Capa do livro: ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS

ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS

Autores: Christiana Lourenço Leal

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Sinopse

Este livro – originado de tese de Doutorado homônima defendida na Faculdade de Letras da UFRJ – propõe uma análise original e interessante de redações escritas por alunos surdos do INES. A autora, Christiana Leal, professora do INES desde 2007, pretende mostrar como a Libras, língua primeira do surdo, influencia na escrita em português, especialmente no que concerne às estratégias de referenciação usadas nos textos.
A pesquisa, feita com alunos concluintes do Ensino Médio, analisa 9 redações, elaboradas a partir da reprodução, em Libras, do conto "A incapacidade de ser verdadeiro", de Carlos Drummond de Andrade. Christiana Leal nos mostra, a partir da comparação entre o conto drummoniano, a contação em Libras e os textos redigidos pelos alunos, como as elipses, os encapsulamentos e as anáforas nominais e pronominais vão se desenrolando, colaborando para a construção textual.
Ao final, temos a certeza de que ainda há muito o que pesquisar sobre textos escritos por surdos, mas este livro inovador já acena para um caminho a ser trilhado no estudo teórico sobre Libras, referenciação e linguagem, e na abordagem prática desses temas, associando-os ao ensino.

(Professora Doutora Leonor Werneck dos Santos, UFRJ).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0096-8
DOI: 10.24824/978854440096.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS

Autores

CHRISTIANA LOURENÇO LEAL

Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011). Professora de Língua Portuguesa/Redação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC) e da Escola Sesc de Ensino Médio, desenvolve pesquisas relativas às estratégias de referenciação na leitura e na produção escrita em Língua Portuguesa, bem como à análise de textos produzidos por indivíduos surdos.