Autores: Filomena de Arruda Monteiro - Adair Mendes Nacarato - Helena Amaral da Fontoura. (Orgs.)
A Coleção Pesquisa (auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos tem como propósito reunir um conjunto significativo de trabalhos resultantes de investigações com narrativas biográficas e autobiográficas (orais, escritas, audiovisuais e digitais), em que se articulam as noções de experiência, busca de sentidos e produção de conhecimentos, nas mais diversas áreas: científica, artística, literária, cultural, midiática, em articulação direta com a Educação e campos afins.
Os autores e organizadores convidados a integrar os livros da Coleção são pesquisadores representativos do movimento biográfico internacional, que participam, na Europa e nas Américas, de grupos de pesquisa, associações científicas, instituições de ensino superior e se congregam para estreitar laços de cooperação acadêmica entre suas instituições, tradições disciplinares, abordagens inovadoras do ponto de vista epistemológico, teórico-metodológico e prático da pesquisa (auto)biográfica, frente a seus objetivos e desafios.
Os livros da coleção buscam contribuir para a ampliação dos diálogos e redes de pesquisa-formação, nos domínios dos estudos (auto)biográficos, no campo educacional e campos afins, implicando a sistematização de conhecimentos sobre narrativas, experiências e sentidos do ato de biografar-se.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0929-9
DOI: 10.24824/978854440929.9
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 312
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
SOBRE AS ORGANIZADORAS
FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/ PPGE/UFMT-Cuiabá; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente-CNPq, Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Atualmente é coordenadora de ensino de Graduação em Pedagogia.
ADAIR MENDES NACARATO
Licenciada em Matemática pela PUC Campinas, mestra e doutora em Educação pela Unicamp. Atua como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. É líder do grupo de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM).
HELENA AMARAL DA FONTOURA
Professora Associada Faculdade de Formação de Professores Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ). Pesquisadora 2 CNPq. Bolsista Prociência UERJ. Cientista do Nosso Estado FAPERJ.
SOBRE OS AUTORES
ADRIANA VARANI
ANA IVENICKI
Ana Ivenicki é PhD em Educação pela University of Glasgow. Tem Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Educação Comparada, Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional.
ANA MARGARIDA VEIGA SIMÃO
Doutora em Ciências da Educação, na área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa (FPCE-UL). Atualmente é coordenadora do curso de Psicologia. É Professora associada da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na aprendizagem auto-regulada.
ELANA CRISTIANA DOS SANTOS COSTA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Práticas Curriculares pela Universidade Federal Fluminense. Tem Graduação em Pedagogia e Comunicação Social. É membro do GEPED – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e
Formação de Professores, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. É professora da Rede Municipal de Educação de Niterói.
ELIANE GREICE DAVANÇO NOGUEIRA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Mestrado Profissional em Educação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas – GEPENAF e membro do grupo de estudo e pesquisa GEPEC da UNICAMP. Coordenadora do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, Eu tô voltando para casa: narrativas sobre a formação e desenvolvimento profissional de alunos egressos do curso de Pedagogia, iniciantes na docência.
HELOÍSA SILVA
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), possui Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática (1998), Mestrado (2000) e Doutorado (2007) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da mesma universidade. É professora Assistente Doutora (Nível II) do departamento de Educação Matemática, IGCE/UNESP, Rio Claro, vice-líder do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (www.ghoem.org) e atua no Programa Pós-Graduação em Educação Matemática, IGCE/UNESP, Rio Claro.
FABIANE PUNTEL BASSO
Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Especial e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Grenoble-França. Pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
JACQUELINE DE FATIMA DOS SANTOS MORAIS
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores. É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo". É Procientista da UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado.
JOANA ELISA RÖWER
Doutora em Educação/UFSM, Mestre em Educação/UFSM, Esp. em Gestão Educacional/UFSM, Licenciada em Sociologia/UFSM e Bacharel em Ciências Sociais/UFSM. Docente no Ensino Superior (FAP/MA), com experiência na Educação Básica. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (FAP/MA). Principais temas de atuação: Educação, Ensino de Sociologia e, Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação. Associada a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph) e a Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida (ANNHIVIF).
JORGE ALBERTO CHONA PORTILLO
Maestro en Ciencias Antropológicas. Docente e Investigador en la Universidad Pedagógica Nacional (UPN) y en la Benemérita Escuela Nacional de Maestros. Un viajero por la literatura y la narrativa para la investigación en el campo de la educación.
JORGE LUIZ DA CUNHA
Mestre em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná/ UFPR e Doutor em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universitat Hamburg, Alemanha. Atua como professor titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM. No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas.
JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Licenciada em Geografia. Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa Geo(BIO)grafar: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores e pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Coordena o subprojeto de Geografia “Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES na UNEB, Campus XI. Sócia efetiva e secretária adjunta da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph.
LUCIANA ESMERALDA OSTETTO
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e na pós-graduação. Com doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, desenvolve pesquisa e extensão no campo da Educação Infantil, articulando temas relacionados a formação de professores e narrativas autobiográficas, prática pedagógica, arte e educação estética.
LUCIANO DE AZAMBUJA
Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Florianópolis Continente. Licenciatura Plena em História pela Universidade do Rio Grande (FURG). Especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Áreas de interesse: canção popular, educação histórica, educação profissional, científica e tecnológica, História de Santa Catarina, História da Arte e História da Gastronomia.
MARGARÉTE MAY BERKENBROCK-ROSITO
Pós-Doutorado em História da Educação, Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação, UNICAMP- SP. Mestrado em Educação (Currículo), PUCSP. Professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Gestão Educacional, na UNICID-SP. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Educação Estética, Formação e Narrativas.
MARIA LÚCIA RODRIGUES MÜLLER
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE).
MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas
(2000). Professora Adjunta e Pesquisadora na Graduação e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Rio Claro. Integra a linha de pesquisa: Linguagem –– Experiência – Memória – Formação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (CNPq). Coordena o Projeto de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/PROEX/UNESP.
MAIRCE DA SILVA ARAUJO
Doutora em Educação UFRJ, com Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP) e no Instituto Politécnico de Leiria (IPL/Leiria) Portugal. Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Docente do Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais. Procientista. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Rede de Docentes que Estudam e Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita (REDEALE). Líder do Grupo de Pesquisa: Vozes da Educação: História(s), Memória(s), Formação de Professores(as).
ROSAURA ANGÉLICA SOLIGO
Doutora em Educação pela UNICAMP, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC), coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, com experiência em alfabetização, formação continuada, reorientação curricular, documentação da prática profissional, produção de material didático e videográfico e mediação de projetos de escrita.
ROSVITA KOLB BERNARDES
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2011). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Professora e Coordena o curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Assessora das proposições curriculares da educação infantil da Prefeitura de Belo Horizonte.