Autores: Vivian da Silva Lobato
As diferentes manifestações de violência nas escolas vêm adquirindo cada vez mais visibilidade e dramaticidade na sociedade brasileira. Muitas são as suas expressões, os sujeitos envolvidos e as consequências. Tal problemática possui muitas implicações do ponto de vista educativo e têm preocupado pais e educadores. Dentro de tal contexto, esta pesquisa pretende levantar questões que possam contribuir para uma reflexão sobre o fenômeno da violência e suas implicações na prática pedagógica dos professores. Assim, a presente obra tem o objetivo de mostrar os resultados de uma pesquisa realizada com 16 professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belém/PA, lotados no Distrito de Mosqueiro.
Os resultados mostram concepções que vão no sentido de uma rotinização da violência no ambiente escolar, mesmo que sejam em sua maioria agressões verbais, discriminações, apelidos preconceituosos, desrespeito e brigas. Dessa maneira, as constatações aqui presentes nos remetem a uma análise institucional, isto é, um olhar atento para a relação professor-aluno, para as relações de sociabilidades existentes e para a própria organização do trabalho pedagógico da escola.
Por fim, esperamos que os conhecimentos aqui publicados se materializem em debates e pesquisas que possibilitem a construção do conhecimento sobre a temática da violência nas escolas e possibilidades de enfrentamento deste problema. Encerramos com um convite à leitura.
Profa. Dra. Vivian da Silva Lobato
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1232-9
DOI: 10.24824/978854441232.9
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 84
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
VIVIAN DA SILVA LOBATO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professora de ensino superior da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: violência nas escolas, relações interpessoais, formação docente, prática pedagógica e memória coletiva. Pós-doutoranda da Fundação Carlos Chagas (FCC) - São Paulo.