Autores: Vera Maria Ramos de Vasconcellos - Zena Eisenberg (Orgs.)
A Coletânea que ora se apresenta, organizada pelas professoras/pesquisadoras Vera Maria Ramos de Vasconcellos (UERJ) e Zena Eisenberg (PUC-Rio), é resultante de um esforço coletivo de dois grupos de pesquisa e de profissionais de uma creche, que por dois anos discutiram semanalmente questões de desenvolvimento e de formação de subjetividades de crianças (0 a 4 anos de idade) e de adultos (educadores da infância). O livro conta histórias de sete pesquisas acadêmicas que dialogam com o campo sobre experiências práticas e conhecimento produzido com crianças e educadores, tendo todos os participantes – de grandes ou pequenos debates – como parceiros na investigação. Os temas escolhidos perpassam em áreas de grande interesse para o cotidiano da creche: o ingresso das crianças e de suas famílias na creche, o espaço físico disponível e criado para elas, a construção de conceitos de tempo nas interações diárias, a formação da criança leitora e a atenção e o cuidado dispendidos às crianças que se tornam focais aos olhos da comunidade presente. Como projeto de intervenção, vê-se também o cuidado das diversas equipes da creche e dos pesquisadores em transformar o tempo e os espaços físicos do cotidiano da creche em ambientes de formação. Dá-se atenção especial à complexidade inerente à uma análise histórico-cultural de um ambiente educacional pensado e planejado para a infância.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1106-3
DOI: 10.24824/978854441106.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS
Graduada em Psicologia (1975), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), doutorado em Social Developmental Psychology Department - University of Sussex (1986) e pos-doc em Desenvolvimento Humano na Universidade da Carolina do North-Chapel Hill. Foi por 25 anos (1977 - 2002) professora do Departamento de Psicologia/UFF (Professora Titular desde 1994). Atualmente é professora titular do Departamento de Estudos da Infância e do PROPED/UERJ, onde coordena o Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão (NEI:P&E/UERJ). É pesquisadora nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil; desenvolve pesquisa em creches municipais, com temas variados desde: políticas públicas e formação do profissional de Educação Infantil.
ZENA EISENBERG
Graduada em Letras com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio (2008). Mestre em Psicologia pela City University of New York (2001) e pela New School for Social Research (atual The New School University 1995) e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo Graduate Center da City University of New York (2006). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (ProPEd) da UERJ (2008) sob orientação de Vera Maria Ramos de Vasconcellos. Atualmente, é Professora no Departamento de Educação da PUC-Rio, onde coordena o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: aquisição de conceitos, com atenção especial para noções temporais, desenvolvimento da linguagem e do pensamento e influência das novas tecnologias na infância contemporânea.
ANA ROSA COSTA PICANÇO MOREIRA
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988). Especialização em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2000). Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1992). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFJF) e Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP-UFJF). Atualmente é coordenadora da Articulação Acadêmica da Faculdade de Educação da UFJF. Atua em cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFJF). Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Desenvolvimento Infantil e Formação de Professores. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (GRUPAI) e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/CNPq/UFF).
DANIELE FÉLIX DA SILVA
Graduada em Pedagogia (UERJ)
GISELE RIBEIRO LEMOS
Graduada em Pedagogia (UERJ). Professora do município do Rio de Janeiro e diretora do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Dersu Gabriel Bicego desde 2015. Atualmente, concluindo a especialização em Psicopedagogia pela Universidade Veiga de Almeida.
GISELLE ARTEIRO N. AZEVEDO
Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/UFRJ, Docente do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ-FAU/UFRJ e Coordenadora do Grupo Ambiente-Educação (GAE), registrado no Diretório Nacional Grupos de Pesquisa CNPq. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Bolsista de Produtividade 2 CNPq. Foi Coordenadora Adjunta de Extensão e Coordenadora Adjunta de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ-FAU/UFRJ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Escolar, Avaliação pós-ocupação, Qualidade do Lugar, Percepção Ambiental.
HÉLIDE STEENHAGEN BLOWER
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979). Mestrado em Arquitetura no PROARQ da FAU-UFRJ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos e Obras de Arquitetura e Urbanismo; na área acadêmica atua como professora de graduação nas disciplinas de Desenho de Arquitetura e Projeto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LUCIANA BESSA DINIZ DE MENEZES
Professora concursada da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro desde 1990, onde atualmente coordena o Projeto Cineclube nas Escolas, que reúne 270 unidades. Doutoranda em Estudos Contemporâneos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa: Infância, Mídia e Educação. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Tutora da disciplina Imagem, Cultura e Tecnologia pelo consórcio CEDERJ (UERJ) e professora do curso de Pedagogia da Faculdade São Judas Tadeu. Atua na área de cinema, arte e educação.
MACIEL CRISTIANO DA SILVA
Doutorando em Educação pela UERJ. Mestre em Educação e graduado em Pedagogia, pela mesma universidade, tendo sido bolsista do CNPq. Professor II na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME-Duque de Caxias/RJ), atuando na Educação Especial. Pesquisador colaborador da UERJ e UFRRJ, onde é membro do Laboratório de Tecnologias e Comunicação Alternativa (LATECA/UERJ), do Núcleo de Estudos da Infância (NEI:P&E/UERJ) e do Observatório de Educação Especial e inclusão escolar/UFRRJ. Atua na Educação a Distância junto a UNIGRANRIO e foi Professor tutor no curso de Especialização em Educação Especial pela UNIRIO.
MIRIAM PEREIRA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). É Bacharel em Educação Religiosa pelo Instituto batista de educação religiosa (1991). Realiza pesquisas com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: andragogia, formação de professores, dificuldades de aprendizagem e Inclusão escolar. Foi professora do curso de Psicopedagogia da UNISUAM e atualmente é Docente e Coordenadora do Workshop de Docentes do Instituto Haggai de Liderança Avançada; Professora da Pós Graduação em Psicopedagogia da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques e Professora de Sala de Recursos da Prefeitura do Rio de Janeiro (PII).
NATHALIA DA MOTTA XAVIER
Graduada em Letras Licenciatura - Português/Inglês, com experiência com docência em ambas as áreas e como pesquisadora na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase na parte de Linguística. Interesse nas áreas de educação, Linguística, desenvolvimento humano e tradução.
ROSÂNGELA ALMEIDA DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia (UERJ). Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio. Diretora da Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer desde 2005.
SIRLENE OLIVEIRA DE SOUZA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demanda Populares da UFRRJ (PPGEduc/ UFRRJ). Graduada em Pedagogia no ano de 2010, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, sendo bolsista da FAPERJ. É Professor II pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME/DC), onde atua como regente e de Nova Iguaçu (SEMED-NI/RJ), na qual atua como Orientadora Pedagógica na Educação Infantil. Pesquisadora colaboradora da UFRRJ, onde é membro do Grupo de Pesquisa Infâncias até os 10 anos - GRUPIs e do Grupo de estudos e pesquisas sobre linguagem e diferenças- GEPELID. Foi professora convidada do curso de Pós-graduação em Docência na Educação Infantil da UFRRJ nos anos de 2015 e 2016. Atua principalmente com temas relacionados a Educação Infantil, Infância, Políticas Públicas de Educação, Creche e Formação de professores.