. Foi professora do curso de Psicologia da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) e integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE/ FACEL). Atualmente integra o Núcleo de Psicologia Comunitária, Educação e Saúde – NUPCES/ UFPR e é pesquisadora financiada pela CAPES.

MARCELO DE OLIVEIRA
Psicanalista. Me. em Filosofia (PUC-Pr). Trabalhou por mais de 10 anos no Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz nos serviços de internamento integral e ambulatorial. Trabalha na área clínica em consultório e é Coordenador da Clínica-escola da Faculdade FACEL e, professor do curso de Psicologia nesta mesma instituição.

MARIANA BENATTO PEREIRA DA SILVA SCHREIBER
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná; mestrado em Clínica do Corpo e Antropologia Psicanalítica pela Universidade Paris 7 - Denis Diderot - título reconhecido pela USP. Atualmente é psicóloga clínica, psicóloga judiciária e professora do curso de Psicologia da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL. Tem experiência na área de psicologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: o analista, anorexia, psicanálise, infância e juventude.

MARINA BEATRIZ DE PAULA
Mª. em Análise do Comportamento pela UEL; especialista em Psicologia Clínica: Terapia Comportamental e Cognitiva pela FEPAR; graduada em Psicologia pela UFPR. Experiência em Psicologia Clínica e da Saúde. Atua como psicoterapeuta analítico-comportamental de adolescentes, adultos e casais. Orientadora profissional. Docente do curso de Psicologia da FACEL.

MÔNICA MARCONDES STEGANI
Psicóloga especialista em Psicomotricidade Relacional. Atua como Psicóloga Clínica e como Psicomotricista Relacional no Lar Infantil Sol Amigo e na Escola de Educação Infantil Cantinho do Céu.

NEUSA RIBAS DE PAULA ANDRUCHECHEM VIEIRA
Psicóloga, formada pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras - FACEL. Embasamento teórico TCC.

PRISCYLA KUNZENDORFF DA PENHA LINDNER
Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Educação Especial pela Faculdade Bagozzi. Pós-graduanda em Psicodrama Psicoterapêutico pela Associação Paranaense de Psicodrama. Psicóloga clínica graduada pela Faculdade FACEL – Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Graduada em Pedagogia pela Uniandrade.

SHEYLA DE OLIVEIRA ESTEVAM
Graduado em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL. Atuaçao na abordagem psicanalítica. Atualmente faz Pós-graduaçao em Psicanálise Juridica pela UNIBRASIL (Faculdades Integradas do Brasil).

SILVIA BRANDT
Mª. em Psicologia Social pela Universidade Tuiuti. Pós Graduada em Saúde Mental com foco em Dependência Química e Pós Graduada em Gestão do Sistema Único da Assistência Social; psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Doutoranda em Psicologia pela Universidad de Ciencias Enpresariales e Sociales - UCES (Buenos Aires/AR). Psicóloga na Coordenação de Atenção à População em Situação de Rua na Gestão de Políticas Sociais no Município de Curitiba/PR.

ZÉLIA CAETANO
Psicóloga. Graduada pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, com experiência na área hospitalar e clínica; pós graduanda em Neuropsicologia pelo Centro Educacional Uninter e Gestão de RH pela Faculdade Bagozzi. Integra a Comissão de Psicologia Clínica do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (COTEPIC) e Grupo de Trabalho sobre Psicologia Clínica do Sindicato dos Psicólogos do Paraná. Possui cursos de extensão na área da Psicologia da Saúde, Clínica Psicanalítica, Psicologia do Trabalho e Psicologia Social.