Autores: Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira
A importância dos jogos e das brincadeiras na educação tem se fortalecido ao longo dos tempos. Principalmente nos momentos de crítica e reformulação de documentos que regem a educação, esses elementos lúdicos são lembrados como alternativas interessantes para a solução dos problemas da prática pedagógica e da educação tanto de crianças como de jovens e adultos, sempre direcionando a aquisição de um novo conhecimento. Esses avanços dependem, basicamente, das reestruturações políticas de cada país acerca da educação, considerando-se principalmente as políticas de valorização e formação dos professores, os investimentos feitos às escolas equipando-as com materiais didáticos, ampliação, reforma e adequação dos prédios escolares etc.
Os jogos e brincadeiras estão presentes em todas as fases da vida, acrescentado características indispensáveis para o relacionamento entre as pessoas e para o reconhecimento do meio em que vivemos. A infância se faz de experiências, e as melhores fases ficam registradas para toda a vida. Para as crianças, compartilhar essas experiências é muito vantajoso, pois geram importantes vínculos de amizade e conhecimento. A educação infantil é um espaço privilegiado para falar dessa temática; afinal, dentro do sistema de ensino, a educação infantil é um dos poucos lugares onde o lúdico ainda é visto como apropriado. Os jogos, os brinquedos e os materiais pedagógicos são vistos e aceitos sobre a ótica de sua possibilidade de interferir nas estruturas sociais e individuais do saber.
A visão do lúdico como elemento e recurso na construção do papel socioculturaldas crianças, incorporado ao ensino como um todo, justifica o estudo constante desta temática de suma relevância na educação escolar. Por isso esse livro é importante para o professor de trabalha com crianças.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1189-6
DOI: 10.24824/978854441189.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 96
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
WALDIR FERREIRA DE ABREU
Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio (2010), Mestre em Educação e Políticas Publicas pela Universidade Federal do Pará (2002), fez Especialização em Educação Especial ( 1998 ) e Especialização em Serviço Social na Gestão das Políticas Sociais( 1999 ) pela Universidade Federal do Pará, possui graduação em Pedagogia ( 1993 ) e Licenciatura em Educação Especial ( 1996 ) pela Universidade do Estado do Pará / UEPA. Estudou Teologia no Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese de Fortaleza / ICRE-FAFIFOR ( 1986 a 1989 ) e Filosofia na Universidade Federal do Pará/UFPA ( 1996 a 1999 ). Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará, membro do Comitê Científico e fundador da Revista Margens / ISSN - 1806-0560 /UFPA, membro colaborador da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: ISSN 2176-6681- INEP/MEC. Professor de Didática e Filosofia da Educação/UFPA, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF/UFPA/CNPq . Foi Diretor da Faculdade de Educação e Ciências Sociais/UFPA ( 2014-2015), Coordenador Pedagógico da Organisation Terre desHommes / SUISSE-BRASIL( 19970), Presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Abaetetuba-2006/2008, Vice- Coordenador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - NORDESTE I, Membro dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Pará ( CONSUN / CONSEPE / CONSAD), Coordenador do Campus Universitário do Baixo Tocantins / UFPA e Coordenador do Colegiado de Pedagogia do Campus Universitário do Baixo Tocantins / UFPA. Foi professor Adjunto II e pesquisador da Universidade da Amazônia/UNAMA e participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Qualidade de Vida e Meio Ambiente da Universidade da Amazônia.
DAMIÃO BEZERRA OLIVEIRA
Professor Adjunto de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Filosofia. Licenciado Pleno em Filosofia.Concluiu Especialização em Docência em Ensino Superior em 2002, Mestrado Acadêmico em Educação em 2007 e Doutorado em Educação em 2013. Publicou vários trabalhos em anais de eventos, em livros, capítulos de livros e em periódicos. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso de graduação e monografias de especialização nas áreas de Filosofia e Educação. Vem, desde 1996, coordenando e/ou participando de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atuando na Gestão Acadêmica como Coordenador e Vice-coordenador de Colegiado, Coordenador de curso de especialização, Vice-diretor de Faculdade e Coordenador de Linha de Pesquisa em Programa de Pós-graduação. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa do CUBT/UFPA , da Revista Margens ( ISSN 1806-0560) e da Revista Maré (ISSN 2237-9509). É o líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Noesis - Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação, 2º Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Ética e Educação (GEPEFEE). Faz parte do Corpo Docente do Mestrado em Educação e Cultura - PPGEDUC/ Campus de Cametá/UFPA e do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA . Atua na investigação nas áreas de Fundamentos da Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, Ensino da Filosofia, Epistemologia da Educação, e Currículo e Formação.