Autores: Iandra Maria Weirich da Silva Coelho (Organizadora)
Esta obra traz um conjunto de experiências de ensinar e aprender línguas que contemplam resultados parciais da implementação de um Plano de Inovação para o Ensino de Línguas Adicionais 3.0, elaborado com o objetivo de consolidar uma nova lógica do ensino, por meio de mudanças graduais na dinâmica do trabalho docente e nas decisões pedagógicas e administrativas.
O delineamento desse Plano conta com dez elementos-chave que incluem: a Adoção do Ensino Híbrido, Aprendizagem baseada em Projetos, Implantação de uma Plataforma Virtual, Ênfase nas Competências Digitais, Reestruturação do Currículo de Ensino de Línguas, Pesquisa Autodirecionada à Resolução de Problemas, Mudança do Papel do Educador, Fomento às Práticas Colaborativas entre Alunos, Docentes e Centros Educativos, Formação Docente e Reorganização dos Espaços de Aprendizagem.
Esses elementos compreendem ações estruturais de um planejamento que pretende impulsionar a inovação, colaboração, compartilhamento e atuação crítico-reflexiva, na busca da melhoria da qualidade do ensino de línguas adicionais; bem como fortalecer o papel que os Institutos Federais têm na formação profissional, tecnológica e científica.
Esperamos que este livro sirva como uma referência para outros professores de línguas que almejam superar desafios educacionais e ir além. Para que isso aconteça, sugerimos um engajamento coletivo para integrar ações e suscitar novos questionamentos sobre as problemáticas tratadas nessa obra: Como ensinar? O que ensinar? Educadores: o que fazer? Infraestrutura: o que mudar?
Disponibilidade: 5 Dia(s)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1123-0
DOI: 10.24824/978854441123.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
FERNANDA REIS CINTRA
É formada em Letras – Língua Espanhola e Literatura Espanhola (UFAM) e Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UNIASSELVI). Professora do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, e membro do Centro de Idiomas do IFAM. Principais interesses: Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN); práticas de ensino; produção de material didático e ensino mediado pelas tecnologias digitais.
FRANCIANE DE ARAÚJO SOARES
Graduada pela Universidade Federal do Amazonas em Letras - Língua e Literatura Espanhola. Professora de língua espanhola do Centro de Idiomas do IFAM (CIIFAM) e professora de língua espanhola nas escolas SESI na Unidade de Educação de Jovens e Adultos.
IANDRA MARIA WEIRICH DA SILVA COELHO
Possui doutorado e mestrado em Linguística, na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal De Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente trabalha no Instituto Federal do Amazonas, onde atua como docente na graduação e pós-graduação, no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, e como coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro. Atuou como coordenadora do Curso de Língua Espanhola, do Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras, no ano de 2015. Lidera o Grupo de Pesquisa Linguagem, Arte, Comunicação e Ciência (LACC).
JORGELINA TALLEI
Possui Licenciatura em Letras pela Universidad Nacional de Rosario (2003), Mestrado em Letras - Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (2010) e Mestrado Profissionalizante na Área de Novas Tecnologias, pelo Instituto Universitário de Posgrado (Espanha). Doutorando na área de Educação, no Doutorado Latinoamericano no Programa de Pós-Graduação de Educação (FAE) da 238 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora Assistente I de Língua Espanhola como língua adicional na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). E coordena o Núcleo de Tecnologia a Distância da UNILA.
MAYARA LETÍCIA PAIVA MAGALHÃES
Graduada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI / Instituto Cosmos (2013). Mestre em Letras - Área de Concentração em Estudos da Linguagem - pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (Campus Manaus-Centro), ministrando as disciplinas de Língua Inglesa e de Inglês Instrumental nos cursos de nível técnico e superior. Atua no Centro de Idiomas do IFAM como docente de Língua Inglesa.
ROBERTA ENIR FARIA NEVES DE LIMA
Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Dom Bosco - Resende/RJ. Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFRJ. Ex-professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de janeiro onde atuou por 16 anos como docente de Língua Portuguesa /Inglês e foi Diretora Geral da Escola Estadual Professor Oswaldo da Rocha Camões. Atualmente é docente do IFAM - Campus SGC onde presidiu a Comissão de Estruturação do Núcleo Gestor de Estudos Linguísticos e Antropológicos do IFAM.
WAGNER BARROS TEIXEIRA
É professor adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde atua como docente do Curso de Letras - Língua Espanhola em Manaus e no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR e como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Letras. É mestre e doutor em Letras Neolatinas, área de concentração: Estudos Linguísticos, com opção pela Língua Espanhola, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Tecnológica pelo CEFET Celso Suckow da Fonseca/RJ, e graduado em Letras, com Licenciatura Plena em Português e Espanhol pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Lidera o Grupo de Pesquisa ‘Observatório de Ensino de Línguas’ (UFAM), e participa como pesquisador nos Grupos de Pesquisa ‘Discurso e práticas sociais’ (UFAM) e ‘Grupo de estudos bakhtinianos’ (UNESP-Assis).
YNA HONDA DE SOUSA
Possui graduação em Letras Língua Inglesa (UFAM) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNINORTE). É servidora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro, onde atua como docente de Língua Inglesa e Inglês Instrumental nos cursos de nível superior e técnico, especificamente na área de Informática, Eletrotécnica e Mecânica. Também atua no Centro de Idiomas do IFAM (CIIFAM). É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre uma metodologia de ensino de Inglês Instrumental pautada no ensino híbrido e na utilização de plataformas adaptativas para a aprendizagem de idiomas.
AMANDINE ROSANNE JACQUELINE CHOLEZ
Mestre 1 e 2 em Língua e Culturas Estrangeiras - Estudos Portugueses e Brasileiros. Mestre 1 em Sociolinguistics e Didática em Línguas pela Universidade François Rabelais, Tours na França. Participou do programa de docência de 9 meses entre o Brasil e França, resultado da parceria entre Assessoria Internacional do IFAM, CONIF e Embaixada da Espanha.
ANDRÉA DE OLIVEIRA ROY
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Licenciatura Plena em Letras Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente trabalha no Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro.
EDILSON GOMES ALVES
É graduado em artes (habilitação em desenho) (UFAM), Especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (UFAM) e Língua Brasileira de Sinais - Libras (UNIASSELVI). É servidor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus Manaus Centro, atua no Centro de Idiomas do IFAM - CIIFAM (professor de Libras) e como docente da disciplina Libras e Educação Inclusiva nos cursos de nível superior e técnico. É coordenador de cursos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE-CMC.