Autores: Antonia de Abreu Sousa - Elenilce Gomes de Oliveira - Enéas de Araújo Arrais Neto (Orgs.)
Quais são as mediações históricas da baixa escolaridade dos trabalhadores brasileiros dos quais, perto de 50% não completaram os oito anos de escolaridade? Esses dados representam um duro contraste com as exigências da atual estrutura produtiva que, sob o mito da empregabilidade, transfere aos trabalhadores a responsabilidade pela formação profissional de modo a se tornarem empregáveis segundo as exigências do mercado. A negação de uma educação básica pública, de qualidade, gratuita, universalizada para toda a população tem um contraponto controverso na ênfase à preparação estrita para o trabalho que é oferecida ao longo do século XX e nas lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.
Profª. Dra. Maria Aparecida Ciavatta
Professora Titular em Trabalho e Educação, Associada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0867-4
DOI: 10.24824/978854440867.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 346
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Professor do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará, graduado e mestre em Filosofia, doutor em Educação, líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação – GPEFE, certificado pelo CNPq, pesquisador do Labor - Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira da UFC/Fortaleza.
ADRIANA ALVES DA SILVA
Cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará; professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFCE, Campus de Iguatu; pesquisadora do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
ANA PATRÍCIA DIAS
Doutora em Sociologia no programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB; professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; pesquisadora da área Sociologia do Trabalho.
ANA PAULA LIMA AZEVEDO
Cursa Mestrado no programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará; pesquisadora do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
ANDRÉIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Doutora em Educação pela UFRN, lotada no Departamento de Ciências da Educação da UNIR - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Porto Velho; professora no mestrado acadêmico em Educação da UNIR e Pesquisadora dos Grupos UNIVERSITAS, PRÁXIS E HISTEDBR. Membro do Observatório da Educação CAPES/MEC/INEp.
ANTÔNIO CARLOS MACIEL
Doutor em Ciências Socioambientais pela UFPa, professor do Departamento de Ciências da Educação da UNIR - Universidade Federal de Rondônia – Campus de Ariquemes; professor no mestrado acadêmico em Educação da UNIR. Líder do Grupo de Pesquisa: Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade – CIEPES/ITES/UNIR.
ANTONIO VALRICÉLIO LINHARES DA SILVA
Mestre em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará; Integrante do Laboratório de Educação Popular, Trabalho e Movimentos Sociais – LUTEMOS/FACEDI; pesquisador do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
CASSANDRA RIBEIRO JOYE
Doutora em Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Santa Catarina; professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Coordenadora da Diretoria de Educação a Distância do IFCE-DEAD e dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e dos projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de EAD.
CLAUDIANA MARIA NOGUEIRA DE MELO
Doutora em Educação Brasileira pela UFC; professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), atuando no setor Teoria e Prática da Educação.
ELENILCE GOMES DE OLIVEIRA
Doutora em Educação, na Universidade Federal do Ceará; professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; pesquisadora do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR) e do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP).
ENÉAS DE ARAÚJO ARRAIS NETO
Doutor em Educação; professor na Universidade Federal do Ceará (UFC), Adjunto III – Departamento de Estudos Especializados – FACED; coordenador do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
ERASMO MIESSA RUIZ
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC; professor Adjunto K da Universidade Estadual do Ceará – UECE; consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (PNH/MS) e coordenador da Regional Nordeste II da PNH/MS. Presta supervisão Institucional no Centro de Referência da Mulher de Fortaleza/Ce.
ERIKA MARTINS ARAÚJO
Estudante do Curso de Bacharelado em Serviço Social do IFCE Campus de Iguatu. Bolsista PIBIC/IFCE.
ERIKA ROBERTA SILVA DE LIMA
Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.
FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES
Professora de Filosofia da Educação FACED/UFC – Universidade Federal do Ceará, graduada e mestra em Filosofia, doutora em Educação, líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana, certificado pelo CNPq, pesquisadora do Labor – Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional, membro efetivo do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira da UFC/Fortaleza.
FRANCISCA GENY LUSTOSA
Doutora em Educação, na Universidade Federal do Ceará; professora na Universidade Federal do Ceará.
FRANCISCA NATÁLIA DA SILVA
Cursa mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.
FRANCISCO JOSÉ LIMA SALES
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará – UFC; professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira na UFC; pesquisador do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
GILSON DE SOUSA OLIVEIRA
Cursa doutorado no programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará; pesquisador do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
INGRID LOUBACK DE CASTRO MOURA
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC.
ISABEL MAGDA SAID PIERRE CARNEIRO
Cursa doutorado no programa de Pós-Graduação em Educação da UECE; Mestra em Educação Brasileira pela UFC; Pedagoga no IFCE – Campus de Maracanaú.
JERCIANO PINHEIRO FEIJÓ
Cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará; Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFCE, Campus de Caucaia; pesquisador do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
KEYLA DE SOUZA LIMA CRUZ
Cursa doutorado no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federa do Ceará – UFC; Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – Campus de Maracanaú; pesquisadora do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
LENINA LOPES SOARES SILVA
Doutora em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPED/IFRN; professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE; professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP/IFRN.
MARCELO SANTOS MARQUES
Doutor em Sociologia na Universidade Federal do Ceará; pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional – NUPEP; pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Ecológica e Meio Ambiente – GEPEA; professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.
MÁRCIA LORENA BEZERRA PEIXOTO
Especialista em Políticas Públicas, Serviço Social e Direitos Sociais pela UECE; Bacharela em Serviço Social pela UECE; Assistente Social no IFCE – Campus de Maracanaú.
MARIA APARECIDA CIAVATTA
Doutora em Ciências Humanas (Educação); professora Titular em Trabalho e Educação, Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará; professora do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; professora no programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd – UFMA.
NEIDIMAR LOPES MATIAS DE PAULA
Mestra em Educação Brasileira, na Universidade Federal do Ceará; Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
OCÉLIO JACKSON BRAGA
Cursa doutorado em Educação na Universidade Federal do Ceará; professor da Universidade Federal do Piauí; pesquisador do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
PATRÍCIA FERNANDES DE FREITAS
Mestra em Educação Brasileira na UFC; Especialista em Serviço Social na UnB; Assistente Social da Pró-Reitoria de Extensão do IFCE.
RAPHAEL PIRES DE SOUZA
Cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará; pesquisador do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
RONALDO DE SOUSA ALMEIDA
Doutor em Educação na Universidade Federal do Ceará; professor designado na Universidade do Estado de Minas Gerais; pesquisador do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
SOCORRO LETÍCIA FERNANDES PEIXOTO
Mestra em Políticas Públicas e Sociedade – UECE; professora do Curso de Serviço Social da Faculdade Cearense – FAC; pesquisadora do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional – Labor.
TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Pós-Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Doutora em Educação pela URV/ES; professora associada do Departamento de Ciências da Educação da UNIR - Universidade Federal de Rondônia, Campus de Porto Velho; Líder do Grupo de Pesquisa PRÁXIS/UNIR e pesquisadora do LIEPEE/USP; coordenadora e docente no mestrado acadêmico em Educação da UNIR.
TÁSSIA PINHEIRO DE SOUSA
Licenciada em Química pelo IFCE Campus de Maracanaú. Cursa Mestrado no programa de pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Educação Profissional - Labor.