Autores: Ana Heloisa Molina - Carlos Augusto Lima Ferreira (Orgs.)
Essa coletânea agrega textos de professores de várias regiões do país, oriundos de pesquisas e investigações na academia e no universo escolar e propõe refletir os caminhos, possíveis, do ensino de História.
Os debates em torno da História e do Ensino de História vêm se intensificando no país, frente aos avanços teóricos e metodológicos desta área de estudos, das reflexões sobre questões centrais da educação em sentido amplo e do engajamento de um variado espectro de sujeitos e instituições.
Refletir sobre os conhecimentos que construímos coletivamente como profissionais de história, e em diálogo com outros campos de conhecimento e em diferentes espaços profissionais discutir o ensino de história enquanto “lugar”: lugar teórico, de produção e mediação de saberes; lugar de fronteira, de confluência de e com outros múltiplos saberes, como nos lembra Ana Maria Monteiro, é o mote dos autores aqui reunidos.
Agrupados em eixos, alguns tradicionais e outros contemplando temas da contemporaneidade, como livro didático, história e cultura afro brasileira, formação de professores, saberes docentes, ensino e aprendizagens em História, currículos e memórias do ensino de História oferece ao leitor um painel de discussões pertinente às transformações vivenciadas no campo sobre o ensino de História.
Os caminhos percorridos sugerem perspectivas de pesquisa, ações e intervenções que envolvem o ensino de História e seus atores tecendo outros textos e construindo outros contextos.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1083-7
DOI: 10.24824/978854441083.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 556
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
CARLOS AUGUSTO LIMA FERREIRA
Possui graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1985), mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (1998) e doutorado em Educação - Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (2003). Atualmente é avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando no Programa de Pós Graduação em História (mestrado) e nos cursos de Graduação em História e Pedagogia. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de História, com ênfase na formação de professores, atuando com os seguintes temas: educação, história, aprendizagem, ensino de história e novas tecnologias. Coordenador do GEPENH - Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (Diretório CNPq). Coordenador do PIBID Interdisciplinar (História, Geografia e Letras) e Coordenador do Laboratório de Formação de Educadores - LIFE-UEFS-CAPES.
ANA HELOISA MOLINA
Possui graduação em História pela Faculdade Auxiliun Filosofia Ciências e Letras de Lins (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista- Unesp-campus de Marília (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Atua na pós graduação lato sensu (Especialização em História Social e Ensino de História) e stricto sensu (Mestrado em História Social, linha História e Ensino) desta instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, linguagens visuais no ensino de história, Eliseu Visconti, imagens e conhecimento histórico e imagens e ensino de história, memória e história. Realizou estágio pós doutorado junto ao programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Maria Mauad o projeto “Usos e funções do fotojornalismo na produção do saber histórico: uma crítica visual dos livros didáticos de História. 1985-1995” em 2012-2013. Participa dos grupos de pesquisa: Iconografia e História; Imagem, Memória e Informação (IMI) e Rede de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem em História. É integrante do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História (LEDI) na UEL.