Capa do livro: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:<br> possibilidade da interdisciplinaridade em ambientes colaborativos

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:
possibilidade da interdisciplinaridade em ambientes colaborativos

Autores: Juliana Basso Ansiliero - Ortenila Sopelsa (Orgs.)

Os desafios das práticas pedagógicas nos processos do ensino e da aprendizagem no contexto educacional atual impulsionam reflexões a respeito da fragmentação dos saberes e do enclausuramento disciplinar que necessitam da compreensão de rupturas epistemológicas vivenciadas nos últimos séculos, em especial, os paradigmas do reducionismo e da emergente complexidade do pensamento.
Apresenta-se assim, a necessidade de pensar a possibilidade interdisciplinar no Ensino Fundamental, em especial no primeiro ano, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento, ultrapassando a fronteira para além do domínio de códigos, de memorizar, do ato mecânico do ler e escrever. Todavia que o ensino e a aprendizagem estejam permeados por práticas pedagógicas e coletivas, articuladas em diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, com contextualização e sentido para o aluno.
Alfabetizar e letrar em uma aprendizagem efetiva requer formação docente reflexiva e continuada, permeada por relações intersubjetivas e interdisciplinares em que a colaboração e a solidariedade possibilitam a construção e reconstrução do conhecimento e do agir pedagógico.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1191-9
DOI: 10.24824/978854441191.9
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:<br> possibilidade da interdisciplinaridade em ambientes colaborativos

JULIANA BASSO ANSILIERO
Mestre em Educação (2015) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, linha de pesquisa Processo Educativo, grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, atuando especialmente nos seguintes temas: Letramento, Alfabetização, Interdisciplinaridade e trabalho com projetos. Pós- Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional (2006) pela Universidade Castelo Branco. Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Gestão da Educação Básica (2010) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Graduação em Pedagogia com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental e em Educação Infantil pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002). Atua como professora da Educação Básica, Educação Infantil e Séries Iniciais em escola pública municipal.

ORTENILA SOPELSA
Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba São Paulo (2002). Pesquisadora e líder do grupo de “Formação Docente e Práticas Educativas”, da Unoesc. Desenvolve pesquisas e cursos nas áreas: ensino-aprendizagem, formação docente, teoria e prática. Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em políticas de educação superior da região Sul – GEPPES SUL, cuja sede é na UNOESC campus de Joaçaba. Pesquisadora associada a rede ibero-americana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior – RIPPES – cuja sede é na UNOESC - Joaçaba, em parceria com Faculdade de Educação da UNICAMP.