Autores: Luci Mary Duso Pacheco
A pedagogia da Alternância é uma proposta educativa que visa à formação integral do jovem rural no aspecto intelectual e profissional, enfatizando a iniciativa própria, a criatividade individual, o trabalho em equipe, o senso de responsabilidade, de cooperação e de solidariedade. O livro “Pedagogia da Alternância: Práticas Educativas escolares de enfrentamento da exclusão social no meio rural” aborda a discussão quanto ao lugar da Pedagogia da Alternância, enquanto prática educativa desenvolvida nas Casas Familiares Rurais, na construção de uma nova organização escolar que possibilite o enfrentamento da exclusão social no meio rural, espaço marcado por desigualdades, privações, limitações, mas também, por oportunidades, desenvolvimento e crescimento profissional. A pesquisa foi realizada na Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen, seus alunos, monitores, egressos e suas famílias. Também foram ouvidos alunos de escola regular urbana, residentes no meio rural e lideranças educacionais. Os resultados desse estudo apontam que tanto no trabalho como na organização da Casa Familiar Rural existem elementos que viabilizam uma formação voltada para o enfrentamento da exclusão social. Esses elementos fortalecem o conhecimento de novas técnicas e modos de produção, possibilitam uma prática agrícola ecológica e sustentável, melhorando o rendimento da produção e com isso elevam os lucros. Ficou claro com a pesquisa que a Casa Familiar Rural tem um lugar especial na formação dos jovens agricultores da região, compartilhando com os mesmos conhecimento e suporte técnico necessários a uma formação cidadã, mobilizada, atuante e idealizadora de novos rumos para a produção agrícola voltada para a sustentabilidade no meio rural.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1054-7
DOI: 10.24824/978854441054.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LUCI MARY DUSO PACHECO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1997). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2002). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2010). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação, pela mesma Universidade. É coordenadora de Área do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) subprojeto de Pedagogia. Coordenadora do CIAP (Comissão Interna de Avaliação e Pesquisa) da URI Campus de Frederico Westphalen. Avaliadora Ad-Hoc da Revista de Ciências Humanas da URI, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP do INEP, Revista Atos de Pesquisa em Educação da FURB, Revista Perspectiva, URI. Editora da Revista Pedagogia em Diálogo da URI Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino-aprendizagem, gestão Educacional, formação de professor e educação do campo.