Autores: Heder Cleber de Castro Rangel
Heder Cleber de Castro Rangel traz nesse livro sua experiência em linguagem publicitária, sob a ótica da teoria do discurso, para refletir sobre os discursos concernentes – a esta modalidade - que circulam e se entrelaçam no âmbito social.
Enveredando pelas tramas do discurso, Heder nos contempla com uma reflexão profícua e madura, ao tempo em que nos guia pelos caminhos da comunicação publicitária, em seus fundamentos, explicitando seus meandros e, ao mesmo tempo, esclarecendo suas relações com o capital, pela via de sentidos que podem ser atribuídos ao discurso em questão.
A partir do estudo, o entrelaçamento do poder econômico e do poder político permite ao leitor, pela via da análise realizada, conhecer a complexidade, de um discurso que se pretende convincente e eficaz em suas intenções comerciais.
No entanto, o que surpreende e inova é uma investigação aprofundada que foge à mesmice da responsabilidade do discurso da publicidade, sobre as determinações sociais. Como o próprio autor nos diz, algumas reflexões procuram, apenas, “um culpado para determinadas orientações”. Assim, o estudo realizado por Heder, com respaldo na Análise do Discurso de linha francesa e nas teorizações sobre linguagem, efetivadas nos círculos bakhtinianos, traz novas possibilidades de leitura do tema em foco. E, ainda, contempla não apenas os estudiosos de linguagem e discurso, mas, também, leigos que tenham interesse no entendimento do discurso da publicidade.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1068-4
DOI: 10.24824/978854441068.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
HEDER CLEBER DE CASTRO RANGEL
Possui Doutorado em Linguística e Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas; Graduação em Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda) pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professor Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas (UFAL-CAMPUS DO SERTÃO-DELMIRO GOUVEIA). É Professor pesquisador do GEDOM – Grupo de Estudos Discurso e Ontologia Marxiana (UFAL-MACEIÓ). É também Coordenador do GEDD – Grupo de Estudos Diálogos Discursivos (UFAL-CAMPUS DO SERTÃO-DELMIRO GOUVEIA). Possui experiência profissional em consultoria de Comunicação, Publicidade e Propaganda e Marketing.