Autores: Aline Silva De Bona
O livro apresenta a pesquisa de Pós-Doutorado realizada pela autora, em 2013, na Universidade de São Paulo, no Departamento de Psicologia. Tal pesquisa é um estudo na forma de uma pesquisa-ação que estudou as práticas docentes que exploram atividades de investigação nas aulas de Matemática, articulando teoria e prática como um cenário focal. A situação atual da Educação Matemática na Escola Básica exige esse tipo de pesquisa que possibilita a mobilização dos estudantes em aprender a aprender Matemática, explorando de diversas formas as práticas investigativas, sob um olhar de como os estudantes “aprendem” de acordo com sua idade e amadurecimento. O objetivo da pesquisa era de analisar e compreender o processo de construção dos conceitos de Matemática dos estudantes na aula alicerçada em atividades investigativas propostas pelo professor, sendo esses conceitos construídos pelas inúmeras representações que os estudantes apresentam em cada etapa da resolução da atividade, seja individual ou em grupo. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e colaborativa, os dados analisados são: a observação das aulas investigativas dos docentes da Escola Básica; as atividades de um docente que adota uma prática investigativa; as resoluções das atividades em coletivo e por seis estudantes do 6° ano de Ensino Fundamental, de duas turmas de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre, em 2013, à luz da Teoria do Piaget quanto à Equilibração e à Abstração Reflexionante. Um dos resultados da pesquisa é a possibilidade de compreensão plena de como os estudantes constroem o conceito de Múltiplos e Divisores de um Número Natural através de três categorias – interpretação, resolução e argumentação, articulando os elementos do cenário investigativo com o Método Clínico de Piaget.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1261-9
DOI: 10.24824/978854441261.9
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALINE SILVA DE BONA
Pós-Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela USP em 2013. Doutora em Informática na Educação pela UFRS em 2012. Mestre em Ensino de Matemática pela UFRS em 2010. Licenciada em Matemática pela UFRGS em 1999. Professora de Matemática da rede pública a mais de 15 anos, da Escola Básica ao Ensino Superior. Apaixonada pela profissão de professora e estudiosa de meios e formas de como mobilizar e compreender o processo de aprendizagem dos estudantes quanto a construção dos conceitos de Matemática, desde as suas noções até a sua formalização, generalização e provas. Atualmente Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório.