Autores: Cleria Bitencorte Meller
O cotidiano de sala de aula tem sido minha referência ao longo de mais de meio século dedicados à educação em todos os níveis de ensino - da Educação Básica à Pós-Graduação. Durante todos esses anos, convivi com muitas realidades, que influenciaram meus saberes e fazeres relacionados ao aprender a ao ensinar, principalmente Ciências da Natureza e Biologia.
Desafios, dúvidas e incertezas perpassaram o meu dia-a-dia. Foram sendo superadas por acreditar na importância do(a) professor(a) na medicação da construção de conhecimentos pelos estudantes. Os cinco decênios vivenciados na área minha constituição como professora pesquisadora. Revendo trajetória, refletindo sobre meus acertos e erros sobre o meu fazer pedagógico, ajudaram a buscar estratégias para tornar a aprendizagem mais significativa para nossos estudantes.
Diante disso, acredito na necessidade da formação continuada dos(as) professores(as) no seu espaço de atuação, como uma possibilidade para melhorar a educação. Entretanto, na formação continuada deverão estar presentes ferramentas que ajudem aprofundar conhecimentos na sua área de atuação. Isto significa dizer que o professor precisa estudar mais, pesquisar etc.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1008-0
DOI: 10.24824/978854441008.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
CLERIA BITENCORTE MELLER
É Doutora em Educação, ênfase em Educação Ambiental pela UNISINOS; Mestra em Educação nas Ciências: Meio Ambiente pela UNIJUI; Especialista em Preservação do Meio Ambiente pela UPF; graduada em Ciências Plenas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras D Bosco (1979). Tem uma vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Atuou como Secretária Municipal de Educação, Supervisora do Curso de Formação de Professores dos Anos Iniciais, de Biologia e Química no Ensino Médio. Foi professora universitária de 1986 a 2009 na UNIJUI, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. A partir de 2010 passou a ser servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa, onde desempenhou a função de Diretora de Pesquisa e Extensão e coordenou o PIBID na Licenciatura de Matemática, desenvolvendo ações em interação com escolas. Os temas de suas ações de pesquisa e extensão são Educação pela Pesquisa, Educação Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Bacias Hidrográficas, Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Biologia no Ensino Médio. Coordenou projetos de pesquisa e de extensão financiados pelo CNPq e Agência Nacional das Águas.