Autores: Vilma Aparecida de Pinho - Raquel Lopes (Orgs.)
Os artigos que compõem esta coletânea são resultado de um empreendimento de coragem, de ousadia e, acima de tudo, de entusiasmo e encantamento pela educação como devir, como possibilidade. Assim, o livro nasce encravado no cotidiano de estudantes e professores envolvidos em experiências de ensino, pesquisa e extensão, materializadas em sessões de estudos dirigidos, seminários e orientações individuais, elementos fundamentais na formação docente, que provocavam reflexões e posicionamentos éticos e políticos dos autores em face das diferentes realidades por eles estudadas. Tivemos como escopo principal ampliar e consolidar práticas que estreitassem laços entre a universidade e a escola de educação básica, tanto por meio do ensino, via formação continuada, quanto por meio da pesquisa, via estágio supervisado com inserção de alunos (as) nos contextos de educação escolar e não escolar. Interessou-nos, muito mais do que provocar eventuais rupturas teórico-epistemológicas, abrir espaço para o que de novo vem se fazendo na formação de professores, instituindo a pesquisa como eixo estruturante da formação acadêmico-científica. Por isso, mas também devido ao tempo como cronologia e como subjetividade, socializamos os conhecimentos produzidos como etapas progressivas de formação de sujeitos que, em diferentes abordagens e em diferentes tempos, demonstram sensibilidades, criatividade, empenho e, sobretudo, compromisso com a construção do conhecimento na perspectiva da diversidade – diversidade que, para além de um discurso ou bandeira de luta, é aqui concebida como traço inerente à vida e, como tal, nos instiga a compreendê-la, do lugar onde estamos e atuamos como sujeitos que ensinam, que aprendem e que, acima de tudo, refletem sobre seu fazer.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0899-5
DOI: 10.24824/978854440899.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
VILMA APARECIDA DE PINHO
A organizadora da obra Vilma Aparecida de Pinho, em nome de Sofia Albres Pinho Falcão, faz homenagem às crianças que conferem uma realidade de alegria, arte e aventura à educação brasileira. Viva as crianças! A pesquisadora fez mestrado em Educação na UFMT (2004), doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense – UFF (2010) e Pós-Doutorado em Educação Física no PPGEF- da Universidade Federal de Mato Grosso (2015). É professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas/GEABI/UFPA e pesquisa sobre Relações étnico-raciais e Educação; Infância, Diversidade e Direitos Humanos; Corpo e Cultura. Coordenou o PROINT – Projeto Integrado Pesquisa, Ensino e Extensão: Interdisciplinaridade, ensino, pesquisa e extensão em práticas pedagógicas inovadoras no laboratório de Pedagogia, cujo objetivo foi potencializar o Laboratório de Pedagogia como espaço dialógico e de mediação permanente na articulação: ensino, pesquisa e extensão por meio de atividades nucleadoras e práticas pedagógicas inovadoras, assim como articular mecanismos de formação que desenvolvessem nos alunos de Pedagogia uma consciência crítica em relação à pesquisa como ferramenta de autonomia intelectual em relação aos métodos de pesquisas, intervenção e criação na Educação Básica.
RAQUEL LOPES
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará em Co-Tutela com a Universidade Paris XIII (2009), mestre em Letras/Linguística (2002) e Licenciada em Letras/Português (1997) também pela UFPA. Atualmente, é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPA/Campus de Altamira, onde também realiza pesquisa na área dos Estudos do Letramento, Variação Linguística e Educação Diferenciada. Em 2010/2011, quando era vinculada ao Curso de Letras, coordenou o Projeto Integrado/PROINT: Os desafios do novo Projeto Pedagógico da Licenciatura em Letras de Altamira: outros olhares sobre a formação do Professor de Língua Portuguesa e Literatura na região da Transamazônica, de onde se originou a ideia desta publicação.
ALCIONE CARDOSO DE SOUZA
Pedagoga pela Universidade Federal do Pará.
ALCIONE SOUSA DE MENESES
Possui mestrado em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia (UFPA-IFCH). É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003), onde atua como Professora Assistente no Educação do Campo. Tem experiência em Formação Docente e Planejamento Educacional. Realiza pesquisa e extensão nas seguintes temáticas: campesinato; identidade; docência; Pedagogia da Alternância e Memória.
ARLETE MÁRCIA DE PINHO
Possui graduação em Filosofia-Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), quando foi bolsista do programa Conexões de Saberes. Atualmente faz o Mestrado em Educação no PPGE/IE – no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, no qual desenvolve estudos sobre crianças-infâncias indígenas.
BELENI SALÉTE GRANDO
Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, onde atua como docente na Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Doutora em Educação e Pós-Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina com estudos sobre a educação do corpo nas sociedades indígenas da América Central e nas relações interétnicas em Mato Grosso, numa perspectiva da Educação Intercultural, que compreende o Corpo como pessoa que se educa na relação com o Outro, mediado pelas culturas que, de forma conflitiva, reforçam o domínio da cultura eurocêntrica e autoritária da sociedade capitalista atual. Coordena o COEDUC – Grupo de Pesquisa sobre Corpo, Educação e Cultura/CNPq (2005).
ELISA AUGUSTA LOPES COSTA
Doutoranda em Letras: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo PPGL/UFT. Mestre em Estudos de Linguagem com ênfase em Literatura e Estudos Culturais. Atua tanto na área de Língua Portuguesa como de Literatura, bem como na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Atualmente é Professora e pesquisadora da Faculdade de Letras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, ministrando as disciplinas de Latim, Linguística Românica, História da Língua Portuguesa, Semântica, Tipologia e Gêneros Textuais, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura. Foi membro da Coordenação do Núcleo Docente Estruturante – NDE deste Curso.
GILCILENE DIAS DA COSTA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA/CUNTINS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa PHILIA – Filosofia, Linguagem e Alteridade na Educação (UFPA). Pesquisadora nas áreas de Educação e Cultura, Filosofia da Diferença, Filosofia da Linguagem, Currículo, Arte, Literatura, com interfaces ao pensamento de Nietzsche e Deleuze.
IRLANDA DO SOCORRO OLIVEIRA MILÉO
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - São Paulo, mestre em Educação - Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2007) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira. Tem experiência na área de Educação e Poder Local, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação, formação de professores, gestão, sistemas de ensino e políticas educacionais.
JOSÉ VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Doutor em educação pela UFRGS. Professor efetivo da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (UFPA/PPGEDUC). Vice-coordenador do Grupo PHILIA – Filosofia Linguagem e Alteridade na Educação.
JOCIVANE SANTOS BARROS
Graduada em Pedagogia e Bolsista do PROINT (2010/2011) – Projeto Integrado Pesquisa, Ensino e Extensão: Interdisciplinaridade, ensino, pesquisa e extensão em práticas pedagógicas inovadoras no laboratório de pedagogia.
LÉIA GONÇALVES DE FREITAS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2001), especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos (UFPA, 2002); Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Pará – UFPA (2016) e Mestra em Educação, Linguagens e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2014). Discute questões relacionadas à formação de professores com ênfase na Educação Infantil; Pedagogia em Ambiente não Escolar (Educação em Saúde, Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Social e Pedagogia Empresarial) e Educação para as Relações Étnico-raciais negras na UFPA/Campus de Altamira, onde atua como professora do Curso de Pedagogia e pesquisadora do Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas.
LEONARDO LUCAS DE SOUSA
Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira (2010). Atualmente, estuda Terapia Ocupacional, no Campus de Guamá, em Belém.
PAULA DINIZ BRAGA
Estudante do Curso de Letras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira e Bolsista do PROINT (2010/2011) - Os desafios do novo Projeto Pedagógico da Licenciatura em Letras de Altamira: outros olhares sobre a formação do Professor de Língua Portuguesa e Literatura na região da Transamazônica.
RENAN RABELO CORRÊA
Licenciado em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira (2015) e Bolsista do PROINT (2010/2011) - Os desafios do novo Projeto Pedagógico da Licenciatura em Letras de Altamira: outros olhares sobre a formação do Professor de Língua Portuguesa e Literatura na região da Transamazônica (2010/2011). Atualmente, é professor de Língua Portuguesa na rede municipal de Altamira/PA.
RENATA CECIM BICELLI FARRAPO
Graduada em Pedagogia e Bolsista do PROINT (2011/2012) – Projeto Integrado Pesquisa, Ensino e Extensão: Interdisciplinaridade, ensino, pesquisa e extensão em práticas pedagógicas inovadoras no laboratório de pedagogia.
ROZINALDO RIBEIRO DA SILVA
Licenciado em Pedagogia (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005). É professor efetivo da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira-UFPA/Faculdade de Educação, onde trabalha com a disciplina Política e Legislação da Educação. Tem experiência em Educação Básica (Prefeitura Municipal de Altamira/PA e SEDUC/PA) e Superior, tendo sido Professor Substituto da Universidade Federal do Pará por duas vezes, atuando, principalmente, nos temas Trabalho, Educação e Emancipação, Legislação Educacional, Política Educacional e Formação de Professores. Ocupou, também, o cargo de Assessor Técnico da Delegacia Regional do Trabalho no Pará (MTE/DRT/Pa). É pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará. Também é pesquisador cadastrado no Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq Trabalho, Educação e Educação Profissional.