Autores: Eduardo Ferreira Chagas - Joaquim Iarley Brito Roque - Antonio Marcondes dos Santos Pereiras (Orgs.)
Pressupomos que o pensamento filosófico sobre as ciências é fundamental, se aceitarmos a tese de que a própria filosofia é um tipo de saber, que, embora muito específico, se propõe a investigar os mais variados campos da experiência. No livro, que ora se apresenta, se encontram os esforços concentrados de pesquisadores na tarefa de elucidar como, na interioridade constitutiva dos arcabouços teóricos das grandes correntes modernas da Filosofia da Ciência, germinam ideias capazes de fundamentar ações educativas e práticas formativas. O que subjaz às reflexões presentes na obra é a ideia de que qualquer investigação de rigor no campo das ciências, se faz via reflexão crítica sobre as epistemologias que estão no pano de fundo das práxis formativas humanas, ou seja, se constrói a partir da noção de que as teorias das ciências nos colocam diante de uma dupla tarefa, de transformamos o campo do saber e, consequentemente, os sujeitos desse saber. Não podemos compreender a ciência como um campo fechado em si mesmo, mas, sim, como campo que se constitui fundamentalmente pelo diálogo crítico. Nesse sentido, os textos que se seguem procuram suscitar questionamentos acerca do papel das mais diversas correntes epistemológicas na construção dos paradigmas modernos, que, de uma forma ou de outra, norteiam as possíveis leituras ditas “científicas” das dimensões individuais e coletivas da vida humana.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1032-5
DOI: 10.24824/978854441032.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
EDUARDO FERREIRA CHAGAS
Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 1989), Mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1993) e Doutorado em Filosofia pela Universität Kassel (2002). É professor efetivo (associado) do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED - UFC. Coordenador do Grupo de Estudos Marxistas – GEM –, vinculado ao Eixo Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação, e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED - UFC. Orientador do Programa Jovens Talentos/CNPQ. Atualmente, é pesquisador bolsista de produtividade CNPQ e dedica suas pesquisas ao estudo da filosofia política, da filosofia de Hegel, do idealismo alemão e de seus críticos Feuerbach, Marx, Adorno e Habermas.
JOAQUIM IARLEY BRITO ROQUE
Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI), Psicólogo (CRP 11/08040), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) pela linha Filosofia e Sociologia da Educação, Professor de Psicologia e bolsista de qualificação docente pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão), Professor de Filosofia pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, membro do Grupo de Estudos Walter Benjamin e a Filosofia Contemporânea (GEWEBE), Líder de Grupo de Pesquisa em Psicologia Humanista (GPPH). Atualmente pesquisa nas áreas de Psicologia, Filosofia, Fenomenologia, Epistemologia, Ética e Política.
ANTONIO MARCONDES DOS SANTOS PEREIRA
Graduado em História pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC da Universidade Estadual do Ceará -UECE; Mestre em educação pela UECE e Doutorando em Educação Brasileira – UFC na Linha: Filosofia e Sociologia da Educação/Eixo: Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação; bolsista de produtividade acadêmica pela FUNCAP. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas do marxismo, método dialético, pensamento pós-moderno, teoria da História e o pensamento do filósofo marxista húngaro Gyögy Lukács.