Autores: Tanise Amália Pazzim - Débora Staub Cano Suarez de Puga (Orgs.)
“Uma obra necessária” – foi o que passou pela minha mente logo no contato inicial com este livro. A primeira leitura e a releitura dos capítulos confirmaram e reconfirmaram a premissa.
Em uma época de tantos livros (nem sempre lidos, nem sempre necessários), esta é uma obra que agrega conhecimentos sistematizados, fundamentada em conceitos coerentes na prática da preparação para aposentadoria – PPA, como é tradicionalmente conhecida. Atividade que, nos anos recentes, ganha impulso, por mérito daqueles que se empenham em projetos relevantes para a demanda.
Congratulo o leitor, que vai se beneficiar desta obra, consciente da interconexão teoria-prática ao abordar o fenômeno da aposentadoria. Encontrará uma exuberância, no mais pleno sentido do termo, de sugestões de procedimentos, instrumentos, técnicas e estratégias para apoio a um trabalho bem feito de atenção aos nossos trabalhadores que se aproximam da aposentadoria.
CONFIRA O VÍDEO SOBRE O LIVRO:
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1096-7
DOI: 10.24824/978854441096.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 438
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
TANISE AMÁLIA PAZZIM
Psicóloga, graduada pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2004), com formação em Psicologia Organizacional no Instituto de Desenvolvimento Global – IDG (2005); formação em Coordenação de Dinâmicas de Grupo na Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo – SBDG (2007); especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2009); e mestranda em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2015/2016). Foi Chefe da Seção Médica, Odontológica e Social do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de 2005 à 2009; foi Coordenadora da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de 2009 à 2015. Atualmente é Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Idealizou e implantou o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) na Prefeitura de Porto Alegre em 2006, no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), e foi coordenadora do PPA na Escola de Gestão Pública de 2009 à 2015. Atua também como educadora no PPA nos temas ligados a “Significados do trabalho e da aposentadoria”, “Projeto de vida” e “Significado psicológico da aposentadoria”.
DÉBORA STAUB CANO SUAREZ DE PUGA
Psicóloga, graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2002), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2008), Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atuou como psicóloga no Programa de Saúde da Família (PSF) em um município do interior do Rio Grande do Sul, acumulando experiências na área da Psicologia da Saúde, Psicologia Médica, Saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador. Atualmente, é servidora pública da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, gestora da Assessoria de Qualidade de Vida do servidor. É educadora do Programa de Preparação para Aposentadoria desde 2011 no tema “Significado psicológico da Aposentadoria”. É Professora horista junto a FACCAT – Faculdades de Taquara ministrando as disciplinas de Psicologia Geral, Desenvolvimento Humano na Adolescência, Adultez e Velhice, Instituições de Saúde, Psicologia aplicada a administração e Comportamento Organizacional. Autora do livro “Médico entre a vida e a morte – um estudo psicológico em oncologia clínica”.
ADI BERENICE GÜEZ E SILVA
Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC. Pós-graduação em Serviço Social da Família e Administração em Recursos Humanos pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Formação em Supervisão de Estágio em Serviço Social (UNISINOS/ UFRGS). Participou da elaboração de diretrizes para o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) em nível nacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – CORREIOS (1990). Coordenou a Seção de Serviço Social dos Correios – Diretoria Regional do Rio Grande do Sul, na execução do Programa de Preparação para a Aposentadoria dos Correios (1992/1997). Formação em Coaching Projeto de Vida. Atuou no reposicionamento do PPA para “Nova Etapa de Vida”. Coordenou grupos de aposentáveis e desenvolveu atividades de planejamento e execução de atividades para aposentáveis.
ALICE MARGARIDA SILVEIRA
Graduação em Serviço Social – PUCRS (2000). Formação em Terapia de Família e Casal no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo – CEFI (2004). Pós-graduação em Saúde e Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006). Formação em Coaching e Mentoring – Instituto Holos (2007). Pós-graduação (MBA) em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional no Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios – IBGEN (2010). Assistente Social na Empresa de Correios e Telégrafos desde 2004. Foi gestora da área de Serviço Social dos Correios/RS (2006-2013). Integrante do Grupo de Trabalho nacional para reestruturação dos programas e ações da área de Serviço Social, inclusive no foco da aposentadoria e pós-carreira (2009-2010). Atuação como Coach nos Correios com foco em projeto de vida para aposentadoria, planejamento profissional e desenvolvimento pessoal. Atualmente é mestranda em Estudos sobre as Mulheres – Universidade Nova de Lisboa (Portugal).
BEATRIZ ANTUNES DE MATTOS
Médica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA (1981). Especialização em Medicina Interna e Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1985). Médica Clínica do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 1988. Educadora no Programa de Preparação para a Aposentadoria com o tema “cuidados com a saúde na aposentadoria” desde 2006, realizado pela Seção Médica, Odontológica e Social do DMAE e posteriormente, desde 2010, educadora no mesmo tema, pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. É consultora especialista na elaboração e revisão dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde desde 2010.
CARLA MARISA GRANJA BRUM
Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco – UCB (2009); Técnica em Nutrição e Dietética há 20 anos na Prefeitura Municipal de Porto Alegre na Secretaria Municipal de Educação (SMED). É educadora do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da PMPA desde 2010 no tema “Reeduque seus hábitos para nova fase”.
DANIEL SCHOTT BECKER
Administrador, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006). Especialista em Gestão de Projetos e Viabilidade Econômica de Negócios. Atuou como executivo de empresas privadas por 11 anos, dentre elas Grupo Gerdau e Embratec. Responsável por gerenciar equipes de Projetos e Operações. Possui diversos cursos na área de gestão e planejamento como: Sistemas de Gestão da qualidade, Gestão de equipes de Alta Performance, Coaching no dia a dia, Planejamento Estratégico, Gestão de Custos e Performance, Gerenciamento de Projetos e Supply Chain. Atualmente é Consultor de Planejamento Financeiro Pessoal e empresário do ramo Securitário, voltado para área de Vida e Previdência.
ERECI ALBUQUERQUE MOGETTI
Professora com formação em Magistério e Artes Plásticas, com Especialização em Supervisão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Universitário La Salle-Unilasalle (UNILASALE). Foi servidora pública municipal e atuou como Técnica da Escola de Gestão Pública (EGP) de Porto Alegre. Fez parte da equipe de coordenação do programa de preparação para aposentadoria e foi educadora no tema “Significados do trabalho e da aposentadoria”. Atualmente aposentada, realiza trabalho voluntário na Associação Cultural Itália-Porto Alegre, da qual é sócia-fundadora.
FÁTIMA ROSANE BONFIM SAMPAIO
Assistente Social, graduada pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (1993), com MBA Gestão de Projetos no Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios – IBGEN (2014), com vários cursos de atualização profissional, entre eles: Curso de Dinâmica de Grupos, Curso de Especialização em Dependência Química na Família, Curso Especialização em Álcool e Outras Drogas, Curso sobre Reabilitação Profissional e Benefícios Previdenciários, Curso em Saúde do Trabalhador, Curso Esquizoanálise, Curso Preparação Para Aposentadoria e Articuladores da Rede Pescar. Atualmente desenvolve suas atividades profissionais na CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento, atuando no Departamento de Apoio à Saúde do Trabalhador – DEAST, onde atua como coordenadora dos programas: PPA – Programa de preparação para aposentadoria, Programa Jovem Aprendiz, Reabilitação Profissional e Ginástica laboral na Empresa.
GICELE FARIAS GOMES
Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul no setor de Protocolo e Arquivo Administrativo. Atualmente trabalha como bibliotecária na Escola de Gestão Pública (EGP), da Secretaria Municipal de Administração, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Desenvolve Serviços de catalogação, referência, atendimento, empréstimos e atividades culturais. Além disso, colabora nos serviços de normalização e referência das publicações da Escola de Gestão Pública.
JACQUELINE SILVA ALVORCEM PINTO
Graduada em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (1990), com Pós-Graduação em Psicodrama pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA (2009) e Especialista em Grupoterapia pelo Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa de Grupos – CEAPEG (1998). Experiência de 20 anos no planejamento e coordenação de programas voltados à sensibilização e preparação de grupos para a aposentadoria, atuando como palestrante, tendo realizado diversos cursos e workshops, atingindo uma população de 3.100 pessoas. Vivência de 15 anos na coordenação e atendimento a grupos de aposentados e pensionistas. Consultoria e docência na implantação de programas de preparação para aposentadoria a empresas públicas e privadas. Docente da Projecto – Soluções em Psicologia (Centro Cultural e de Formação), no curso de Capacitação de Profissionais na Implantação de Programas de Preparação para a Aposentadoria. Sócia-Diretora da empresa Contextos RS que atua na prestação de serviços na área de aposentadoria, terapia de casal e família, grupos, ensino, supervisão e consultoria.
JOSÉ CARLOS ZANELLI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Instituto Sedes Sapientiae (1978), mestrado em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo (1984), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1998), com foco nas ações de uma gestão estratégica, pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007), com foco nas teorias e tratamento do estresse nas organizações de trabalho e pós-doutorado pelo Instituto Português de Oncologia da cidade do Porto (2014), com foco na gestão preventiva de riscos psicossociais. É professor associado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, docente e pesquisador do Curso de Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e, entre 1986 a 2006, do Curso de Pós-Graduação em Administração. Tem sido orientador de dezenas de pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como participou de dezenas de bancas de avaliação de trabalhos acadêmicos. Esteve na Universidade do Missouri – EUA, durante os anos de 1990 e 1991, e na Universidade da República – Uruguai, no segundo semestre de 2007, como pesquisador visitante. Deu início à implantação, durante os anos de 1992 e 1993, e foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Psicologia – PPGP/UFSC – de 1998 a 2000. Foi coordenador da Secretaria de Planejamento – SEPLAN/UFSC, de 1993 a 1996. Implantou e foi o editor da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho – rPOT – de 2001 a 2007. Entre outros congressos, foi presidente do III Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em 2008, do I, II e III Congresso Brasileiro de Orientação para Aposentadoria nas Organizações, em 2010, 2012 e 2014, e do II Congresso Ibero-americano de Psicologia das Organizações e do Trabalho, em 2011. É conferencista, em âmbito nacional e internacional, na área de interface da Psicologia com a Administração ou, mais especificamente, do comportamento humano nas organizações de trabalho. É consultor ad hoc de diversas revistas científicas, editoras e eventos científicos nacionais e internacionais. Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Administração do Instituto Meridional de Passo Fundo (PPGA/IMED). Como autor, possui dezenas de artigos científicos publicados, capítulos de livros e livros.
LAURIANE DEBOM OLIVEIRA
Graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2002). Assistente Social na Empresa de Correios e Telégrafos desde 2007. Formação em Didática Pedagógica – Unicorreios (2009). Realizou a capacitação em preparação para aposentadoria – Projecto Estudos Avançados em Educação e Saúde (2010). Responsável pela coordenação e desenvolvimento das atividades do foco aposentadoria e pós-carreira, vinculado ao Programa Escolhas, desde 2012. Capacitação em disseminadores externos das informações previdenciárias – INSS (2012). Atua como facilitadora de grupos de empregados aposentados e em fase de preparação para aposentadoria.
LUCAS RODRIGUES FLORES
Administrador, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2009). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Mestrando em Gestão de Pessoas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência em Gestão Pública e de Pessoas, com atuação nas seguintes Instituições Públicas: Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA, Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul – FADERS, Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE e BADESUL Desenvolvimento. Atualmente coordena o Serviço de Recursos Humanos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, área responsável por diversas ações de desenvolvimento de pessoas.
LUCIANE BUSATO DO AMARAL
Graduação em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura – IMEC (1986), Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN (2011), Pós-graduação MBA em Gestão Pública pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios – IBGEN (2008), Pós-graduação em Alimentos e Tecnologia – hoje pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura – IMEC (1998). Nutricionista do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Educadora do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da PMPA desde 2011, ministrando o tema "Nutrição, Aposentadoria e Envelhecimento”.
MARIA LUCIDE MEYER VOGEL
Graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1985). Pós-graduação em Clínica e Terapêutica Nutricional pelo Instituto de Pesquisa, Capacitação e Especialização – IPCE (2004). Formação em coordenação de grupos – Instituto Pichon Rivière (1999) e em Didática Pedagógica – Unicorreios (2009). É Nutricionista na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos desde 1994; foi chefe da Seção de Serviço Social e Benefícios (2000-2002). Responsável pela implantação do Projeto de Prevenção e Tratamento da Obesidade em 2005 nos Correios, atuando como coordenadora desde então. Capacitação em disseminadores externos das informações previdenciárias – INSS (2012). Ministrante de palestras, seminários e oficinas voltados à temática da Nutrição e Ciclo de Vida, ênfase maturidade e longevidade.
MARCELO SILVEIRA DA COSTA
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde a faculdade trabalha com a preparação física de atletas e com a população em geral prescrevendo rotinas de exercícios físicos. Fez especialização em Fisiologia do Exercício na Universidade Veiga de Almeida (UVA/Rio de Janeiro) e Mestrado e Doutorado em Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de inúmeros cursos e congressos de atualização na área da prescrição e do treinamento físico. Atualmente é sócio diretor e professor da FitOne Academia Personalizada.
MARINICE MALESKI
Graduação em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (1992), com experiência em atividades com grupos de aposentados. Atualmente, está cursando Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Estagiária de Serviço Social na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – CORREIOS (2013-2015), desenvolvendo atividades ligadas à aposentadoria e longevidade dos trabalhadores. É bolsista – UNIBIC/UNISINOS (2014-2015).
MICHELE RUSCHEL RAUTER
Doutora e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Gerontologia Social (PUCRS), assistente social judiciária do Poder Judiciário do RS desde 2003, Consultora Interna de Qualidade na Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade do Tribunal de Justiça, responsável pela implantação e execução do Programa de Preparação para a Aposentadoria do Tribunal de Justiça desde 2006.
MIRIAM LOPES VUCETIC
Psicóloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); MBA em Coaching pela Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (FAPPES/SP), Membro da Sociedade Brasileira de Coaching – SP, servidora concursada do Tribunal de Justiça do RS e Assessora-coordenadora de Qualidade do TJ RS.
PATRICIA ROMANI
Psicóloga com Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua pesquisa tratou das atividades de orientação, educação ou preparação para aposentadoria. Atua como psicoterapeuta em consultório particular e, em organizações, em busca da estimulação de qualidades humanas e de produtividade, realiza projetos de consultoria e desenvolve grupos de pessoas.
PAULO RENATO PETRY
Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Servidor de carreira do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, atualmente exerce a função de Consultor de Qualidade na Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade do Tribunal de Justiça, é membro do Grupo de Trabalho de Saúde Laboral e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça e da equipe organizadora do Programa de Preparação para a Aposentadoria do Tribunal de Justiça. É coordenador nacional da Mostra Nacional de Trabalhos da Qualidade no Poder Judiciário (biênio 2014-2015), mediador judicial certificado pelo Tribunal de Justiça e instrutor de mediação em formação pelo Conselho Nacional de Justiça.
ROSANA POZZOBON
Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1982), Pós-graduada em Saúde do Trabalhador pela PUCRS (2010). Experiência em Dependência Química, Análise Institucional e preparação para aposentadoria. Assistente Social da PIRELLI Sapucaia do Sul (1983 a 1985), da equipe de elaboração, implantação e desenvolvimento do Programa de Atendimento Domiciliar – PAD – do Hospital de Alvorada (2000); na UNISINOS, no Serviço de Atenção ao Acadêmico – SAAC – 2004; na empresa SADESA em Buenos Aires – AR (1989). Atualmente atua na Superintendência de Recursos Humanos no Departamento de Apoio à Saúde do Trabalhador na Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN como coordenadora do grupo de Dependência Química e do Programa de Preparação para a Aposentadoria, além de atender as diversas expressões da questão social do trabalhador, desde 2004.
SEMADAR JARDIM MARQUES
Administradora formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, certificada como Analista em Inteligência Emocional pela Six Seconds Emotional Intelligence – SEI. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching como Personal and Professional Coaching, com reconhecimento internacional pelo IOC – Institute of Coaching. Facilitadora no Brasil do método Heal Your Life®, é credenciada na Heal Your Life® Internacional. Practioner em Programação Neurolinguística, com formação em Coaching Generativo por entidade filiada e autorizada pela Neuro-Lingustic Programming University, Santa Cruz, Califórnia. Servidora pública, atualmente gestora responsável pela Coordenadoria de Modernização Administrativa na Secretaria Municipal de Administração de Porto Alegre. É palestrante comportamental com doze anos de experiência e mais de 500 palestras ministradas.
SILVIA GENERALI DA COSTA
Psicóloga (PUCRS), Doutora em Administração com ênfase em Organizações (UFRGS), Mestre em Administração com ênfase em Recursos Humanos (UFRGS), Especialista em Administração e Estratégia Empresarial (ULBRA-RS). Professora Associada na Escola de Administração da UFRGS. Autora dos livros: Comportamento Organizacional: cultura e casos brasileiros; Psicologia Aplicada à Administração; Gestão da Mudança (org.); Assédio Sexual: uma versão brasileira; O Castelo dos Macacos: uma fábula sobre a empresa pública. Também escreveu capítulos de livros, artigos científicos e crônicas, entre outras publicações. Possui experiência em empresas públicas, privadas, e sem fins lucrativos, tendo sido Coordenadora no Instituto Ling e Psicóloga Judiciária na Terceira Vara da Infância e da Juventude – RS. Desenvolveu trabalhos com Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Coaching, Administração da Justiça e Formação de Servidores da Segurança Pública.
SILVIA REGINA DORNELLES SCHNEIDER
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1977). Especialista em Psicologia do Trabalho com título concedido pelo Conselho Regional de Psicologia 7a Região (CRP/07). Formação em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos – SBDG (1997). Possui 30 anos de experiência em Psicologia Organizacional, incluindo seleção e acompanhamento de pessoal, avaliação psicológica, preparação para a aposentadoria, implantação e coordenação de Programas Empresariais de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT e de Prevenção e Tratamento de Dependências Químicas.
SUSANA LANZER PEREIRA DE SOUZA
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1977); Especialista em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1986) e Especialista em Psicologia do Trabalho – título concedido pelo Conselho Regional de Psicologia 7ª Região (CRP/07); Coordenadora de Programa de Preparação para Aposentadoria em empresa de âmbito estadual por dez anos no período de 1988 a 1998. Possui 39 anos de experiência profissional em Psicologia do Trabalho atuando como coordenadora de grupos, docente, palestrante e consultora interna na área de Treinamento & Desenvolvimento com ênfase em treinamento de gestores, atendimento ao público, Segurança do Trabalho, prevenção do estresse, Qualidade de Vida no Trabalho e integração de equipes. Experiência em seleção de pessoal, atendimento a empregados e familiares, assessoria a chefias, Planejamento Estratégico e como gestora de setor de Saúde Ocupacional.
SUSANA MARIA SASTRE SEADI
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1980), Terapeuta de Casal e Família formada pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo – CEFI (1995), Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA (2008) e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2007); Assistente Social, com experiência consolidada nas áreas de aposentadoria, dependência química e de acompanhamento psicossocial. Forte atuação no desenvolvimento e coordenação de projetos de responsabilidade social e sustentabilidade, desde formação de parcerias a coordenação de grupos de trabalho. Vivência no planejamento e coordenação de programas voltados à sensibilização e preparação de grupos de aposentadoria, atuando como palestrante, tendo realizado diversos cursos e workshops, atingindo uma população de 3.100 pessoas. Docente do Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas – NEAPC nos cursos de Formação em Terapias Cognitivas no Tratamento da Dependência Química com as temáticas: Família e Dependência Química; Docente da Projecto – Soluções em Psicologia (Centro Cultural e de Formação) desde 2007 no curso “A Dinâmica das Relações Familiares e Dependência Química” e no curso de Capacitação de Profissionais na Implantação de Programas de Preparação para a Aposentadoria. Sócia Diretora da empresa Contextos RS que atua na prestação de serviços na área de aposentadoria, terapia de casal e família, grupos, ensino, supervisão e consultoria.
VALESKA CENTENO STONE JACONDINO
Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1979). Pós-graduação em Metodologia de Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1985). Docente responsável pela disciplina de Sociologia em Serviço Social, nos Cursos de Serviço Social da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) desde 1985. Assistente Social na Empresa de Correios e Telégrafos (CORREIOS) desde 1997. Formação em coordenação de grupos – Instituto Pichon Rivière (1999). Formação em Didática Pedagógica – Unicorreios (2009). Capacitação em disseminadores externos das informações previdenciárias – INSS (2012). Responsável pela coordenação e desenvolvimento das atividades do Foco Desenvolvimento Pessoal e Relacionamento no Trabalho, vinculado ao Programa Escolhas, desde 2010. Atua como facilitadora de grupos de empregados aposentados e em fase de preparação para aposentadoria.
VANESSA FARIA CARDOSO
Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2007). Pós-graduação MBA Gestão de Pessoas pelo Instituto Educacional Rio Grande do Sul – IERGS (2011) e Pós-Graduação em Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2014). Assistente Social do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores do Município de Porto Alegre (PREVIMPA) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Educadora do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Prefeitura desde 2011, ministrando assuntos voltados a temática “Projeto de Vida”.