Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DEBATE:<br> educação superior, educação profissional e licenciatura em enfermagem

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DEBATE:
educação superior, educação profissional e licenciatura em enfermagem

Autores: Adriana Katia Corrêa - Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza (Orgs.)

Este livro é fruto do Projeto “A formação de professores no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS): políticas, ações e construção de conhecimento” inserido no Programa Pró-Ensino na Saúde – CAPES - em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde - tendo como foco realizar pesquisas e ações educativas voltadas à formação docente na área da saúde/enfermagem no contexto do SUS.
Apesar da docência universitária ser o enfoque prioritário do Pró-Ensino na Saúde, no projeto acima mencionado, uma das linhas de pesquisa e de desenvolvimento de ações refere-se à formação de professores por meio da licenciatura em enfermagem, para atuação na educação profissional, ou seja, na formação dos trabalhadores técnicos de nível médio em saúde/enfermagem.
Assim, os capítulos que compõem este livro estão organizados em duas partes: a parte I que se volta para a formação de professores para a docência universitária e a parte II cujo foco é a formação de professores para a educação profissional e suas interfaces com a licenciatura em enfermagem.
Esperamos que, em seu conjunto, este livro seja disparador de novas produções e diálogos sobre o fecundo e desafiante campo da formação de professores na área da saúde.
Adriana Katia Corrêa
Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0871-1
DOI: 10.24824/978854440871.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DEBATE:<br> educação superior, educação profissional e licenciatura em enfermagem

ADRIANA KATIA CORRÊA
Departamento de Enfermagem Geral e Especializada - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

MARIA CONCEIÇÃO BERNARDO DE MELLO E SOUZA
Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

ANA CAROLINA SILVA TELES
Mestre em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

CAROLINE SILVA MORELATO COLONI
Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

CINIRA MAGALI FORTUNA
Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

ERNESCHÉ RODRÍGUEZ ASIEN
Faculdad Economía – Universidad de La Habana (2005-2013) – Cuba.

FERNANDA DOS SANTOS NOGUEIRA DE GÓES
Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

GILLES MONCEAU
Laboratório de pesquisa École, Mutations et Apprentissages (EMA) - Université de Cergy-Pontoise – França.

GLAUCIA MARIA DA SILVA DEGRÈVE
Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

KÁTIA PEREIRA DE BORBA
Doutoranda do Programa Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

LETÍCIA LOPES DORNELES
Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

MARCELLO ANTONIO BENEDINI LIMA
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

MARIA JOSÉ CLAPIS
Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

MARLENE FAGUNDES CARVALHO GONÇALVES
Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

NEIRE APARECIDA MACHADO SCARPINI
Aluna do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da  Universidade de São Paulo.

NILTON CÉSAR GRANVILE
Enfermeiro, Mestre em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

NOELI PRESTES PADILHA RIVAS
Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

ORNELLA PADOVANI
Aluna do Programa Doutorado em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo.

PEDRO GOERGEN
Faculdade de Educação UNICAMP / Unisos.

RAQUEL CEQUALINI FROZONI
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

ROSÂNGELA ANDRADE AUKAR DE CAMARGO
Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

VIVIAN PRADO MARTINS
Graduanda do curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

YASSUKO IAMAMOTO
Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo