Autores: Atílio Butturi Junior - Donesca Cristina Puntel Xhafaj - Leandra Cristina de Oliveira - Noêmia Soares Guimaraes - Rosangela Pedralli (Orgs.)
Este livro é resultado das discussões da X Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina, que aconteceu entre 6 e 10 de junho de 2016, em Florianópolis. O tema da décima edição, Cem Anos do Curso de Linguística Geral: estruturalismos e pós-estruturalismo, engendrou uma série de reflexões, materializadas na forma de Conferências, Palestras, Simpósios Temáticos, Minicursos, Oficinas, Banners e Atividades Culturais.
O escrito traduz parte dos esforços empreendidos na Semana. Trata-se da compilação de trabalhos apresentados na forma de Comunicação Oral nos trinta e quatro Simpósios Temáticos que tiveram espaço no evento e que observaram a multiplicidade de objetos, pontos de vista e abordagens do vasto campo de estudo das Letras. Além dos textos resultantes das Comunicações, o volume traz, ainda, capítulos referentes às conferências e às palestras, cuja relação com a temática da Semana é mais evidente.
A publicação pretende contribuir com a produção autoral de discentes de graduação e de pós-graduação, bem como asseverar o amplo contato entre discentes e docentes levado a termo na Semana Acadêmica de Letras, o que se reflete em textos voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão. É, ainda, parte do projeto aprovado pelo Edital PAEP/CAPES 2016, cujos recursos permitem, mais uma vez, o fomento a iniciativas sempre salutares de produção e de circulação de conhecimentos e saberes oriundos da Universidade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1204-6
DOI: 10.24824/978854441204.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ATILIO BUTTURI JUNIOR
Mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade e pós-doutorado em Linguística pelo IEL/UNICAMP, sob supervisão do professor Kanavillil Rajagopalan (2015). Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e atua, como docente permanente, em dois programas de Pós-Graduação: Linguística (UFSC) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFFS). É editor-chefe da revista Fórum Linguístico e desenvolve pesquisas na áreas de Análise do Discurso, Filosofia da Linguagem e Teorias de Gênero e Sexualidade, pautadas nas discussões pós-estruturalistas.
DONESCA CRISTINA PUNTEL XHAFAJ
Mestre e Doutora em Letras/Inglês e Literatura Correspondente na Universidade Federal de Santa Catarina, universidade onde atua como prtofessora Adjunta. Pertence ao Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa e, no momento, seus interesses principais de pesquisa são consciência metalinguística, aprendizagem colaborativa, produção oral em segunda língua, a abordagem de ensino baseada em tarefas, e diferenças individuais de aprendizes de uma segunda língua.
LEANDRA CRISTINA DE OLIVEIRA
Professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE/UFSC) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLing/UFSC), com mestrado e doutorado nesse Programa. Atua no ensino de Espanhol (LE) e de Linguística, e em pesquisas de Espanhol e Português como LE/L2.
NOÊMIA GUIMARÃES SOARES
Mestre e Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); é professora adjunta da UFSC junto ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE). Suas pesquisas estão nas áreas de Ensino de Francês (LE) e na interface entre Psicolinguística e Tradução e, mais recentemente, entre Tradução e Ensino de LE e Tradução e Crítica Genética.
ROSÂNGELA PEDRALLI
Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC, docente permanente no PROFLETRAS/UFSC e coordenadora adjunta de Linguagem do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Tem interesse por ensino e aprendizagem de língua materna em diferentes níveis de escolarização e cultura escrita em processos de escolarização, filiando-se à base histórico-cultural.