Autores: Regina Célia Passos Ribeiro de Campos
Este pequeno livro visa apresentar, com clareza e objetividade, os resultados da pesquisa realizada no âmbito do projeto Interação Teoria e Prática em Educação Inclusiva: implantação do Portal on-line para a formação de professores da rede pública de Educação Básica, pesquisa realizada sob a coordenação da profª. Drª. Regina Célia Passos Ribeiro de Campos e executada no triênio 2013-2016, por ocasião de sua aprovação no Edital 13/2012 – Pesquisa em Educação Básica, apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, convênio CAPES/FAPEMIG.
Visando promover a interação entre teoria e prática para professores da educação básica e a comunidade educacional, a ideia inicial seria implantar um sistema tecnológico-operacional (Portal Moodle/UFMG on-line via internet) que disponibilizasse os dados teóricos apresentados em teses e dissertações na área temática da Inclusão Escolar, de forma simples e com fácil acesso para os professores da educação básica que estivessem lidando com o processo de inclusão escolar do público-alvo da educação especial.
Dessa forma, acreditávamos que seria possível articular ensino, pesquisa e extensão ao viabilizar a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação para a divulgação dos conhecimentos científicos gerados em programas de pós-graduação em todo o país.
Foram localizados, selecionados e analisados, no período de 2011 e 2012, 906 trabalhos científicos (teses e dissertações) que fazem parte desse acervo por terem sido considerados passíveis de contribuir para a formação de professores da educação básica e o debate sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva.
Os resumos dos trabalhos foram categorizados em um banco de dados colocados no Portal GEINE de Inclusão Escolar, que pretende ser um ambiente virtual de aprendizagem público e gratuito, para, além da apropriação deste conhecimento, promover uma articulação dialógica entre pesquisadores, professores e gestores do ensino fundamental e médio, pais e o público em geral.
O Portal GEINE de Inclusão Escolar propõe a utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação para viabilizar a apropriação do conhecimento científico gerado nas instituições de ensino superior, em favor da formação continuada de profissionais da educação para o processo da inclusão escolar de crianças, adolescentes, jovens e adultos do público alvo da educação especial.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0960-2
DOI: 10.24824/978854440960.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 80
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
REGINA CÉLIA PASSOS RIBEIRO DE CAMPOS
É professora adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, onde leciona disciplinas da área da Psicologia da Educação e Fundamentos para Educação Especial e Inclusiva. Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEE) da Universidade Federal de São Carlos sob supervisão da profª. Drª. Enicéia Mendes, doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2002), em sistema de estágio-sanduíche no IRESCO/CNRS de Paris-França. É mestre em Psicologia Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas FAFICH-UFMG (1996) e graduada em Psicologia pela PUCMinas (1987). Atualmente, coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais – GEINE/FAE-UFMG (CNPQ). Criou o Portal GEINE de Inclusão Escolar (geineufmg.com.br) para promover a apropriação dos conhecimentos produzidos na academia para os professores da educação básica. Trabalha com os seguintes temas de pesquisa: Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação de professores, Formação Humana; Laço Social; Educação e Saúde; Trabalho docente; Relações de gênero e sexualidade; Crianças e adolescentes em risco social.