Autores: Arlete Vieira Da Silva
Assumido o perfil de um livro-tese, este livro é a publicização de meu percurso de formação durante o doutoramento em educação e contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia. O trabalho inserido no campo de estudos da pesquisa autobiográfica analisou as implicações de experiências narradas em memoriais de formação acerca do percurso de formação de estudantes-estagiários ao tornarem-se professores. O Gênero textual memorial de formação assumiu a centralidade e corpus teórico-metodológico ao ser concebido como um dispositivo de pesquisa-formação e o estágio como um entre lugar da experiência de iniciação à docência. Ao adotar o ateliê biográfico, como o procedimento metodológico, desenvolvido em etapas e articulados em eixos temáticos, os estudantes-estagiários foram motivados a revisitar suas experiências escolares, de ensino e de docência, no percurso da formação inicial, como possibilidade de apreensão de seus processos de formação. A escrita de memoriais, como dispositivo de pesquisa-formação, fundada na dimensão autopoiética, oportunizou que, ao narrarem suas histórias, fossem apreendendo sentido às experiências e ressignificando a representação de si. Assim sendo, o espaço-tempo do estágio configurou-se, também como experiência formadora ao articular-se em reflexão e aprendizagens acerca da docência, revividas no movimento da escrita para os estudantes-estagiários e lugar aprendente da formação para as instituições promotoras da formação.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0866-7
DOI: 10.24824/978854440866.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ARLETE VIEIRA DA SILVA
É professora na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, cidade Ilhéus - BA onde ministra a disciplina estágio supervisionado no Curso de Letras. Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Salvador - BA e Mestre em Ciências da Educação pela UFPel, Pelotas, RS.