Autores: Paulo César Antonini de Souza - Eluiza Bortolotto Ghizzi - Isaac Antonio Camargo (Orgs.).
O conteúdo de diversos capítulos deste livro confirma o processo de configuração e ampliação do movimento coletivo, que se desvincula do nicho institucional migrando para outros contextos: digitais, sociais e ambientais. Assim, faz algum tempo que parte das pesquisas, das obras e das práticas artísticas abandonaram os estúdios, as galerias e os museus, ainda que permaneça a possibilidade de interação das instituições e das artes tradicionais com a arte pública e a cultura popular.
Em sua maioria, as temáticas e as práticas de estudo relatadas nos capítulos deste livro indicam que o olhar contemporâneo orienta as ações investigativas, artísticas e educativas mais diretamente para diversidade pessoal, cultural e profissional, incluindo as realidades regionais e comunitárias. Isso propõe que o interesse pelo valor intrínseco das obras e dos produtos técnicos e tecnológicos foi desviado, ampliado e pluralizado. Finalmente, a produção material assumiu o lugar para o qual foi destinada, como suporte mediador e quase imperceptível das ideias e dos afetos humanos, viabilizando a ampla e contínua interação entre as pessoas em suas relações culturais e socioambientais. Não se trata de uma panaceia, muito pelo contrário, porque na medida em que milhões de pessoas diferentes entre si, direta ou indiretamente, podem se comunicar ao mesmo tempo, convivem cotidianamente a beira do caos. Mas, a despeito das dificuldades, os olhares de agora não podem mais ser linearmente dirigidos para um mesmo quadro ou um programa de televisão.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1182-7
DOI: 10.24824/978854441182.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ISAAC ANTONIO CAMARGO
É professor do Curso de Artes Visuais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, MS. Possui formação em Licenciatura Desenho e Plástica (Unaerp/SP), Especialista em Arte Educação (UNAERP/SP), Mestrado em Educação (UEL/PR) e Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Foi professor do Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina, de 1976 a 2009, aposentando-se por tempo de serviço. Professor concursado, em 2009, na Universidade Federal de Uberlândia, junto ao Departamento de Arte Visual. Professor concursado do Curso de Design na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, de 2010 a 2015. Como administrador universitário tem, ao longo deste tempo, participado de comissões, comitês e conselhos superiores; dirigido instâncias acadêmicas Universitárias como Núcleos e Grupos de Pesquisa, Colegiado de Curso, Chefia de Departamento, Divisão de Artes Plásticas/Casa de Cultura, Direção de Centro, Chefia de Editoração e Coordenadoria de Comunicação Social em nível de Pró-reitoria. Como criador participa de exposições desde 1972 e como produtor/curador desde 1976. Tem pesquisado e publicado desde 1979, textos como catálogos, apresentações de mostras de arte visual, artigos, capítulos e livros. Atua como editor, e em editoria, publicando desde 1995. Mantém o Site: www.artevisualensino.com.br como apoio às atividades didáticas nas disciplinas que ministra.
ALINE SESTI CERUTTI
Possui graduação em Artes Plásticas e Mestrado em História/UFGD. É professora no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, coordenadora do Projeto Institucional - Fomento Interno Edital nº 20. Intitulado: Diálogos entre a arte e a cultura: iniciação no espaço Educativo Formal e Não Formal. (2014-2015) PROPP/UFMS.
VERA LÚCIA PENZO FERNANDES
É graduada em educação artística (1993), com habilitação em artes plásticas, mestra (2005) e doutora (2011) em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem em artes visuais. Professora e coordenadora do curso de artes visuais - licenciatura Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
ELUIZA BORTOLOTTO GHIZZI
É arquitetura, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (bolsista CAPES), professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando nas graduações em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo, e no mestrado em Estudos de Linguagens dessa universidade, nas áreas de história da arte e da arquitetura, teoria e estética da arquitetura, arte e linguagem, arquitetura e linguagem, e semiótica peirciana. É membro do Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP.
VENISE PASCHOAL DE MELO
Professora Assistente, curso de graduação em Artes Visuais da Universidadde Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda em Tecnologia (UTFPR), Mestre em Estudos de Linguagens (UFMS). Especialista em Imagem e Som (UFMS). Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). No período de 2000 a 2008 fez parte do corpo docente das seguintes universidades: Universidade Católica Dom Bosco nas áreas de Comunicação e Design, UNIDERP- Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal e IESF- Instituto de Ensino Superior da Funlec, atuou também como Designer Gráfico na Fundação Educativa de Rádio e Televisão/MS. Experiência na área de Comunicação, Design e Artes.
MARIA CELÉNE DE FIGUEIREDO NESSIMIAN
Possui graduação em Educação Artística Licenciatura Em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), especialização em Psicopedagogia na Educação Com Extensão Em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá (1995) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001). Atualmente é Professor concursado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Arte, Estética, Psicanálise.
PAULO CESAR DUARTE PAES
Pós-Doutorando pela PPGSSPS-UEL; Doutor e educação pela Universidade Federal de São Carlos; Mestre em educação e graduação em artes visuais pela Universidade federal de Mato Grosso do Sul. É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (artes visuais e psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de artes visuais; socioeducação; direitos humanos; redução de danos; e psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem com foco em Vygotsky.
PRISCILLA DE PAULA PESSOA
É Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS e professora adjunta e pesquisadora na mesma Instituição, atuando nos cursos de Artes Visuais nas áreas de História da Arte, Desenho e Pintura. É também Artista visual e participou, ao longo de 15 anos de carreira, de diversas exposições individuais e coletivas no país.
PAULO CÉSAR ANTONINI DE SOUZA
Professor adjunto no curso de Artes Visuais - Licenciatura/Bacharelado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande - MS. Possui graduação com Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), de Bauru, SP (1994), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). É coordenador do Núcleo de INvestigação de Fenomenologia em Artes (NINFA/UFMS), sócio e pesquisador da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) e membro do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF/UFSCar).