Autores: Soraya Diniz Rosa - Edilma Maria de Albuquerque Vasconcelos - Raquel de Mendonça Rosa-Castro (Orgs.)
Este Livro é composto por 12 capítulos, escritos por 24 autores das diversas áreas de atuação profissional (biologia, enfermagem, farmácia, medicina, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional) e ilustrado por uma terapeuta ocupacional. A provocação para a construção dos textos ocorreu a partir da vivência deste grupo no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental de Sorocaba, uma parceria desenvolvida entre a Prefeitura Municipal (Secretaria Municipal de Saúde) e a Universidade de Sorocaba – Uniso. A Residência Multiprofissional em Saúde Mental de Sorocaba surge com o propósito de viabilizar a formação de recursos humanos para o SUS, corroborando para o desenvolvimento e a manutenção de um efetivo sistema público de saúde. Levando em consideração a realidade loco-regional, objetivou-se a parceria para implementação e defesa de políticas de uma rede de atenção à saúde no modelo de atenção psicossocial. Assim, a formação profissional foi vinculada à melhoria da qualidade dos serviços prestados, no que diz respeito ao cuidado integral e a singularidade do sujeito. Além disso, pretendeu propiciar espaços de reflexão sobre a complexidade e o enfrentamento das situações da prática cotidiana, que coloca o trabalhador como centro do SUS, dando-lhe o encargo do desenvolvimento de ações, projetos e ofertas de saúde para a população. Este livro é o resultado das experiências dos trabalhadores de saúde, dos residentes, dos professores e dos gestores que participaram da construção deste Programa.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1039-4
DOI: 10.24824/978854441039.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
SORAYA DINIZ ROSA
Graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981),graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1985), Especialização em Psicodrama pela Escola de Psicodrama de Sorocaba (2004), Aperfeiçoamento em Saúde Mental pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (2006), Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012), na área de concentração em Fundamentos da Educação. É professora da Universidade de Sorocaba, atuou como professora substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (2006-2007) e como professora da Escola de Psicodrama de Sorocaba (2005-2007). Atualmente coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade de Sorocaba-UNISO. Atua na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Terapia Ocupacional e em Saúde Coletiva, e na área de Educação com ênfase em Formação Profissional e Políticas Educacionais. Os principais temas abordados em sua produção são: terapia ocupacional, formação profissional e políticas educacionais, gestão em saúde, grupos populacionais excluídos, com destaque na saúde mental, saúde coletiva e políticas públicas na saúde.
EDILMA MARIA DE ALBUQUERQUE VASCONCELOS
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1985), Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Ceará (1987), Especialização em Análise Clínicas pela Universidade Federal do Ceará (1989), Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: dislipidemia e aterosclerose.
RAQUEL DE MENDONÇA ROSA CASTRO
possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade do Sagrado Coração (1993), graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade do Sagrado Coração (1991), especialização em Análises Clinicas pela Universidade do Sagrado Coração (1993), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2013). Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e Pesquisador da Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Superior, Universidade comunitária.