Autores: Larissa W. T. Montiel - Telma Romilda D. Vaz - Thiago M. Alves (Orgs.)
Para além dos muros da universidade, a presente obra visa apresentar, de forma coesa, consistente e objetiva, o resultado do trabalho de estudos desenvolvidos no contexto de grupos de pesquisa consolidados e que têm se dedicado a produção do conhecimento nas áreas de Antropologia, Direito, Educação, Geografia, História, Letras, Psicologia e Sociologia.
Esta coletânea reúne capítulos/textos inéditos que procuram dialogar com o leitor por meio da pesquisa acadêmica, proporcionando uma reflexão das distintas vertentes de atuação para a construção do pensamento científico. Um mergulho no campo investigativo, podemos assim categorizar essa excelente iniciativa dos pesquisadores/autores, que nos brindam com contribuições destes espaços de formação vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
O projeto intitulado “O trabalho de grupos de estudo e pesquisa na construção do pensamento científico” nasce do desejo de compartilhar experiências, saberes e fazeres da investigação, pautados em princípios éticos e estéticos que demarcam o comprometimento e respeito para com o leitor nas páginas aqui reunidas.
A diversidade das problemáticas anunciadas em cada texto/capítulo expõem a necessidade de investimentos em estudos específicos da singularidade dos assunto, como também anunciam a pluralidade das práticas de iniciação à pesquisa, ensino e extensão como sendo o tripé basilar de atuação da universidade pública brasileira e o papel desta articulação no íntimo dos grupos de estudo, objeto de análise em pauta.
Rascunhos, leituras, escritas, memórias, fatos, pressupostos, hipóteses e análise de dados... Elementos que caracterizam o itinerário destes grupos em prol da construção do pensamento tanto no campo teórico quanto pessoal dos sujeitos que neles e deles apresentam-se engajados/motivados para fazer deste livro um objeto de leitura crítica na perspectiva da colaboração e do desenvolvimento profissional daqueles que dele se beneficiam de alguma forma.
Boa leitura!
Klinger Ciríaco, julho de 2016
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1112-4
DOI: 10.24824/978854441112.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL
Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFGD. Pesquisadora na Linha de História da Educação, Memória e Sociedade e do Grupo Pesquisa Educação e Processo Civilizador/ GPEPC/ UFGD, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais – GEPETE/UFMS/CNPq, coordenando a linha de Práticas Educativas e Formação Docente.
TELMA ROMILDA DUARTE VAZ
Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atual Coordenadora do Curso de Ciências Sociais da UFMS/CPNV. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Políticas Públicas e Educacionais – GEPIPPE/UFMS/CNPq, onde coordena a linha de pesquisa Políticas Públicas e Educacionais. Participa do Núcleo de Estudos em Gestão, Inovação e Sustentabilidade/UFMS/CNPq.
THIAGO MOESSA ALVES
Professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Mestre em Letras (2014), área de concentração em Linguística e Transculturalidade, pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Políticas Públicas e Educacionais - GEPIPPE/UFMS/CNPq, onde coordena a linha de pesquisa Língua(gem), discurso, educação e diversidade.